.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

“FAZEI O QUE ELE VOS DISSER”!- Olívia Coutinho

 
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA.
 
Dia 12 de Outubro de 2014
 
Evangelho de Jo 2, 1-11
 
Com imensa  alegria, nós, cristãos católicos, celebramos hoje a  festa da nossa Padroeira!Nesta solenidade, somos convidados  a reverenciar Maria no seu título de Nossa Senhora Aparecida!
Reverenciar Nossa Senhora, nos seus mais diversos títulos, é reconhecer a imensidão do amor de Deus, manifestado por Jesus na Cruz, quando Ele nos deu a sua  Mãe, como  nossa Mãe!
O evangelho deste domingo, narra um dos primeiros milagres realizado por Jesus, um milagre que teve a significante participação de Maria, a primeira pessoa a beber do vinho novo que é Jesus!
Tudo aconteceu numa festa de “casamento” em Caná da Galileia, festa em que Jesus, sua mãe e os seus discípulos estavam  presentes.
A narrativa nos mostra um exemplo claro da solicitude maternal  de Maria que se mostra sensível diante à dificuldade  do outro! Maria, com o seu olhar atento,  percebe de imediato  a falta de vinho.  Ao invés de levar  o fato ao conhecimento do mestre - sala, Ela vai direto à Jesus, pois ela sabia que Dele viria a solução!
Com esta atitude de Mãe que quer  proteger os seus filhos,  Maria evita  que os donos da festa passassem por um vexame, já que naquela época, o vinho, considerado o símbolo da alegria, era a bebida que não podia faltar numa festa!
O interessante, é que Maria não pede nada a Jesus, simplesmente apresenta a Ele o fato: “Eles não tem mais vinho”! Com esta atitude, Maria  entrega o problema à Jesus, confiante de que Ele agiria em favor dos donos da festa.
Foi uma afirmação da sua fé no poder de Jesus!  A confiança que Maria tinha no Filho foi tão grande que mesmo  antes de um parecer Dele, ela dirige-se  aos serventes dizendo: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. E o  milagre aconteceu: Jesus transformou a água em vinho, em vinho  bom!
Para os que não reconhecem Maria como a mãe do Deus encarnado, Jesus, ao dizer: “Mulher” demonstrou não reconhecê-la  como  mãe, o que não faz sentido. Dizer que Jesus não tinha consideração para com Maria,  é contradizer os seus ensinamentos. Foi por consideração à sua mãe, que Jesus antecipou a sua  hora!
O texto que nos é apresentado é rico em detalhes, sugestivo à reflexão porque envolve a missão de Jesus e a importante força de  interseção de Maria, que antecipa a hora de Jesus.
Maria não é simplesmente uma figura histórica e sim, um exemplo de Mulher atenta, atuante, solidária diante às necessidades do povo. Como Mãe, ela é nossa  intercessora,  levando à  Jesus todas as nossas súplicas!
O homem foi criado para relacionar com Deus e esta relação amorosa  começou a partir do ventre sagrado de Maria, o ventre  que nos trouxe Jesus, o único mediador entre o homem e Deus!
Em Maria, o Deus encarnado fez a sua primeira morada! 
Somos eternos aprendizes de Maria, com ela  aprendemos a ser mais solidários,  a ter um olhar de misericórdia  a  dar passos ao encontro de Jesus, no encontro com o próximo! Sigamos o seu exemplo, estando sempre atentos  às necessidades dos nossos irmãos!
Muitos de nós,  não temos paciência de esperar pelo tempo de Deus! Na  busca incessante  do imediato, acabamos nos  embriagando com um vinho ruim, um vinho que nos traz uma falsa alegria e assim vamos perdendo a oportunidade de beber, de  saborear o vinho novo da alegria, da aliança,  do amor e da união entre todos! É Jesus  quem nos  vem trazer o vinho novo, o vinho da esperança!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS - Olívia
 Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

Nenhum comentário:

Postar um comentário