.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 16 de novembro de 2014

“O QUE QUERES QUE EU FAÇA POR VOCÊ?" - Olívia Coutinho

 
Dia 17 de Novembro de 2014
 
Evangelho – Lc 18,35-43
 
Nesta cultura do aceleramento em que vivemos, raramente  enxergamos os irmãos que vivem no abandono, pois no nosso caminhar,   fitamos numa em linha reta, não olhamos para as margens!
É grande  a nossa impassibilidade diante dos que sofrem! Precisamos rever urgentemente esta  nossa falha, afinal, como seguidores de Jesus, somos corresponsáveis pela vida do outro, ser indiferente a eles,  é ser indiferente a Deus que nos encarregou de cuidar deles!
O maior testemunho  cristão, é o amor a Deus, um amor  concretizado no cuidado com os que lhe são prediletos: os sofredores.  É  amando o outro que damos testemunho do nosso amor a Deus! É  aí que se resume a lei e o sentido do grande mandamento do amor!
O evangelho de hoje, nos fala da cura de um cego, nos mostrando mais uma  ação vivificante de Jesus!  Jesus tinha sempre o  olhar voltado para às margens do caminho, para onde estavam e continua  estando  os que a sociedade despreza!
Enquanto caminhava  para Jerusalém, juntamente com os seus discípulos e uma grande multidão,  Jesus, ao passar  pela cidade de Jericó, sente ecoar em seus ouvidos, um pedido de socorro, um  grito que partiu de  um cego cuja a cegueira era apenas a privação de um dos seus sentidos, ou seja, uma cegueira física e não espiritual!
Sentado à beira do caminho, este cego percebe o que muitos de nós não percebemos; a passagem de Jesus pela nossa vida!
A  fé do cego de Jericó, ainda que imperfeita, era mais luminosa  do que a visão dos que o via, mas não o enxergava! Ele reconhece em Jesus o poder transformador de Deus, um poder que liberta os excluídos, estes, que são  jogados, pela sociedade às margens do caminho!
O grito daquele cego, incomodou os  que  queriam  Jesus só para si,  mas  quanto mais eles tentavam calar a sua voz,  mais alto ele gritava e por fim, o seu grito de fé tocou Jesus: “Filho de Davi tende piedade de mim”!
Tomado de compaixão, Jesus interrompe a sua caminhada e  disse aos que estavam mais próximos: “Chamai-o”! Os mesmos que haviam tentado calar a voz do cego, agora o encorajam: “Coragem, levante-te, porque Jesus está chamando você". Movido pela fé, o cego larga tudo, isto é, abandona o único bem que ele possuía: um manto, e vai ao encontro de  Jesus!  Dirigindo-lhe  à palavra, Jesus pergunta: “O que queres que eu faça por você”? - ” Senhor eu quero enxergar de novo.”
A resposta de Jesus, como sempre uma resposta de amor, transforma a vida daquele homem: "A sua fé te curou." No mesmo instante, aquele que era cego, passou a enxergar! Sua cura veio do   fruto de sua fé.
A princípio, pode nos parecer estranho, Jesus ter  perguntado ao cego: ”Que queres que eu faça por você”?  Certamente, Jesus sabia o que ele queria, mas quis  ouvir dos seus próprios lábios! Com isto, Jesus  nos ensina que  a oração é um exercício de fé que aprimora também o nosso relacionamento com Deus,  um pedido,  é também uma oração! Devolvendo a visão ao cego de Jericó, Jesus o recoloca de pé, inserindo-o na sociedade! Curado, aquele, que estava esquecido à beira do caminho, sente ampliar a sua visão, ele não vai embora para viver a vida à sua maneira, pelo contrário, passa  a fazer  do caminho de Jesus o seu caminho, tornando um  fiel seguidor de jesus, um modelo para todos nós que queremos “seguir Jesus, rumo a uma nova Jerusalém.
 
FIQUIE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário