.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Feliz o ventre que te trouxe-Pe. Queiroz

11 de Outubro  - Sábado  -  Evangelho - Lc 11,27-28

Feliz o ventre que te trouxe. Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus.
Este Evangelho narra a cena da mulher elogiando a mãe de Jesus, e ele aproveitando para dizer que quem ouve a Palavra de Deus e a põe em prática é mais feliz ainda.
Ser mãe de Jesus não nos é possível, evidentemente; mas ouvir a Palavra de Deus e praticá-la nos é possível e fácil. Por isso, nós queremos atender ao apelo de Jesus e valorizar mais a sua Palavra, acreditando nela e seguindo-a de todo o coração.
"Quem tiver sede, venha a mim e eu lhe darei de beber da fonte de água viva" (Ap 21,6). Essa fonte de água viva é a Eucaristia, são os sacramentos e é também a Sagrada Escritura, na qual Deus nos fala pessoalmente.
"A Palavra de Deus é viva e eficaz. É mais penetrante que uma espada de dois gumes" (Hb 4,12). Ela é viva porque, quando a lemos ou ouvimos, na verdade é o Espírito Santo que nos fala naquele momento. Fala-nos às vezes até através das entrelinhas do que lemos. É eficaz porque é acompanhada da força de graça de Deus. Ela é penetrante porque traz em si a força de Deus, que penetra até o nosso coração e nos transforma, se nós a deixarmos agir em nós.
Veja a força da Palavra de Deus, em Gn 1. Bastava Deus dizer, por exemplo, "faça-se a luz" e na hora a luz era feita.
Na Missa, quando o padre fala: "Isto é o meu corpo... Isto é o meu sangue", na hora o pão se torna o corpo de Cristo e o vinho se torna o seu sangue.
Aí está a explicação da transformação que acontece nas pessoas que começam a ler a Bíblia todos os dias e de coração aberto a ela. Elas se tornam uma nova criatura.
O mundo seria bem mais feliz se as pessoas amassem mais a Palavra de Deus.
"Duplo crime cometeu o meu povo: abandonou-me a mim, fonte de água viva, e para si preferiu cavar cisternas, cisternas rachadas que não podem reter água" (Jr 2,13). As pessoas ficam cavando cisternas profundas, isto é, fazem um esforço enorme para aprender a palavra dos homens, que muitas vezes são cisternas rachadas. Esse aprendizado nos é necessário. O problema é que não fazemos o mesmo esforço para aprender a Palavra de Deus, que é como uma fonte cristalina, correndo ao nosso lado.
Sobre a Bíblia, há algo muito importante que não podemos esquecer: O Novo Testamento foi todinho escrito pela Santa Igreja Católica. Jesus não deixou nem uma palavra escrita. Deus é o primeiro autor, mas a Igreja é a autora humana do Novo Testamento. E se foi ela que escreveu, ela tem o direito de interpretar.
A Bíblia e a Tradição legítima de Igreja são para nós como duas rodas de uma bicicleta. Uma não tem consistência sem a outra. O capeta é esperto e leva muita gente para ele nesse ponto!
Jesus não negou o que a mulher disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. A Bíblia deve ser entendida no seu conjunto, e Isabel disse a Maria: “feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” (Lc 1,45). “O que lhe foi dito da parte do Senhor” é a Palavra de Deus, que Maria ouviu e pôs em prática. Santo Agostinho dizia: Não sei qual dessas duas glórias de Maria é maior: ser a mãe de Jesus na carne ou ser sua discípula na fé.
Certa vez, uma senhora, que era muito respeitada na cidade, foi reclamar junto ao subgerente de uma empresa, de algumas injustiças que a empresa estava praticando.
O subgerente, que era jovem, a ouviu com atenção e depois disse: “Eu concordo com a senhora, mas não tenho nenhuma voz ativa na empresa!”
A distinta mulher perguntou a ele: “Quantos kg você pesa?” “60”, respondeu o moço com prontidão.
“Por favor” – continuou ela – “vou lhe pedir uma coisa muito simples”: “Fique em pé”. Na hora o jovem se levantou. Ela então disse: “Está vendo como a palavra tem força? Ela é capaz de levantar 60 kg em um segundo! A sua palavra também tem muita força junto à direção da empresa. É só saber usá-la”.
Se a palavra do homem ter força, quanto mais a de Deus! Vamos aproveitar a força da nossa palavra, usando-a para o bem, e principalmente aproveitar a força da Palavra de Deus.
Feliz o ventre que te trouxe. Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus.


 Pe. Queiroz

Um comentário:

  1. Muito forte essa reflexão!
    Quero muito usar de tudo q o SENHOR me oferece...
    P ajudar a mim e meus irmãos na fé...

    ResponderExcluir