.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

OS DOZE APÓSTOLOS – O NOVO POVO DE DEUS Maria de Lourdes


Outubro – dia 28 – terça-feira
 Evangelho de São Lucas 6,1-12

Para quem tem contato com o Evangelho é muito comum observar que Jesus sempre rezava, se isolava num monte, lugar do encontro com Deus, passava a noite em oração, em intimidade com o Pai. Antes de tomar uma decisão ou de algum acontecimento  importante, Jesus se retirava para estar com o Pai a fim de só fazer a vontade d’Ele. Nessa noite que passou em oração foi para se preparar para a escolha dos apóstolos e para o grande discurso da planície.
Jesus desejava que sua missão nunca parasse. Por isso, Ele formou um grupo de pessoas para continuar o seu trabalho e convidou pessoas para fazer parte de seu grupo. Muitos não aceitaram o convite de Jesus, mas outros acreditaram n’Ele e O seguiram. Dentre esse grupo, Jesus escolheu doze para serem seus apóstolos que quer dizer enviados, mensageiros, proclamadores.
Doze homens, os apóstolos, disseram “sim” e foi formado o “grupo dos Apóstolos”. Jesus escolheu doze, como as tribos de Israel, que iria formar o novo povo de Deus. Eles foram os colaboradores de Jesus. Com alegria, aceitaram o convite de Jesus e estavam dispostos a dar a sua vida por Ele.
Esse grupo formava uma comunidade nova que Jesus veio criar. Um era cobrador de impostos, outros, pescadores, outros, tinham várias profissões, outro, simpatizante dos zelotas. Cada um tinha sua maneira de pensar. O que os unia era a grande admiração por Jesus. Jesus confiava no grupo e era amigo de cada um. Os apóstolos formaram o primeiro grupo de cristãos destinados a continuar a missão de Jesus.
 Hoje, Jesus continua chamando os seus colaboradores, os seus “apóstolos”, nome dado pelo próprio Jesus. Continua chamando pessoas para a missão de evangelizar, para implantar aqui, entre todos, o Reino de Deus. Cada pessoa, eu, você recebemos o chamado de Jesus em muitos momentos, por meios diferentes, mas todos somos chamados para continuar a missão que Ele começou. Jesus não quer que ninguém se perca. Ele ama todos.
Somos chamados a ser discípulos missionários de Jesus, desde o nosso batismo. Recebemos o Espírito Santo com seus dons para nos ajudar na árdua luta de testemunhar Jesus com fé, amor, esperança, compromisso, perseverança, caridade.
Jesus conta conosco, pois depois de sua ascensão somos nós os seus pés, suas mãos, sua boca, talvez para muitos, somos o único evangelho que leem.
Jesus quer vida para todos, e vida em plenitude. Por isso, neste trecho do evangelho, lemos que Jesus, após escolher os doze, desceu à planície para falar a todos que ali se encontravam, não só Israelitas, mas gente dos diversos lugares porque a Palavra de Jesus é para todos. Como havia muitos doentes, Ele também curou os doentes que ali estavam dando assim vida para os sofredores.
 Jesus exercia muita admiração, era carismático, verdadeiro, falava palavras de amor, de misericórdia, de perdão. Para quem quisesse escutá-Lo tinha palavras de sabedoria, de conforto, consolo, esperança. Seu ensinamento era de fácil compreensão, ensinava, contando lindas estórias, parábolas e fatos da vida.
O amor de Deus se manifestava em Jesus por sua compaixão pelos doentes. O povo corria para ouvir Jesus.  A força do amor de Deus irradiava-se nele. Jesus odiava o pecado, mas amava o pecador. Jesus deu sempre preferência aos pobres e aos oprimidos.
Jesus espalhava a semente do Reino em todos os corações e preparava os doze apóstolos para serem mensageiros do Reino.                    
Jesus sempre teve compaixão por todos, Jesus não quer o sofrimento para ninguém, por isso ele pregava o amor, a fraternidade, a solidariedade, a justiça, a partilha. Não desprezava ninguém, corria sempre atrás dos pecadores, das ovelhas perdidas da casa de Israel.
Em torno de si e dos seus discípulos, Jesus reúne de todas as partes, de modo especial, pessoas doentes e desprezadas. Elas o procuram porque ação messiânica Dele as alcança e semeia nelas a esperança de uma vida dignamente vivida.

Pai, como aos apóstolos, também fui chamada pelo nome para estar a serviço do Reino. Dá-me  a graça de ser fiel a esse compromisso, que faz de mim sua colaboradora.
          Maria de Lourdes





Nenhum comentário:

Postar um comentário