.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Ave cheia de graça-Helena Serpa

8 de Dezembro- Segunda - Evangelho - Lc 1,26-38

1ª. leitura – Gênesis 3, 9-15.20) - “ A Promessa de Deus”

Este texto contém o cerne da Promessa de Deus para a Salvação da humanidade. Adão e Eva representam a humanidade que foi atingida pelo pecado original, por causa da sua desobediência às ordens de Deus. Levados pelas sugestões do demônio que é a serpente, eles comeram do fruto proibido desejando se tornarem iguais a Deus. As consequências da desobediência de Adão e Eva foram terríveis para a humanidade. Deus amaldiçoou a serpente e infligiu duros castigos ao homem e à mulher. Ao mesmo tempo em que o Senhor submeteu o homem e a mulher a duras penas e os expulsou do paraíso Ele decretou também a inimizade entre satanás e a descendência da mulher. Esta, lhe pisaria a cabeça embora fosse fustigada e tentada. Assim sendo, o próprio Deus anunciou a missão de Jesus, descendente de Maria, que venceria satanás e livraria o homem da morte eterna a que estava destinado. Eva é a mãe dos viventes, Maria, é a Mãe de Jesus, portanto, Mãe do Salvador que veio para destruir o demônio, nos salvar e nos adotar como irmãos. Maria é a nova Eva, a Ave Maria, escolhida para ser Mãe de Deus e Mãe dos homens. – Adão e Eva quando desobedeceram tiveram medo de Deus e você quando peca também o tem? - Adão e Eva não tiveram confiança em Deus quando caíram e você, tem? – Você acredita no perdão de Deus para você? – Você se considera filho (a) de Maria?

Salmo 97 – “Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!”

Desde sempre o Senhor anunciou a Sua Salvação e os confins do universo a contemplaram. Por isso a terra inteira se alegra cantando as maravilhas e os prodígios do Senhor. Todo aquele ou aquela que admira a Salvação que vem de Deus canta um canto de vida nova. A vida nova foi nos concedida por Jesus Cristo.

2ª. Leitura – Efésios 1, 3-6.11-12 – “santos no amor”

O nosso destino é a santidade! O Pai é Santo e nos fez à Sua imagem e semelhança. Jesus nos adotou para que fôssemos filhos iguais a Ele em dignidade e justiça. Fomos escolhidos (as) antes da fundação do mundo para sermos irrepreensíveis aos olhos do Pai, no amor. Portanto, a nossa santidade consiste em amar e depende do grau da nossa Fé. Aqueles (as) que põem a sua esperança em Cristo Jesus, apesar de pecadores serão santos no amor, pois alcançarão a vitória nesta vida, pela vivência do amor de Deus que existe nos seus corações. Esta é a nossa esperança! As nossas faltas, os nossos pecados não nos poderão tirar do caminho da santidade. Eles são apenas obstáculos que podem ser suplantados por nós quando confiamos na misericórdia de Deus que nos quer santos e santas, cheios de alegria e esperança. – Você tem consciência de que você é destinado (a) a ser santo (a)? – Você acha que o santo pode pecar? – Quem é o Bem Amado do Pai?

Evangelho – Lucas 1, 26-38 – “Ave cheia de graça”
Quanto mais nós meditamos sobre esta passagem do Evangelho mais nós nos conscientizamos da grande participação de Maria no Projeto Salvífico do Pai. A primeira EVA disse não a Deus e O desobedeceu. Ela representa a humanidade pecadora, desobediente, condenada à morte eterna. Representa a nossa rebeldia que sofre as consequências naturais da tristeza, da raiva, da angústia, da infelicidade. É o retrato da humanidade sempre fustigada pela serpente que representa o mal. Porém, conforme prometera, Deus escolheu Aquela de cuja descendência sairia o Salvador dos homens. Porque conhecia as Escrituras e confiava na promessa do Pai, Maria submeteu-se a ação do Espírito Santo e deu o seu sim para que a humanidade fosse redimida. O anjo anunciou a Maria a chegada daquele que reinaria eternamente segundo o plano de Deus, na vida da humanidade. Maria é a AVE, cheia de graça que disse SIM a Deus e por isso é co-redentora, colaboradora do Senhor na Salvação da humanidade. O sim de Maria ainda hoje ecoa no coração de cada homem e de cada mulher que, mesmo sem entender, acolhem a vontade de Deus e contribuem na realização do Seu Projeto. Por isso, as palavras que o anjo dirigiu a Maria são dirigidas hoje também para nós quando somos chamados (a) a colaborar na edificação do reino de Deus: “Não tenhas medo,…porque encontraste graça diante de Deus”- Você também se sente chamado (a) a colaborar no projeto de Deus para o mundo? – Você já entendeu o plano de Salvação de Deus para você? – Você tem medo de assumir compromissos no reino de Deus? – Como é que você poderá deixar de ser Eva e se tornar Ave?

Helena Serpa


 

2 comentários: