.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

-OS NOSSOS TALENTOS-José Salviano

33º DOMINGO TEMPO COMUM

Sejamos servos bons e fiéis!


16 de Novembro de 2014

Evangelho - Mt 25,14-30


PRIMEIRA LEITURA

          Na primeira leitura temos uma imagem da mulher ideal, a mulher que todo homem de bom senso busca para ser a sua esposa, e que não está fácil de ser encontrada nesse mundo de baladas, de muita vodka, muito prazer livre, de muita solidão em plena multidão!


SEGUNDA LEITURA

          Paulo nos recomenda a vigilância, pois não se sabe o dia nem a hora em que iremos partir desta vida. E com essa vigilância deve estar sempre presente a sobriedade, daquele ou daquela que não tendo nada a esconder, vive uma vida em transparência diante da comunidade eclesial, por que ele ou ela estão conscientes que o Senhor virá como um ladrão sem avisar.
          Desse modo, se somos filhos da Luz, não andemos nas trevas. Portanto, não durmamos, mas sim acordemos para a realidade do fim dos tempos que estão bem próximos, e estejamos certos de que Deus irá nos pedir contas do que fizemos com os dons que Ele nos deu.

EVANGELHO


          A justiça de Deus não é como a nossa, e pode nos surpreender. Pois os últimos poderão ser os primeiros...

          O patrão é Deus, os servos somos nós, e o período em que o patrão ficou fora em viagem, é o tempo da nossa vida terrena. Os talentos, são todas as qualidades que Deus nos deu de presente: inteligência, dom da fé, dom da palavra, a nossa saúde principalmente durante a juventude e vida adulta, quando esses talentos estão mais fortes e mais disponíveis em nós. Mais infelizmente, nem sempre desenvolvemos todos eles, seja por preguiça, seja por falta de oportunidades ou de condições socioeconômicas.
    
          E quando Deus voltar de viagem, o que Ele fará de forma inesperada, Ele irá cobrar de nós, o que fizemos desses talentos. Se os usamos para prejudicar ou mesmo matar os nossos irmãos, ou se os usamos para construção de um mundo melhor. Ou se ainda, como se estivéssemos enterrado os nossos talentos, não fizemos nada de bom com eles não os desenvolvemos, como por exemplo, aquele que tinha uma voz linda, não se pôs a cantar, aquele que sabendo que tinha                    aquela  fé grande, não se pôs a evangelizar...

          Feliz será aquele ou aquela que colocar suas potencialidades em ação a serviço do Reino de Deus. É assim que fazemos a vontade do Pai. Portanto receberá cem vezes mais e ainda a salvação eterna. Porém, aquele que mesmo sabendo da sua vocação para evangelizar ou para o sacerdócio, e embora sua grande fé, ele ficou com medo de enfrentar a solidão, e saiu do seminário com a intenção de construir uma família feliz, terá a sua felicidade tirada, pois ao que não tem, lhe será tirado mais ainda.

          Caríssimos. Os talentos que recebemos de Deus deverão ser multiplicados sem medo, e com muita coragem. Essa  é a lição que aprendemos da parábola de hoje. Para se ter uma idéia, naqueles tempos, um talento equivalia aproximadamente 34 quilos de ouro.

          Para os materialistas, quanto vale o talento de um jovem ou uma jovem que recebeu de Deus o talento de uma bela voz? Quanto vale o talento de quem nasceu com o dom de administrar? Ou daqueles que receberam de Deus o dom da palavra mais um fé de remover montanhas?  O que eles estão esperando? O que você está esperando para investir e fazer multiplicar os frutos gerados pelos seus talentos?

          Assim funciona a generosidade que retornamos a Deus pelo que generosamente Ele nos deu.
          Certo homem, enquanto ele ofertava migalhas a Deus na hora da coleta, enquanto depositava apenas algumas moedinhas, sua vida econômica não andava para a frente. Empregos ruins, sucedidos de  outros bons porém passageiros, dívidas, prejuízos, etc. Sua estabilidade econômica era prejudicada por subidas e decidas e embora continuasse tentando vencer na vida como negociante, as coisas andavam porém depois desandavam.
Sabe porque? Acontece que ele era um homem marcado com o dom da fé, um escolhido de Deus para evangelizar. Então um dia aquele homem  teve uma inspiração de fixar uma quantia certa para depositar na coleta aos domingos. (Dez reais). Também estipulou outra quantia exata para enviar aos seminaristas mensalmente, (mais de cem reais) e ainda contribuía com um pouco (2 reais) nas missas da semana. Do mesmo modo, aumentou a sua caridade para com os necessitados, na certeza de que quem dá um na Terra receberá cem no Céu. E se lembrava sempre do que Jesus disse: "Aquele que me ama guardará a minha palavra". A partir daí, todos os seus bens se multiplicaram, seus negócios só andavam e não desandavam,  ele não se tornou rico, porém tinha o bastante para viver em abundância, e a partir da data daquela decisão, nunca mais lhe faltou dinheiro para ter tudo o que precisava com a devida moderação, e isso acontecia exatamente por que ele acelerou ou intensificou mais a sua dedicação no trabalho das coisas de Deus, isto é, a evangelização! Hoje ele está morto, e com certeza está com Deus na glória eterna, e sua vida é digna de ser copiada!
         
