.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

"DAI A DEUS O QUE É DE DEUS!" - Olívia Coutinho

"DAI A DEUS O QUE É DE DEUS!" - Olívia Coutinho
29º DOMINGO COMUM
Dia 19 de Outubro de 2014
Evangelho- Mt 22,15-21
Neste dia mundial das missões, somos despertados sobre a importância   de fortalecermos o nosso ideal de discípulo Missionário, de anunciadores   da constatação de que a promessa de Deus se realizou!
Como anunciadores da Boa nova do Reino  que  caminha dentro do espírito da fé e  do nosso  compromisso como  igreja missionária, somos convocados a dar continuidade  a missão de Jesus, reafirmando a nossa confiança na sua ação libertadora! É o amor à Deus que motiva os milhões de missionários e missionárias que fazem às vezes de Jesus no coração do mundo, levando a sua proposta de vida nova, possibilitando  à tantas pessoas a conhecer  a verdade que liberta!
O mundo está cheio de conflitos, necessitando urgentemente  de mais diálogo, de pessoas corajosas que assim como Jesus, não desiste do humano, pessoas que não se curvam  diante dos desafios, porque acreditam que  a mensagem de Jesus pode reverter este quadro!
É a presença do Espírito Santo que encoraja o  missionário, que o impulsiona  a  fazer a difícil viagem de sair de si mesmo para ir ao encontro do outro, do diferente, do marginalizado, daqueles que  ainda não tiveram  a alegria de  experimentar o aconchego do coração do Pai,  que ainda não  sabem que são eles, (os marginalizados) os preferidos no Reino!
No evangelho de hoje, podemos perceber que os piores inimigos do ser humano é a  ganância e a ambição do poder!  Foram estes inimigos, que se  apossaram das  lideranças políticas e religiosas do tempo de Jesus!
Mesmo diante de tantas evidencias, essas autoridades não quiseram reconhecer a  divindade de Jesus,  por conveniência, por não estarem dispostos a mudar de vida, a abrir mãos dos seus privilégios, já que,  aderir à  Jesus, significa mudança radical de Vida, o que eles não queriam.
A adesão  do povo à proposta inovadora de Jesus, crescia dia pós dia, o que aumentava  a ira  destes líderes políticos e religiosos que vieram de Jerusalém com o único objetivo: confrontar Jesus! Com o povo aderindo à Jesus, Ele  passou a ser  uma grande ameaça para eles!  Porém Jesus, nada temia, Ele não se intimidava diante dos seus opositores,  falava abertamente de suas propostas para o povo, que depositava Nele a sua única esperança de libertação.
Fariseus e herodianos, eram grupos rivais, eram as lideranças locais nos povoados da Galileia. Esses dois grupos, ao se sentirem ameaçados  pela presença de Jesus,  abriram mão de suas diferenças, para se unirem no mesmo propósito: eliminar Jesus, àquele que significava uma grande ameaça para eles.
Para evitar um confronto direto com o povo que aderira à Jesus, eles  preferiram incitar o próprio povo  contra Jesus  armando uma cilada para Ele!
 “As autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. Quando chegaram, disseram a Jesus: Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e que, de fato ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar o imposto a César?”
Esta pergunta maliciosa, sob a aparência de fidelidade a Deus, era na verdade uma intenção de acusar Jesus. Se Ele dissesse: “deve pagar”,  Ele poderia ser acusado junto ao povo  como amigo dos romanos. Se Jesus dissesse: “Não deve pagar”, poderia ser acusado junto às autoridades romanas como subversivo. Portanto, o plano  deles parecia perfeito,  para eles,  Jesus não tinha  saída.
Porém Jesus, na sua sabedoria Divina, não perde tempo com discussões, limitando-se apenas a  dizer: “Trazei-me uma moeda para que eu a veja. “Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que está nessa moeda? “Eles responderam: “ De César’. “ Jesus então disse”: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”
Jesus disse isto, porque  sabia que  eles  já reconheciam a autoridade de César, ou seja, já estavam dando a Cesar o que era de Cesar.  O que  faltava-lhes, era que eles devolvessem   a Deus o que era de Deus, isto é: o povo, que era oprimido por eles.  Com isto, o plano arquitetado pelos opositores de Jesus,  mais uma vez cai por terra, reafirmando,  que as forças do mal nunca sobrepõem o bem.
  Muitos de nós condenamos as atitudes dessas pessoas que tramaram contra Jesus, mas será que nós também não estamos tramando contra Ele, quando planejamos algo contra o nosso irmão?
Será que estamos acolhendo bem, um novo integrante de nosso grupo, ou da comunidade que chega com idéias novas ? Ou será que  ficamos com medo de que ele tome o nosso lugar?
O que estamos dando a Deus? Estamos devolvendo a Ele os frutos produzidos através dos dons que Ele nos deu?
 A nossa vida pertence a  Deus,  não conduzi-la para o bem é não dar a Deus o que é de Deus!
Partilhar a vida, praticar a justiça, o perdão  é viver a lei do amor, é dar a Deus o que é de Deus!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia
 Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

2 comentários:

  1. Belíssima reflexão. Parabéns e que Nosso Senhor Jesus Cristo continue te fazendo este canal de bençãos para todos nós. Diácono Weider Cardoso da Silva. Paroquia do Divino Pai Eterno, Arquidiocese de Goiânia - Goiás.

    ResponderExcluir
  2. tenho um programa na rádio comunitária da minha cidade que se chama "A hora da famìlia", não o faço sem antes ler esta reflexão, EDMILSON RAMOS, MIRABELA MG

    ResponderExcluir