.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Rins cingidos e lâmpadas acesas-Helena Serpa

21 de Outubro - Terça -  Evangelho - Lc 12,35-38

Efésios 2,12-22 – “ Pelo Espírito, somos morada de Deus”

Em Jesus, todos nós fomos chamados à santidade, não importando qual a nossa raça e a nossa origem. Nele, nós nos tornamos um só homem novo para viver a unidade do Espírito Santo, pois, Ele destruiu em si mesmo a inimizade que existia entre nós e Deus. Jesus veio anunciar a paz que é o vínculo que nos une ao Pai e a todos os irmãos, não somente a nós que somos seguidores do Seu Evangelho, mas também àqueles que ainda não O conhecem e nem praticam os Seus ensinamentos. Assim como o sol nasceu para todos, em Jesus, todos têm direito ao acesso junto de Deus Pai. Desse modo, já não somos mais estrangeiros nem migrantes aqui na terra, fomos integrados no edifício em que o próprio Jesus Cristo é a pedra principal. Somos da família de Deus, participantes de um só corpo, recebemos a mesma graça do Espírito Santo, por isso, integrados na construção da morada de Deus entre nós. Logo, não podemos ficar somente na esfera do racional, do que “entendemos” com a nossa cabeça. O Espírito Santo é quem nos move para que percebamos a obra que o Senhor se propõe a realizar em nós, que é de reconstrução dos nossos relacionamentos conosco, com os homens e com Ele mesmo. Com efeito, enquanto permanecermos aqui na terra, todos somos convidados a trabalhar para que, na construção do império de Deus, muitos e muitos e muitos que estão longe, venham participar do Seu reino. – Você já se considera da família dos santos que vivem no céu? – E daquele (a) irmão (ã), batizado (a) que você nem aprecia muito? – As suas atitudes demonstram que você vive a unidade do Espírito Santo aqui na terra? - As pessoas comuns do mundo, isto é, as que não vivem o conhecimento de Deus notam alguma diferença no seu comportamento? – Você ainda se considera um estrangeiro (a) no meio dos santos?

Salmo 84 “O Senhor anunciará a paz para o seu povo” 

O salmista anuncia aos quatro cantos do mundo que a paz habita em quem abraça a Salvação do nosso Deus. A grande colheita que Deus espera de nós é a justiça e a paz. Quando a verdade e o amor se encontram, a justiça e a paz se abraçam. Não será difícil para nós vermos a glória do Senhor habitando a nossa terra se estivermos atentos (as) em ouvir o que o Senhor nos fala.

Evangelho Lucas 12, 35-38 – “rins cingidos e lâmpadas acesas”

Aqui na terra somos passageiros em busca da pátria definitiva, por isso, podemos perfeitamente nos colocar dentro da perspectiva desta parábola: “Rins cingidos e lâmpadas acesas”! Isto significa o estado de alerta e de prontidão no qual devemos permanecer enquanto aqui vivermos. Estamos na terra, no entanto, precisamos manter os nossos olhos voltados para o alto, à espera Daquele que há de vir, nosso Senhor Jesus Cristo. No entanto, precisamos ter em mente que esse estado de alerta e de prontidão a que somos chamados a viver está condicionado à qualidade dos nossos pensamentos, palavras e ações. O Evangelho nos diz que, “felizes serão os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar”. Com efeito, temos de entender que, mesmo estando firmes na oração tendo o pensamento permanentemente ligado a Jesus, à espera da Sua vinda, o que irá nos manter “acordados” será a nossa vivência de acordo com os critérios do Evangelho. Logo, ter os rins cingidos e as lâmpadas acesas significa viver segundo a vontade de Deus seguindo os Seus mandamentos. O mandamento de Deus é o amor e na medida em que exercitamos atos concretos de amor o nosso espírito se mantém aceso para esperar o Senhor que volta de uma festa de casamento. A festa de casamento são as Bodas do Cordeiro que se realiza no céu e para a qual todos são convidados. Um dia, Jesus virá nos levar definitivamente para participar desse Banquete e seremos felizes, pois seremos servidos pelo próprio Deus. Não obstante, espiritualmente Jesus está chegando à nossa vida a todo o momento e, por isso, não podemos relaxar na nossa vigilância. Aqui mesmo na terra já podemos nos sentar à mesa com Jesus, quando participamos da Eucaristia, da reflexão da Palavra que é o verdadeiro maná da nossa alma. Seremos felizes se nos mantivermos acordados a fim de recebermos a cada instante as graças que nos são destinadas. Abrir a porta é dar espaço no nosso coração para que Cristo reine e realize em nós uma obra nova. A qualquer hora da nossa vida e em qualquer idade, Jesus poderá bater à nossa porta e nos convidar para cear com Ele no Banquete da vida eterna – Você agora entendeu o que seja estar com os rins cingidos e as lâmpadas acesas? – Como você tem se mantido: em estado de alerta, ou seja, em estado de graça ou relaxado (a) como cristão. – Você tem vivido segundo o mandamento de Deus? - Você já te experimentado desde já a comunhão com Deus pelos sacramentos e a oração?- Você se sente feliz por isso? - Você tem medo de ser chamado por Jesus?

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário