.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Recolhem os peixes bons... Claretianos

Terça-feira, 30 de setembro de 2014
São Jerônimo, Presbítero e Doutor da Igreja (Memória).
Outros Santos do Dia: Antonino de Placência (mártir), Gregório, o Iluminador (apóstolo da Armênia), Honório de Cantuária (bispo), Leopardo de Roma (mártir), Sofia de Roma (viúva), Vitor e Urso (mártires de Soleure).
Primeira leitura: 2 Timóteo 3, 14-17.
Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas tem o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus.
Salmo responsorial: 
118, 9-14.
Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
Evangelho: Mateus 13, 47-52.
Recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
Jesus toma uma decisão irrevogável que mudará o curso de sua vida: posiciona-se frente a frente com a instituição judaica. Ele como os antigos profetas do povo de Israel, enfrenta a instituição judaica simbolizada no relato lido, com a cidade de Jerusalém, centro do poder político e religioso. Antes de sua entrada em Jerusalém, quer entrar na região da Samaria.
Os samaritanos rejeitam a Jesus. O fechamento de suas consciências, produto do fanatismo religioso e da lógica mesquinha de uma religião nacionalista, não lhes permite ver na pessoa de Jesus a novidade que vinha da parte de Deus. Jerusalém, por sua parte, o assassinará, irá tirá-lo do caminho e o apagará do mapa.
São duas lógicas, absurdas, que não deixam ver com claridade a chegada da liberdade e da graça que Jesus quer aproximar do povo de seu tempo. Precisamos estar atentos às práticas religiosas que não estão fundadas na liberdade e no processo de humanização. Precisamos estar vigilantes para não cair no fechamento, no fanatismo que nos torne inimigos dos demais e muitas vezes da violência e de absurdos sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário