.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 14 de setembro de 2014

“AO VÊ-LA, O SENHOR SENTIU COMPAIXÃO PARA COM ELA...” - Olívia Coutinho


Dia 16 de Setembro de 2014 
 
Evangelho Lc 7,11-17  
 
Por onde  passamos, é comum deparamos com pessoas tristes, sem esperanças, pessoas carregando pesadas cruzes, necessitadas  do nosso auxílio para  se reerguerem.  E  nós,  nem sempre enxergamos estas pessoas por estarmos focados nos nossos interesses pessoais. Só depois de conhecer os ensinamentos de Jesus, é que vamos mudando esta  nossa postura diante dos que sofrem. Os ensinamentos de Jesus, vão  infiltrando lentamente em nós, despertando-nos  para a importância da solidariedade entre irmãos!
 É o amor a Jesus, que nos transforma, que nos faz passar de indiferentes,  a atentos a necessidade  do outro! O amor à Jesus,  nos move, nos torna sensíveis,  nos aproxima do irmão que sofre!
O  evangelho de hoje, nos mostra a sensibilidade de Jesus diante de uma viúva que levava seu único filho para ser sepultado. Naquela época, a mulher era totalmente dependente do marido, quando  viúva, ficava a mercê do filho mais velho, pois quem herdava os bens deixados pelo marido, era o primeiro filho homem, e não a esposa, este filho, era quem ficava encarregado de prover o  sustento da mãe.
Conhecedor de toda esta situação, Jesus demonstra uma grande compaixão para com àquela viúva, pois Ele sabia, que além da dor de perder o único filho, aquela mulher,  teria  pela frente sérias dificuldades quanto a sua sobrevivência.
Fica claro para nós, que a grande preocupação de Jesus, não era com a morte daquele jovem em si, afinal, para Jesus, a morte física não é o fim, a sua preocupação era com a situação daquela viúva, dali por diante.
Jesus devolve a vida àquele jovem, para que ele pudesse cuidar de sua mãe!
O relato  nos desperta sobre a importância de termos um olhar sensível, um olhar semelhante  ao olhar de Jesus  que  percebe a necessidade do outro.
Em sua trajetória terrena, Jesus teve um cuidado todo especial para com os pequenos, principalmente para com os órfãos e as viúvas, que eram e ainda continuam sendo discriminados por uma sociedade capitalista que só visa lucro, que descarta aquele que não produz.
O  texto de hoje, chama a nossa atenção para a importância de sermos solidários com as pessoas que sofrem.  Como filhos do mesmo Pai, temos a responsabilidade de cuidar do outro, de ser apoio nos momentos difíceis, como nas perdas de entes queridos.  Tão importante quanto a nossa presença no sepultamento daquele que se vai, é cuidar daqueles que ficam, principalmente quando este que fica, é órfão, ou viúva.
   O que  deve chamar mais a nossa atenção neste episódio, não é  o milagre em si, e sim, o que moveu Jesus a realizar o milagre, que foi a sua sensibilidade diante daquele que sofre. Devolvendo a vida ao filho daquela viúva, Jesus devolve a ela a sua dignidade, o seu sustento, poupando-a de ser mais uma vítima dos fariseus, acostumados a explorar as viúvas apoderando de tudo que de direito lhe pertencia.
Assim como Jesus compadeceu da viúva de Naim, ele compadece de todos, que hoje  se sentem cansados, aflitos, marginalizadas...
Jesus  assume a  dor de cada um de nós, ajudando-nos a carregar as  nossas cruzes.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário