.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 7 de setembro de 2014

O que nela foi gerado vem do Espírito Santo - Claretianos

Segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Natividade de Nossa Senhora (Festa)
Outros Santos do Dia: Adélia de Messines (viúva, monja), Adriano e Natália (mártires), Amon, Teófilo, Neotério e Companheiros (mártires), Corbiniano de Freising (bispo), Disibodo de Bingen (monge, bispo), Eusébio, Nestabo, Zeno e Nestor (mártires), Nestor de Gaza (mártir), Sérgio I (papa), Timóteo e Fausto (mártires de Antioquia, na Síria).
Primeira leitura: Miquéias 5, 1-4a.
Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz.
Salmo responsorial: 70,6;12,6.
Exulto de alegria no Senhor.
Evangelho: Mateus 1, 1-16,18-23.
O que nela foi gerado vem do Espírito Santo.
A genealogia apresentada por Mateus no início do seu evangelho, quer ser um resumo da história da Salvação, na qual são ressaltados alguns momentos significativos da história do povo de Israel. Seus protagonistas lembram que apesar das luzes e das sombras em suas histórias pessoais, Deus se valeu deles para construir uma proposta alternativa para o povo.
Essa genealogia destaca a figura de cinco mulheres (Tamar, Raab, Rut, a mulher de Urias – Betsabé – e Maria), cada uma delas contribuindo, com sua vida, também com suas sombras e luzes, para a consolidação e o futuro do Reino de Deus. Maria é o último elo da cadeia de união entre o Antigo e o Novo Testamento, é a mulher que coloca sua vida para que se realize, sem contratempos, os planos de Deus para a humanidade.
Esta figura mariana está protagonizada por José que por sua justiça e sua obediência ao Espírito, decide acompanhar e apoiar Maria em uma maternidade que permite o cumprimento do anunciado pelos profetas. A profecia confirma que Deus, através de Jesus, quer ser um Deus que caminha de mão dada com seu povo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário