.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Mudança concreta de vida-Helena Serpa

15 de julho-Terça-Evangelho - Mt 11,20-24

Isaías 7, 1-9 – “A Palavra de Deus é o nosso refúgio” 

Quem vive em conformidade com os preceitos do Senhor não pode temer as investidas dos homens nem as chantagens que o mundo faz. Pelo contrário, deve permanecer firme e esperar o cumprimento das promessas de Deus. Assim como aconteceu com, Ozias, Rei de Judá, também as notícias funestas e as previsões catastróficas que os homens fazem nos levam a tremer. Diante de simples ameaças e de prognósticos negativos nos angustiamos e perdemos a serenidade dando vazão a sentimentos de desânimo e desesperança. Outras vezes queremos fugir do infortúnio e do sofrimento agindo por conta própria sem nem mesmo pensar no que Deus poderá fazer para nos livrar. A Palavra de Deus deve ser o refúgio para as nossas apreensões, em todas as circunstâncias, no entanto, temos receio dos homens, mas não tememos a Deus e ficamos inertes diante da Sua Palavra que nos exorta à conversão e à mudança de vida. O Senhor nos diz hoje diante das notícias que nos assombram: “este plano fracassará, nada disso se realizará!” Não obstante, o mesmo Deus que assim fala, também nos alerta por meio do profeta : “se não confiardes, não podereis manter-vos firmes”. Com efeito, a fé em Deus e nas Suas promessas é imprescindível para que nos mantenhamos firmes e de pé diante das ameaças do inimigo. Se estivermos fundamentados e fiéis à Palavra do Senhor nunca poderemos nos assustar com “os pedaços de tição fumegantes” que existem no mundo para nos perturbar e nos tirar a paz de espírito. - Você tem medo quando ouve os prognósticos dos homens que falam de tufão, de tsunamis, de terremotos, de fim de mundo em 2012? – Qual é a sua atitude? – Essas notícias servem para que você queira mudar de vida, de procedimento, ou o (a) assustam para que você queira mudar do lugar onde você mora? – O que poderá fazer você diante de notícias funestas e ameaçadoras? 

Salmo 47 – “O Senhor estabelece sua cidade para sempre” 

Monte Sião é o nosso coração! Estejamos certos de que o nosso coração é a mansão do grande rei e que o Senhor já estabeleceu a sua morada no meio de nós, portanto Ele está muito perto e podem todos os reis da terra se ajuntar contra nós, o Senhor é o nosso refúgio poderoso. Tenhamos confiança no Senhor nosso Deus e caminhemos seguros, pois em nós Ele estabeleceu Sua morada para sempre.

Evangelho – Mateus 11, 20-24 – “mudança concreta de vida” 

Jesus se reporta aos fatos bíblicos para abrir os nossos olhos a fim de que tenhamos consciência de que a nossa responsabilidade diante dos acontecimentos da nossa vida é pessoal e intransferível. Assim, Ele nos esclarece que todos nós que temos acesso à Sua Palavra e temos conhecimento dos Seus ensinamentos, com certeza, seremos tratados com mais dureza do que aqueles (as) que ainda vivem na ignorância, porque não conhecem a riqueza dos Seus preceitos. A cada momento, somos exortados e admoestados pela Palavra de Deus que tem o objetivo de nos levar à conversão, a uma mudança concreta de vida e de atitude gerando transformação interior. Portanto, Corazim, Betsaida e Cafarnaum, somos também nós, hoje, que recebemos os favores de Deus, usufruímos de bênçãos gratuitas e nos acomodamos na mesma vida de sempre sem mudança nem transformações. Apesar de refletirmos e meditarmos sobre as mensagens do Evangelho, somos como aquelas cidades onde Jesus operou milagres e prodígios e, nem por isso quiseram acreditar que Ele fosse o Filho de Deus feito homem. Continuavam com as mesmas práticas e não se arrependiam dos seus pecados. Às vezes, nós julgamos as pessoas que vivem no mundo e praticam absurdos e não consideramos que, se elas tivessem tido a mesma oportunidade que nós, talvez pudessem arrepender-se e, quem sabe, alcançar no reino de Deus um lugar melhor que o nosso. Por isso, hoje, Jesus nos chama a abrir olhos e ouvidos a fim de apreendermos os Seus ensinamentos. O Senhor continua nos avisando e admoestando, porém não acreditarmos. Por outro lado, às vezes temos mais fé nas pessoas que nos ensinam como viver no mundo, levando vantagem e usufruindo dos bens e não escutamos os conselhos de Jesus que veio ao mundo para nos garantir não somente bens e posses, mas, a vida interminável. A Ele, sim, devemos dar crédito, porque as Suas Palavras são palavras de vida eterna. Você tem dado crédito à Palavra que reflete? - A que espécie de vida a Palavra de Deus o (a) tem guiado? – Você identifica milagres na sua vida? – Como você tem demonstrado gratidão a Deus?

Helena Serpa

4 comentários: