.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

“É PERDOANDO QUE SEREMOS PERDOADOS!” – Olívia Coutinho

Dia 14 de Agosto de 2013
Evangelho– Mt 18,21-19,1
A falta de perdão fecha o nosso coração à graça de Deus, nos  impede de participarmos  do banquete da vida!  Enquanto que a alegria do perdão é infinita, tanto para quem dá o perdão, quanto para quem o recebe!  
Quantos de nós fazemos questão de dizer que somos cristãos, seguidores de Jesus, quando na prática, agimos de forma contrária a Dele! Rezamos o Pai Nosso, pedindo perdão a Deus  pelas nossas faltas, mas não cumprimos o que prometemos a Ele nesta oração, ou seja, não perdoamos o irmão que nos ofendeu!   
O evangelho de hoje, chama a nossa atenção, sobre a importância  de exercitamos o perdão!  “Pedro, aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”. E em seguida, Jesus conta a parábola do servo cruel, que mesmo sendo perdoado pelo  rei, não perdoou ao seu devedor e por isto ele foi duramente castigado pelo rei. Concluindo esta parábola, Jesus faz uma advertência a todos nós: “É assim que meu Pai fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.
Somos propensos a enxergar as ofensas bem maiores do que elas são, por isto fica mais difícil perdoar. O perdão é uma questão de decisão e de humildade, o nosso primeiro passo, é reconciliar com nós mesmos, reconhecendo que não somos perfeitos, que   somos sujeitos a falhas e que também cometemos injustiças com o outro! É a partir desta consciência,  que damos uma abertura para Deus entrar no nosso  coração e quebrar a muralha que nos separa do irmão!  É reconhecendo as nossas imperfeições que enxergamos as  ofensas em menor grau. 
Muitas vezes, nós queremos receber o perdão de Deus, mas não queremos perdoar o outro! Como podemos rezar o Pai nosso, se não perdoamos o nosso irmão?
É muito comum, sermos ofendidos, ou ofendermos o outro impensadamente, o que não significa uma falta de amor. Geralmente, somos ofendidos, ou ofendemos as pessoas do nosso convívio, por tanto, não vale a pena guardar ressentimentos de pessoas com as quais conviemos. 
É importante também, conscientizamos, de que nós não somos  modelos de perfeição, de que não somos infalíveis! Todos nós temos qualidade e defeitos, por isto  merecemos uma nova chance, uma chance que deve partir de nós mesmos: no pedir e no dar o perdão!
O pecado, isto é, a falta de perdão,  rompe o nosso relacionamento com Deus, mas Jesus, na sua infinita bondade, nos ensina o caminho de volta ao coração do Pai:  basta segui-Lo!
 Assim como Jesus acolhe o pecador arrependido e esquece todo o seu passado, nós também devemos fazer o mesmo, perdoar e acolher quem nos ofendeu, perdoar quantas vezes for necessário, ou seja, perdoar sem limites! 
Jesus nos deixou um grande exemplo de Perdão, quando pregado na cruz, Ele pronunciou estas palavras:“Pai perdoa-lhes! Eles não sabem o que estão fazendo”! Lc 23,34. 
Quando sentirmos dificuldades em perdoar alguém, lembremo-nos deste grande exemplo de Jesus!
Quem vê o irmão com o olhar de Jesus, vive a alegria do  perdão!
        É perdoando o nosso irmão, que seremos perdoados pelo Pai!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

 Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

2 comentários:

  1. sou uma leitura diária do blog de vcs.parabéns pelo blog. quero saber se posso divulgar as mensagens de vcs no facebook?

    ResponderExcluir