.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A oração é um perfume valioso-Helena Serpa

18 de setembro - Quinta - Evangelho - Lc 7,36-50
1 Coríntios 15, 1-11 – “ restaurado pela graça de Deus”

Paulo, que antes era um perseguidor da Igreja de Jesus Cristo, agora dá o testemunho da graça de Deus na sua vida e de como tem trabalhado para que ela permaneça consigo. Depois de seu encontro com Cristo no caminho de Damasco ele se tornou apóstolo do Evangelho entregando a Jesus a sua vida e a sua pregação. Assim sendo, ele dá a cada um de nós prova de que Deus tem poder para mudar a nossa sorte desde que reconheçamos a sua ação em nós e no meio de nós. O Batismo nos insere no mistério de Cristo, porém só a experiência com Jesus nos faz sermos participantes conscientes deste mesmo mistério. Pela ação do Espírito Santo em nós, podemos ter uma vida restaurada nos transformando em pessoas dignas mesmo que tenhamos um passado duvidoso e até traído a Deus. A graça de Deus nos sustenta, por isso não podemos nos subestimar achando que, porque erramos e transgredimos as leis, seremos fatalmente condenados (as) aos juízos eternos. “É pela graça de Deus que eu sou o que sou” nos diz São Paulo. Se também tivermos consciência disso, poderemos a cada dia que passa nos firmarmos no caminho da santidade, apesar do nosso ser pecador e de já termos, também, por algum motivo perseguido a Igreja de Deus. Por esse motivo, precisamos a cada dia nos convencer de que a misericórdia de Deus nos acompanha e faz de nós, novas criaturas. – Você também teve a sua vida restaurada pela graça de Deus? – Você dá testemunho disso? – Alguma coisa ainda pesa na sua consciência? – Você já teve uma experiência forte com Jesus?

Salmo 117 – “Daí graças ao Senhor porque ele é bom!”

A misericórdia do Senhor é eterna, isto é, abrange toda a nossa existência. Mesmo que sejamos os maiores pecadores somos dignos de compaixão porque foi a Mão direita do Senhor que nos fez e é Ela quem nos levanta. Não precisamos morrer nos nossos pecados, a vida de Cristo está em nós, pelo contrário devemos viver para cantar as grandes obras do Senhor!

Evangelho – Lucas 7, 36-50 – “a oração é um perfume valioso”

O episódio da “pecadora perdoada” Jesus nos ensina que o amor demonstrado por nós é o maior motivo para que sejamos absolvidos (as) das nossas transgressões. Jesus nunca deixou passar as oportunidades para acolher os pecadores e ministrar o perdão dos pecados. Por isso os gestos daquela mulher a quem todos apontavam como sendo uma pecadora tocaram tão profundamente o coração de Jesus. Assim, Ele percebeu nela um verdadeiro arrependimento e observou a coragem como que ela enfrentou os “fariseus” a fim de estar aos Seus pés banhando lhes com suas lágrimas e ungindo-os com um perfume valioso. Para aquela mulher nada importava mais do que receber o perdão de Jesus e demonstrar a Ele o seu grande amor. Podemos então, verificar que o perdão de Deus está condicionado ao nosso coração contrito e cheio de bons propósitos. O perfume valioso poderá ser a nossa oração nos momentos em que, também, nos deixamos estar aos pés de Nosso Senhor. Demonstramos muito amor e confiança quando dobramos os joelhos diante Dele e com as nossas lágrimas de arrependimento sincero e com a nossa oração penitente beijamos os Seus pés. Beijar os pés de Jesus é adorá-Lo na Santa Eucaristia, é acolher a Sua Palavra no coração e também, servi-Lo na pessoa dos nossos irmãos e irmãs. Portanto, temos também muitas oportunidades para, como a mulher da história, comprovar o nosso amor por Jesus colocando diante dele o nosso coração arrependido e cheio de boas intenções. – O que você “tem feito” para ser perdoado (a) dos seus pecados? – Você tem demonstrado amor nas ações do seu dia a dia? – Como está a sua vida de oração? – Você tem estado aos pés de Jesus, arrependido (a)? 

Helena Serpa, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário