.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de junho de 2014

Teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa- Claretianos

Quarta-feira, 18 de junho de 2014
11ª Semana Comum
Santos do Dia:Amando de Bordéus (bispo), Ciríaco e Paula (mártires de Málaga), Isabel de Schönau (virgem), Etério de Nicomédia (mártir), Fortunato de Chelles (eremita), Guido de Baume (abade), Leôncio de Trípoli, na Fenícia (mártir), Marina de Alexandria (virgem, mártir), Marcos e Marcelino (mártirizados na Via Ardeatina, em Roma), Osmana de Jouarre (virgem).
Primeira leitura: Coríntios 9,6-11
Deus ama quem dá com alegria. 
Salmo responsorial: Salmo 111(112),1-2.3-4.9 (R. 1a)
Feliz aquele que respeita o Senhor! 
Evangelho: Mateus 6,1-6.16-18
Teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa
O evangelho deste dia nos conecta com três práticas que tem muito fundamento em nossa religiosidade católica: o jejum, a esmola e a oração. Jesus adverte dos graves abusos em que podemos cair quando nossa religiosidade e espiritualidade se convertem em um jejuar, orar e dar esmola interesseiramente (obter prestígio, bom nome, estima social...). Cair nestas práticas é converter nossa religiosidade em uma mercadoria, em uma mera aparência e reduzir a fé a uma experiência vazia e mesquinha.
A relação íntima com Deus não admite negociar com o amor, a amizade, a justiça, a gratidão e a fé. Essa forma de negociação degradaria a vida e a dignidade do ser humano. Isaías mostra a indiferença de Deus ante as práticas espalhafatosas do jejum em seu tempo e anuncia o jejum que agrada a Javé, centrado na prática da justiça, da partilha e da solidariedade (Is 58,1-12).

Jesus, pois, seguindo a tradição profética, dá um novo sentido a essas práticas de relacionamento com Deus, revestindo-as de profundo respeito, humildade, simplicidade e autenticidade. Deus acolhe nossa oração e nossos atos de solidariedade na simplicidade e discrição, sem necessidade de maltratar nosso corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário