.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

...receberá cem vezes mais - Pe. Antonio Queiroz

30 de julho-Quarta-Evangelho - Mt 13,44-46

Quem deixar casa... por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais.
Neste Evangelho, Jesus, respondendo à pergunta de Pedro, nos fala da recompensa que Deus nos dá, se renunciamos alguma coisa por causa do Reino de Deus. Receberemos cem vezes mais aqui na terra, e mais a vida eterna.
Ao falar da renúncia, Jesus coloca a mãe no singular. Mas ao falar do prêmio, ele a coloca no plural. Isto significa que a recompensa de Deus é exatamente aquilo que renunciamos, multiplicado por cem.
Especialmente os religiosos e missionários tem experiência dessa recompensa. Tudo o que eles renunciam por causa de Deus, ganham cem vezes mais.
O missionário ou a missionária, em qualquer lugar que vá, tem casa, mãe, pai, irmãos e todos os bens materiais de que necessita.
Entretanto, o prêmio é para todos os batizados. Olhando para trás, na nossa vida, todos percebemos que Deus sempre cuidou de nós. Na hora “h”, ele vem e nos socorre, por isso nunca nos falta nada.
Na parábola do tesouro (Mt 13,44-46), Jesus dá a mesma mensagem com outras palavras. O homem vendeu todo o que tinha para adquirir o tesouro, mas depois recuperou tudo, não só cem, mas mil vezes mais.
“Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei, para resgatar os que eram sujeitos à Lei, e todos recebermos a dignidade de filhos. E a prova de que sois filhos é que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: ‘Abbá, Pai!’ Portanto, já não és mais escravo, mas filho. E, se és filho, és também herdeiro; tudo isso, por graça de Deus” (Gl 4, 4-7).
Ao falar da herança, S. Paulo afirma que tudo o que é de Deus é nosso. O mundo todo é de Deus, portanto o mundo todo é nosso.
Quando Jesus nos manda olhar as aves do céu e os lírios do campo, que são cuidados com carinho por Deus, ele está dando a mesma mensagem deste Evangelho. Se Deus cuida até dos passarinhos e da erva, quanto mais de nós, que somos seus filho e herdeiros!
“Quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições – e, no mundo futuro, a vida eterna.”
O acréscimo “com perseguições” nos lembra toda mensagem da cruz, que Jesus carregou e que ganhamos dele como herança. É uma herança dura, que nem Deus queria, mas que nos vem do mundo pecador e corrompido em que vivemos. Entretanto, até nessas horas, Deus nos socorre e protege.
Havia um sitiante que tinha em seu quintal um bambual, no qual havia um bambu muito bonito e alto. Ele era imponente, e seu dono o apreciava muito.
Um dia, o sitiante chegou para o bambu e disse: “Meu querido bambu, eu preciso de você”. O bambu respondeu: “Ó, pois não!” E até se inclinou com o vento, em sinal de disponibilidade.
O dono continuou dizendo: “Mas, para o que eu preciso, devo podar você, cortas as suas folhas, os seus galhos”.
Nesta hora, o bambu ficou pensativo... mas recuperou as forças e disse: “Sim. Pode fazer de mim o que o senhor quiser”.
O dono continuou: “Querido bambu, além de podar, devo rachá-lo no meio!”
Nesta hora, os outros bambus até pararam de balançar. Os passarinhos se calaram. O maravilhoso bambu inclinou-se mais que pôde e disse: “Senhor, corte-me, divida-me, tome-me por inteiro. Sou todo do senhor”.
O sitiante o cortou e fez dele duas enormes bicas. Emendou-as e levou água para a sua horta.
As verduras deram boas vindas ao bambu rachado e começaram a crescer e ficar verdes. Tudo ficou verde e a família do sitiante se alegrou ao colher as verduras e legumes.
A nossa doação não nos impede de ser felizes e de ganhar cem vezes mais. Quanta gente recusa a auto-doação ao próximo, e por isso não encontra a felicidade!
Maria Santíssima, desde criança havia renunciado até ao casamento por causa de Deus. Mas a principal renúncia que ela fez foi de sua própria vontade; por isso se casou. Que ela nos ajude a renunciar tudo o que Deus quer que renunciemos.
Quem deixar casa... por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário