.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Da descendência de Davi!-Helena Serpa

8 de Setembro de 2014 -Segunda - Evangelho - Mt 1,1-16.18-23

Miquéias 5, 1-4 – “ Maria é comparável a uma cidade simples ”

O profeta Miquéias exalta a pequenina Belém, cidade, simples, humilde como Maria a mulher escolhida e preparada por Deus para ser Mãe do Salvador. O nascimento de Maria é a aurora de nossa salvação. Com o seu nascimento é anunciada ao mundo a boa nova: a mãe do Salvador já está entre nós! Assim como Belém, pequena cidade de Éfrata foi escolhida entre os mil povoados de Judá, Maria foi também a virgem eleita para trazer ao mundo Aquele que daria vida nova à humanidade pecadora e, por isso, afastada do amor de Deus Pai. Com frequência as coisas importantes para Deus passam despercebidas aos olhos dos homens. Nós, homens, gostamos de aplaudir coisas grandiosas e nos impressionamos com tudo que é muito complexo e majestoso, no entanto, para Deus a grandeza não está na proporção dos aplausos que o mundo oferece, mas na serenidade e na simplicidade de quem aceita o Seu chamado e cumpre a Sua vontade. Assim, portanto, a Virgem Maria é para nós o modelo perfeito da serva fiel que em tudo fez a vontade de Deus Pai. Na sua simplicidade e obediência ela contribuiu com o Plano salvífico do Pai, por meio do Seu Filho Jesus. Por isso, hoje, devemos nos alegrar com a festividade do Seu nascimento e agradecer a Deus por tê-la escolhido para ser Mãe do Salvador e também nossa Mãe. - Qual é o exemplo que você toma para si da escolha que Deus fez de Maria para ser a Mãe do Salvador? - Na sua mentalidade como você percebe as pessoas simples, que não são extraordinárias aos olhos do mundo?
Salmo 70 , 5-6 e 12, 6ª - “Exulto de alegria no Senhor”
A liturgia de hoje nos traz partes dos salmos 70 e 12 que nos falam do apoio que recebemos do Senhor desde o dia em que nascemos. E porque confiamos neste auxílio o nosso coração se rejubila! Entronize estes versículos no seu coração e faça com eles uma oração ao Pai que fez nascer Maria, fez nascer Jesus e que fez você nascer.

Evangelho – Mateus (1,1-16.18-23 08 18-23 ) 1, 18-24 – “Da descendência de Davi!”

Através deste Evangelho podemos meditar sobre a nossa existência humana que, como Jesus também tem uma origem e uma história. Na medida em que tomamos conhecimento da Bíblia nós podemos comprovar que em todas as gerações há pessoas boas e pessoas más, há homens e mulheres santos, assim como também há aqueles que não procederam bem. Jesus, como homem, não veio diferentemente de nós outros. Cada um de nós escreve a sua própria história e, se, como Maria e José estivermos ajustados ao Plano do Pai, contribuiremos para o soerguimento da humanidade. Já sabemos que justo é aquele que se ajusta ao Plano de Deus, por isso José é o maior exemplo do homem justo. Por meio dele se cumpriu a promessa que Deus fizera a Davi. Assim ele foi chamado para ser o pai adotivo de Jesus. Como pessoa humana São José também teve dúvidas e questionou a maternidade de Maria, porém ao receber a mensagem do anjo ele atendeu as ordens do Pai e, mesmo sem as evidências que costumamos exigir, confiou e obedeceu. Contrariando os seus planos pessoais e mudando o rumo de sua vida, São José contribuiu com o Pai no Seu Projeto savífico acatando as ordens do anjo, mensageiro de Deus. “Não tenhas medo”, disse-lhe o anjo e ele confiou plenamente em tudo o que lhe foi revelado. As ordens de Deus também nos chegam através das pessoas que nos orientam, da Palavra que nos instrui, dos pensamentos, das moções e até dos sonhos. Tudo nos fala de Deus, portanto, precisamos com muita atenção, sondar os pensamentos que o Espírito Santo nos revela a fim pôr em prática a vontade do Pai para a nossa vida, e assim, nos tornarmos justos, (as), como São José. - Será que têm acontecido na sua vida situações como esta? Para você é difícil ajustar-se a mudanças de plano? - Você acha que o sacrifício de José valeu à pena? Tem valido a pena para você abdicar de algum projeto seu em favor de fazer a vontade de Deus. –O que você tem feito para perceber os sinais que Deus tenta lhe dar através das pessoas e dos acontecimentos?

Helena Serpa

Um comentário: