.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Jesus Histórico? --Diac. José da Cruz

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI QUINTA FEIRA 19/06/2014
1ª Leitura Deuteronômio 8,2-3.14b-16ª
Salmo 147 1 a “Louva, ó Jerusalém, o Senhor”
2ª Leitura 1 Cor 10, 16-17
Evangelho João 6, 51-58


Claro que não temos na Hóstia Consagrada o Jesus Histórico, mas sua presença é real na Eucaristia, não é uma simples lembrança, um mero simbolismo, mas o Pão e o Vinho passam a ser acidente, pela transfiguração transformam no Corpo e Sangue do Senhor.
Certa ocasião, uma Senhora disse ao Sacerdote, "Sabe Padre, eu queria tanto ter a graça de constatar um milagre da Eucaristia, mas parece que Deus me acha indigna desse milagre"
O Sacerdote foi sábio em sua resposta "Quem precisa de um milagre assim, é porque falta-lhe a Fé, basta sabermos que o Senhor está ali na brancura da Hóstia e isso nos basta"
Comer a carne de alguém parece ser algo tão repugnante, todas as culturas rejeitam o canibalismo, beber o sangue de alguém vai nessa mesma linha, é algo repugnante...Mas
Na Eucaristia se torna presença real de um Deus que em Jesus se entrega, se rebaixa mais uma vez, tornando-se um pedaço de pão, para fazer parte da nossa vida, para ser uma extensão do nosso Ser e permitir-se também ser Ele uma extensão do nosso. Que maravilhoso mistério, Deus e homem unidos em uma só carne, Humano e Divino tão juntos que é impossível distinguir onde está um e onde está outro.
Eucaristia é a junção de duas coisas totalmente opostas, a riqueza e a Poderosa Graça de Deus, misturando-se as nossas misérias, ou nas palavras de João: é Deus armando a sua tenda, ao lado do nosso barraco, da nossa favela. É quase que a Encarnação de Jesus, acontecendo em nossa Vida, a encarnação do Germe Divino no Ventre de Maria, ecoando em nós na Comunhão Eucarística.
Precisamos nos dias de hoje ter um cuidado com o modo como vemos a Eucaristia, claro que devemos adorá-la no Ostensório, mas que não fique apenas nisso. Esse Jesus que adoramos e damos a público o testemunho da sua real presença na Festa de Corpus Christi, deve fazer parte da nossa vida, deve estar no mais íntimo de nós, deve ser o sentido maior da nossa existência. Senão, caímos na comparação da Dona Gertrudes, da nossa equipe de reflexão "Quem adora a Eucaristia, mas não comunga, é como a pessoa que vai na padaria, olha a vitrine os doces e bolos saborosíssimos, e depois vai embora com água na boca, sem experimentar nada daquelas guloseimas. Jesus, antes de ser adorado, quer ser comungado, o Ostensório mais explendoroso que Ele deseja estar sempre, é no coração humano dos que o aceitam e Nele crêem .....
E não se confunda a Eucaristia com um belo troféu para quem tem uma moral inabalável e pratica todas as virtudes. Nosso “Papa Francisco escreveu na sua primeira Encíclica “Evangelium Gaudio” que a Eucaristia é o alimento dos Fracos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário