.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O amor a Deus e o amor aos irmãos-Benedito Viana

REFLEXÃO DO EVANGELHO DE DOMINGO - 26/10/14 - Mt 22,34-40
De Benedito Viana
Nós que seguimos o roteiro da liturgia diária (Religião católica), estamos neste Domingo, diante do evangelho de Jesus Cristo, Segundo São Mateus. E a pergunta é: Qual é o maior dos mandamentos? O verbo mandar significa: Ordenar, determinar, exigir que se faça. A palavra mandamento é derivado do Verbo Mandar. O Grande Mestre nos fala hoje de dois mandamentos inseparáveis: "O amor a Deus e o amor aos irmãos!
Jesus refere-se as leituras do Antigo Testamento, aos saduceus que o punha em prova: "Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. (Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças."). ( Dt 6,4-5 = Mt 22,37 ) A grande novidade da palavra de Jesus, é a segunda parte: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo."(Mt 22,39)
Os fariseus e os saduceus conheciam as leis radicalmente, mas não colocavam em pratica. Mas na visão deles, eles estavam corretos, tudo o que praticavam era através da “Lei”. Inclusive para matar Jesus, precisaram eles encontrar “crime” para condena-lo. (Sedição: crime por se auto denominar “O filho de Deus”). Isso nos mostra que as pessoas quando estão doutrinadas, são capazes de tudo e o que é triste, “em nome de Deus”. Talvez aí esteja uma explicação do “porque” que até hoje ainda milhares de pessoas ainda defendem dogmas e doutrinas religiosas. A doutrina religiosa matou Jesus de Nazaré, e hoje ainda mata física e psicologicamente milhões de pessoas. É só observar nas redes sociais, nos meios de comunicação, os apologistas religiosos, enfrentando-se. Quanta ignorância(falta de conhecimento de si e do mundo). Ainda não foi possível compreender a sabedoria do “Filho do Homem”. "Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido" (Mt 5:17-18).
Observar as leis é fundamental, mas praticar é a essência. O jovem rico observava as leis desde de criança, mas na hora que Jesus propõe a ele praticar, saiu ele triste. Os mestres da lei indagavam Jesus: quem é nosso próximo? (Lc 10,30-37). Para o grosso da humanidade, os ignorantes, inexperientes, amar a Deus é fácil, é ir aos domingos na igreja, contribui com o dízimo, é receber os sacramentos... Para esses, Deus está lá no céu feliz.
A prática do Amor a Deus é muito mais exigente, se não fosse Jesus não teria dito “Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”(v. 40). Ou seja o Mestre Jesus deixa claro que não existe um amor a Deus e outro ao próximo. Toda a vivência espiritual se revela nas atitudes materiais, ou seja, o Amor divino se revela no amor humano. “Amados, considerando que Deus amou dessa forma, nós também devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é aperfeiçoado em nós. Temos certeza de que permanecemos nele, e Ele em nós, porque Ele nos outorgou do seu Espírito”. (1 Jo 4, 11-13). Paz em Cristo! Bené Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário