.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Não tenhais medo daqueles que matam o corpo.-Claretianos

Sábado, 12 de julho de 2014
14ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Abúndio (presbítero, mártir de Analelos, Espanha, 854), Ansbaldo de Prüm (abade), Arduíno de Fontenelle (monge, 811), Epifânia (mártir da Sicília, s. II), Fortunato (diácono, mártir), Hermágoras de Aquiléia (bispo, mártir, discípulo de São Marcos evangelista, s. I), João Gualberto (abade, 1073), João Jones e João Wall (presbíteros franciscanos, mártires), João, o Íbero (abade), Leão I (segundo abade de Cava), Lúcio de Cavargna (mártir), Marciana de Toledo (virgem, mártir, sec. II), Menulfo de Quimper (bispo), Nabor e Filipe (mártires de Milão, 304), Paterniano de Bolonha (bispo, 470), Paulino de Antioquia e Companheiros (mártires), Paulino de Lucca (bispo e mártir, s. I), Próculo e Hilarião (mártires de Serpa, tio e sobrinho, 100), Próculo de Bolonha (bispo, mártir), Verônica (mulher piedosa recordada por seu gesto compassivo para com Jesus em seu caminho para o Calvário), Vivencíolo de Lião (bispo, s. VI).
Primeira leitura: Isaías 6,1-8
Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos. 
Salmo responsorial: 92, 1-2.5
Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor. 
Evangelho: Mateus 10, 24-33
Não tenhais medo daqueles que matam o corpo.
A radicalidade do seguimento de Jesus se manifesta na leitura do evangelho de hoje. Por uma parte, vislumbra-se uma sociedade hierarquizada, que se mantém em pé à base do medo e do temor, como pode acontecer em nossos dias. Por outra parte, Jesus assinala que basta ao discípulo ser como o seu mestre e ao servente como a seu senhor.
Não se trata de buscar ser mais que os outros, nem de esconder as ações que não favorecem a vida na comunidade, porque nada pode permanecer oculto; um dia chega o momento de vir à luz. A comunidade, a quem Mateus se dirige, se vive uma situação de temor e de medo.
Não obstante, Jesus a convida a não ter medo de quem mata o corpo, porém não pode matar o espírito. Pelo contrário, a mensagem de Jesus precisa ser proclamada na plena luz do dia, inclusive sobre telhados das casas. Estas imagens nos convidam a não desperdiçar as oportunidades que Deus coloca ao nosso alcance. E nos reconforta o fato de que Deus guia a história.

Confiemo-nos, pois, à sua proteção, não negando seu nome e seu projeto de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário