.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

FIQUEMOS VIGILANTES, POIS JESUS ESTÁ CHEGANDO – Maria de Lourdes Cury Macedo


Dia 26 de novembro de 2014

EVANGELHO Mc 13, 33-37

Domingo, dia 30, começa o tempo do Advento, que é tempo de espera, de preparação e de chegada. Advento significa: aquilo que há de vir.
Nestes quatro domingos que antecedem o Natal, é o tempo do Advento que relembra o tempo que o povo de Deus viveu esperando o Salvador. Para nós, que vivemos hoje depois de Cristo, a Igreja nos chama para relembrar o tempo de espera e nos convida a preparar o nosso coração para o nascimento de Jesus. De forma que Jesus possa renascer nos nossos corações, ser o rei, o Senhor da nossa vida.
Este tempo é de expectativa da vinda do Senhor. Jesus, porém, já veio e está vindo continuamente até nós de mil maneiras. Por isso, ao mesmo tempo em que preparamos a celebração do natal recordando e atualizando o nascimento do Menino, olhamos para frente e esperamos a 2ª vinda de Jesus, na qual ele virá revestido do poder e da glória do ressuscitado.
Vamos celebrar o Senhor que está vindo, no passado, no presente e no futuro. Ele é aquele que era, que é, e que vem!
O Ano Litúrgico é como uma roda de festividades, de celebrações, que apresenta a história do povo de Deus, os principais e fundamentais fatos da pessoa e da vida de Jesus.
Advento é tempo de espera. Tempo de reflexão e oração. No Advento encontramos o clima perfeito para nos aproximarmos de Deus e do próximo. Advento, tempo de fortalecer a fé, a esperança e a caridade em preparação para o nascimento de Jesus e para sua 2ª vinda.
Esperar alguém especial é preciso de uma cuidadosa e amorosa preparação. Assim é o tempo do advento, tempo de preparar o coração para acolher Jesus que vai nascer. Tempo forte de conversão. De deixar o errado, limpar tudo, jogar fora o lixo do coração para receber Jesus com a alma limpa.
Portanto, Meus irmãos, minhas irmãs, mais uma vez com a graça de Deus, vamos celebrar o início de uma nova caminhada, o Advento. A igreja nos chama para deixar o nosso coração preparado como um presépio permanente, o ano todo.
É nosso costume, em algumas ocasiões como no Ano Novo, aniversário, dizer: Vida Nova, Tempo Novo, fazemos propósitos de mudar, prometemos para nós mesmos mudanças em nossas vidas. Mas acontece que sempre existe algo para nos atrapalhar e não conseguimos mudar. Em se tratando de seguir Jesus não podemos ficar apenas nas promessas e propósitos, quem não mudou, precisa mudar urgente, porque o recado de Jesus é direto: Vigiai, Vigiai, Vigiai...
Mas como podemos mudar para melhor, como podemos preparar o nosso coração de modo eficaz? Estando vigilantes. Como? Corrigindo-nos, vivendo como Jesus nos ensinou, vivendo o amor a Deus e ao próximo, usando de misericórdia com aqueles que erram. Porque onde existe amor, existirá perdão, compreensão, paciência, solidariedade, fraternidade, justiça. Onde há Deus não há lugar para o ódio, rancor, inveja, ciúme, maldade, discórdia, falsidade, desunião, fofocas, calúnias.
Estar vigilante é evangelizar nossa família, amigos, parentes, vizinhos, enfim colaborando na evangelização da nossa comunidade. Vigiar é um convite a um compromisso concreto com Jesus e com os irmãos. Isso é não dormir. Estar alerta, de prontidão. No tempo em que estamos agora vivendo não podemos dormir, deixar a vida passar sem fazer o que Jesus quer de nós, sem usar os dons que Ele nos deu.
Desta forma, neste tempo de preparação para o natal a Igreja nos convida fortemente a nos voltarmos para dentro de nós, para nos analisarmos como estamos vivendo. Esta é a maneira de estarmos vigilantes, porque não sabemos quando o Filho do Homem, que é Jesus, o dono da casa, voltará.
O Evangelho nos exorta à vigilância querendo despertar nos nossos corações, seus discípulos, a atitude correta de quem deseja acolher o Senhor que vem. A hora incerta é para nós não desviarmos do caminho certo, não afastarmos do Reino de Deus.
Vigiar significa estar alerta, vivenciando as palavras de Jesus, especialmente o mandamento do amor. Significa enfrentar as tentações da vida como o egoísmo, a vaidade, o orgulho, a ganância, o ter, o poder, o prazer. Significa acreditar que vale a pena lutar, trabalhar, para construir e expandir o Reino de Deus, seguindo o exemplo de Jesus, num mundo onde a injustiça e a maldade parecem falar mais alto. Vigiar significa estar sempre disposto a perdoar e a se reconciliar ao invés de se vingar, ou usar de violência. Nunca perder a oportunidade de ser melhor e ensinar os irmãos a serem melhores também.
A vigilância cristã é perseverante, não se abate, tem esperança. Esperar acordado é estar de prontidão vivendo o Evangelho do amor em casa, na família, na sociedade, na Igreja. Quantos ainda não acordaram para Jesus, vivem a vida mundana sem se preocupar que o Senhor virá um dia. Mas ninguém sabe qual é o tempo de Deus. Não podemos desperdiçar nosso tempo, enterrar nossos dons, nos acomodar.

Na Palavra de Deus encontraremos força, coragem, audácia para vivermos vigilantes porque a Palavra de Deus é “Lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!” (Salmo 118, 105)

Meus irmãos, estamos chegando ao tempo do Advento. O tempo de prepararmos nosso coração para a chegada de Jesus. Jesus já nasceu há 2000 mil anos, vocês sabem, mas são muitos os lugares do mundo que ainda não escutaram falar de Jesus. Mesmo no meio dos que escutaram falar d’Ele, não abriram seus corações para o acolher, não deixaram Jesus nascer, reinar, tomar conta, ser Rei, Senhor da vida deles.
Mesmo nós que conhecemos Jesus, que gostamos dele, que somos seus amigos, seus discípulos, quantas vezes, em algumas situações da nossa vida, não deixamos Jesus reinar? Por isso, nós temos que estar sempre vigilantes e buscar a conversão do nosso coração.
Quando deixamos Jesus nascer no nosso coração, reinar em nós, nós mudamos, percebemos nas nossas atitudes que somos mais pacientes com as pessoas, mais amáveis, mais generosos, misericordiosos, sabemos perdoar mais, somos mais solidários. . . .  Se agirmos assim estamos procurando a conversão da nossa vida, estamos procurando andar nos caminhos de Jesus, andar guiados por esta luz que é Cristo Jesus.
E como neste tempo de Advento a Igreja nos pede conversão do coração procuremos vivenciar mais o Evangelho, fazer uma boa confissão, rezar mais, comungar mais, visitar o Santíssimo. Descobrir nossos defeitos e esforçar para mudar. Toda noite antes de dormir pensar como foi o nosso dia: aborreci alguém, ofendi alguém, tive paciência com pessoas desagradáveis, amei meu irmão?
Vamos irmãos, discípulos de Jesus, esforçarmos para não nos deixar vencer pelo sono da infidelidade ao Senhor e ao Reino. Vamos ser encontrados acordados, vigilantes, esperançosos...


Senhor Jesus, que eu esteja vigilante te esperando, quero ser encontrado perseverante no amor, na caridade, na paz e cheio de esperança de ser acolhido por ti. Amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário