.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Tu és o Cristo de Deus-Claretianos

Sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Santos Cosme e Damião, Mártires (Memória facultativa).
Santos do Dia: Amâncio de Titerno (presbítero), Calistrato e quarenta e nove soldados (mártires de Roma), Cosme e Damião (303, mártires de Egéia, 303), Eusébio de Bolonha (bispo), Nilo de Rossano (abade, fundador da Abadia de Grottaferrata), Senador de Albano, Teresa Courdec (fundadora do Instituto do Cenáculo), Vigílio de Brescia (bispo).
Primeira leitura: Eclesiastes 3,1-11
Há um momento oportuno para tudo que acontece debaixo do céu. 
Salmo responsorial: 143, 1-4
Bendito seja o Senhor, meu rochedo! 
Evangelho: Lucas 9, 18-22
Tu és o Cristo de Deus. O Filho do Homem deve sofrer muito.
Os discípulos de Jesus se encontram em uma encruzilhada total: É realmente Jesus o Messias esperado? Este interrogante nasce da experiência vivida pelo povo, fruto da expectativa messiânica. A pergunta rola solta no ambiente, porém não se torna explícita, porque sabem que o messianismo daquele momento se encontrava fortemente politizado e marcado por uma esteira de violência.
Mais ainda, muitos que se haviam declarado Messias haviam mentido e enganado o povo e seus seguidores. Os discípulos não têm clareza do motivo pelo qual seguem Jesus. Eles mesmos estão envolvidos em interesses mesquinhos de ordem política e militar. Jesus desmascara-os e afirma que seu projeto messiânico não tem nada a ver com a projeção que eles fazem.
Ele revela que o messias fracassará na perspectiva que eles esperam, porém é esse fracasso que possibilitará a libertação total de Israel e da humanidade. 

Como cristãos aceitamos a cruz de Jesus e seguimos em fidelidade seu projeto messiânico? Ou gostamos mais de um Deus de poder que um Messias fracassado e crucificado? A ideia que temos de Deus diz muito a respeito do nosso seguimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário