.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ouvir com o coração-Helena Serpa

20 de Setembro - Sábado - Evangelho - Lc 8,4-15

1 Coríntios 15,35-37.42-49 – “ o primeiro homem veio da terra, o segundo veio do céu”

O primeiro Adão “foi um ser vivo”, o segundo Adão, Jesus Cristo, é um espírito vivificante. “Portanto como foi o homem terrestre assim também são as pessoas terrestres; e como é o homem celeste, assim também são as pessoas celestes”. Porém, Jesus veio ao mundo dar dignidade à nossa condição humana e provou isto sendo um homem perfeito e sem pecados. Partindo da nossa natureza humana que é pó, nós podemos crescer e atingir a estatura de homem e de mulher submissos a Jesus Cristo, imitando-o e vivendo uma vida digna. Quando imitamos a Jesus Cristo nós nos assemelhamos a Ele e, mesmo que sejamos pessoas pecadoras, conforme a nossa proximidade com a Sua Palavra, nós seremos capazes de superar as nossas fraquezas. Assim, São Paulo explica a ressurreição dos mortos comparando-nos a uma semente que é plantada na terra. Quando ela é semeada tem uma forma de grão e quando nasce tem o corpo de uma planta. Assim também será o nosso corpo: semeado na fraqueza e na corrupção, ele é ressuscitado um corpo espiritual imaculado, puro assim como aconteceu com Jesus Cristo. Enquanto aqui vivemos não podemos separar o nosso corpo material, isto é a nossa humanidade do nosso espírito, mas podemos caminhar para uma vida de ressurreição, desde já. – Como é que você é; um homem (mulher) terrestre ou celeste? – A sua alma está mais ligada às coisas da terra ou do céu? – Quem é o seu referencial: Adão ou Jesus Cristo?

Salmo 55 – “Na presença do Senhor andarei na luz da vida”

Aqui mesmo na terra nós andamos na presença do Senhor. Não precisamos esperar pelo momento da nossa morte. Ao contrário, como diz o salmo devemos cumprir os votos que fazemos a Deus aqui na terra ofertando sacrifício de louvor. Deus arranca da morte eterna aqueles que caminham na sua presença, na sua luz.

Evangelho – Lucas 8, 4-15 – “ ouvir com o coração ”

Jesus, nesta, nos apresenta quatro situações em que a Palavra foi anunciada, e qual o resultado do anúncio. Em todas quatro conjunturas as pessoas ouviam, mas somente deu fruto de perseverança aqueles que OUVIRAM com um coração bom e generoso. O terreno bom é aquele coração que se deixa tocar pelo Espírito Santo e dá liberdade para que Ele se manifeste vivamente. A semente é sempre uma só, a Palavra de Deus, porém não nos basta somente o estar presente e escutá-La com os nossos ouvidos. O mais importante é ter um coração largo, que não questiona e que acolhe a mensagem de Deus deixando-se conduzir pelo Seu Espírito. A situação do terreno, isto é, do coração faz toda a diferença no plantio, mas se não houver cultivo, a semente morre. O coração que não tem profundidade é superficial e não consegue alcançar a Palavra de Deus. O coração preocupado com os afazeres da vida, também é solo impróprio para alcançar os mistérios de Deus. Um coração preso a si mesmo e aos sofrimentos é chão inútil para que germine alguma coisa frutífera. Deus conhece todos os corações, e sabe o que é providencial para cada um de nós. Ele nos instrui e orienta por meio da Sua Palavra que sonda e perscruta o nosso íntimo e ilumina a nossa inteligência. Quando abrimos os ouvidos espirituais o nosso entendimento também se alarga e nós podemos, com toda a certeza, dar frutos que possam alimentar o mundo. – Como é o terreno do seu coração? – Você duvida da Palavra de Deus? – Você costuma discordar quando alguma mensagem vem de encontro aos seus interesses? - Como você tem acolhido a palavra de Deus. Como uma história ou como ensinamento para a vida? -Você também semeia? E quando o terreno não é bom, dá trabalho o que você faz, desiste ou insiste?

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário