.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

PEDRO E PAULO: OS PILARES QUE SUSTENTAM A NOSSA IGREJA! - Olívia Coutinho

PEDRO E PAULO: OS PILARES QUE SUSTENTAM A NOSSA IGREJA! - Olívia Coutinho
 
SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO.
 
Dia 29 de Junho de 2014
 
 Evangelho Mt 16,13-19
 
 Com muita alegria, celebramos hoje, a festa dos dois pilares que sustentam a nossa Igreja: São Pedro e São Paulo.
 Vindos de realidades diferentes, estes dois homens, Pedro, um simples pescador e Paulo, um Judeu culto de origem romana, deixaram-se conquistar por Jesus se entregando por inteiros a serviço do Reino de Deus, e assim como o próprio Jesus, deram a vida pela causa deste Reino!
Olhando a escolha de Pedro para conduzir a Igreja, podemos perceber que Jesus fundou a sua Igreja sobre a fragilidade humana, sobre a responsabilidade de um homem como nós, sujeito a falhas!
Jesus não edificou a sua igreja sobre homens considerados grandes aos olhos do mundo, mas sobre Pedro, um homem de origem simples, que representa os homens de toda história da Igreja: homens santos e pecadores!
O evangelho que nos é  apresentado nesta solenidade, vem nos despertar para a importância  de conhecermos bem Jesus, de nos tornar  íntimos Dele. 
O texto nos diz, que Jesus, no desejo de saber se os seus discípulos  já haviam entendido o seu messianismo, lança-lhe duas perguntas:“Quem dizem o povo que eu sou? Para esta pergunta, surgiram várias resposta, afinal, é fácil responder em nome do outro, não compromete! Já  quando esta mesma  pergunta é direcionada aos discípulos, vem o silencio, pois desta vez, ela  requer uma resposta pessoal, o  que exige  comprometimento. 

Pedro foi o único que respondeu, e respondeu com firmeza: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.” Esta  resposta,  agradou Jesus, pois Ele  sabia que esta afirmação de Pedro, era fruto da sua convivência com Ele. A partir de então, Jesus convoca Pedro, para uma missão desafiadora: ser a pedra, sobre a qual, Ele  construiria a sua Igreja. “... Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja...”

Este episódio chama a nossa atenção sobre a responsabilidade de quem afirma conhecer Jesus! Saber quem é Jesus, é muito mais do que saber que Ele é Deus, é estar disposto a assumir a missão que ele nos delega, mesmo que esta missão nos traga grandes riscos. Afirmar que conhecemos Jesus, implica em comprometimento com a sua causa, em dar continuidade a sua presença aqui na terra, no cuidado com o que é de Deus!
Antes de entregar a Pedro, a responsabilidade de conduzir a sua Igreja, Jesus não questiona o seu passado, não lhe faz nenhuma exigência, a não ser o seu comprometimento em transformar o seu amor por Ele, em cuidado com o que lhe é mais precioso: o povo de Deus!
Convocando Pedro, para a liderança da sua Igreja, Jesus demonstra a sua compreensão para com a fragilidade humana. Com esta convocação, Ele faz um passeio amoroso no coração de Pedro, um coração duramente castigado pelo remorso de tê-Lo negado por três vezes. E no seu  amor misericordioso, Jesus mostra a Ele, que o seu vacilo na fé, nunca o separou Dele!  Entregando a Pedro a responsabilidade de conduzir o seu rebanho, Jesus deixa claro que já o havia perdoado e que Ele conhecia a grandiosidade do seu coração, razão pela qual, Ele o escolhe como o Pastor das ovelhas do Pai!
A partir desta convocação de Pedro, a igreja missionária, fundamentada no amor a Jesus, conduzida pelo Espírito Santo, sobre a liderança de Pedro, dá o seu primeiro passo rumo a uma nova Jerusalém, tendo mais tarde, a grande colaboração de Paulo, a igreja  itinerante!
O amor a Jesus é o fundamento de toda comunidade cristã, portanto, numa comunidade cujo centro é Jesus, um líder não se destaca pela sua autoridade, e sim, pelo seu amor a Jesus transformado em serviço!
A missão da Igreja consiste em revelar aos homens, a vida nova que brota da ressurreição de Jesus! Sua grande riqueza está na abertura à todos os povos e culturas! A Igreja é unidade, é  a guardiã do amor, do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
 Pedro e Paulo são modelos de discípulos, missionários, com suas virtudes e fraquezas, mas sobre tudo, pelo seu amor e fidelidade a Cristo e a sua Igreja.
 
Nesta solenidade, unamos em oração pelo nosso Pastor, o represente legítimo de Jesus aqui na terra: o Papa Francisco.
 
São Pedro e São Paulo roguem a Deus por nós!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. Muito bem comentado, o Evangelho de hoje! Ajudou-me muito! Por isso amo tanto minha igreja!

    ResponderExcluir