          Meus irmãos, minhas irmãs. É uma grande tolice pensar que a nossa vida pertence exclusivamente  a nós, como se cada um tivesse criado a si próprio, e dado a si mesmo todos os diferentes talentos que possuímos.
          É comum ver muitos ambiciosos se fechar em seus mundos pensando que não precisam de ninguém e que estão construído suas vidas, seus destinos, sua própria felicidade e que Deus é invenção dos fracos. Ora se a vida é um dom de Deus, só será feliz, aquele ou aquela que ofertá-la em prol do Reino de Deus, na construção de um mundo menos ruim, desenvolvendo seus talentos recebidos e não buscando a sua própria satisfação pessoal, mas sim, fazer da sua vida uma busca diária de fazer a vontade do Pai. Pois diante de Deus, só ganha aqueles que se arriscam em perder, aqueles que se entregam sem reservas, abandonando-se, se perdem para encontrar-se no Senhor. "Aquele que perder  sua vida por causa de mim, a ganhará",

          Mas infelizmente no mundo de hoje tudo nos empurra para outra estrada. Para um caminho repleto de distrações, de consumo, de prazeres, da tentativa de satisfação de todas as nossas carências, e se não se tem dinheiro para conseguir tudo isso, é permitido tirá-lo a força do irmão ou da irmã.

          Por isso a depressão é uma realidade cada dia mais presente em muitas pessoas.  O mundo moderno está causando depressão principalmente nas mentes dos nossos jovens.   
          Jovens que buscam desesperadamente a satisfação e o sentido da vida e por mais que ficam entretidos com o celular, eles ficam mais entediados e deprimidos. O celular  que substituiu o MP3, o DVD, e o próprio PC.  Com ele, o jovem e a jovem fala com mil amigos distantes, os quais os levam para o mal caminho,  e não fala mais com seus pais que estão bem ali do seu lado, e muito menos falam com Deus. Porém, na hora do sufoco, na hora da doença, do acidente, são os seus pais que vão socorrê-los.  O celular moderno  foi o último brinquedinho inventado para continuarmos tentando substituir a religiosidade. É a febre do celular, o novo brinquedo portátil, que é usado numa tentativa frustrada de substituir Deus, e assim, os jovens desembocam na DEPRESSÃO!  Por mais que eles buscam a felicidade nos prazeres sem limites, mais eles se afundam no tédio, no vazio de uma vida sem sentido! Reparem que não se vê mais alegrias na nossa juventude!  Muitos se sentem solitários em plena multidão. A tristeza invadiu as suas mentes de tal forma que nem a maior das orgias acompanhadas de sexo, álcool e drogas  adianta mais. No outro dia, além do cansaço físico que é acompanhado pela inflamação do fígado, vesícula, baço... A solidão pesa muito mais ao ver a tristeza estampada nos semblantes dos seus pais arrasados com aquela triste realidade, para a qual sentem-se totalmente impotentes...
Hoje, (10/11/14) o noticiário mostrou um jovem que matou a sua mãe com a ajuda da namorada, e a cortou em pedaços... dependente de droga, ele vivia em atritos constantes com a sua mãe que combatia a sua escolha de vida, ou melhor, de morte.
          Viu? Não tem como substituir Deus. E longe de Deus não pode haver felicidade!
Insatisfeito, decepcionado, agressivo por se encontrar num vácuo, num vazio imenso, triste, cabisbaixo, lá vai ele com uma mochila às costas,  caminhando sem rumo pela vida que escolheu para ele, pela vida que está na moda, porém não é a vida que satisfaz, não e a vida em abundância de que Jesus falou! Jovens tristes, tristes jovens! Buscam a felicidade na embriaguez, no sexo irrestrito, sem limites e o resultado são as crianças abandonadas no lixo, jogadas nos rios pelas meninas envelhecidas antes do tempo, e com um brilho forçado no seu semblante.   A lavagem cerebral feita em suas mentes desde os anos 60 funcionou.  Hoje encontramos uma multidão de adolescentes deprimidos, cujos pais fazem de tudo, para recuperar aquele filho perdido, aquela filha com o corpo modificado, antes tão cheios de vida, e hoje parecem  flores que murcharam, ou "zumbis".  Depressão é falta de Deus. Somente em Deus encontramos a alegria de viver. Basta olhar naqueles rostos que já estão vivendo aqui na terra, o antegozo das alegrias celestes. O rosto daquele senhorinha  que o povo chama de beata... Mas o nosso jovem dopado, embaçado, achando-se todo poderoso, pois afinal de contas ele é apoiado pelo Estatuto do Menor, ela, a garota, tem toda a assistência médica que cuida de sua gravidez, irresponsável, e desse modo estamos vivendo uma sociedade sem jovens saudáveis. Estão doentes física e mentalmente, e o pior, é ver o estrago que tudo isso tem causado na sua fé, na sua alma, na sua espiritualidade que há muito já não existe, o estrago causado na sua salvação eterna!  Pobres jovens! Que Deus tenha piedade de todos nós. Antes os filhos enterravam os pais. Hoje vira e mexe, tem pais chorosos enterrando os seus filos.
Caríssimos! Que podemos fazer? Parece que estamos num beco sem saída!  Não desanimemos!  Não nos esquecemos que para Deus nada é impossível.  E se temos fé, se praticamos a nossa fé, tudo podemos naquele que nos fortalece!  Coragem, meus irmãos! Pois  aquele que persistir até o fim, será salvo.  Levantemos a cabeça e vamos à luta, para resgatar os nossos filhos que estão afundando na areia movediça!
Pais, acordem!

José Salviano.

8 comentários:

  1. LINDA REFLEXÃO IREI ME INSPIRAR NA MESMA PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DOMINGO, NA PEQUENA COMUNIDADE SANTO ANTONIO NO POVOADO LARANJEIRAS AQUI EM TIMON ESTADO DO MA POIS SOU MINISTRO EXTRAORDINARIO DA SANTA COMUNHÃO E DA PALAVRA. PARABENS E MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. Anônimo disse...
    LINDA REFLEXÃO IREI ME INSPIRAR NA MESMA PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DOMINGO, NA PEQUENA COMUNIDADE SANTO ANTONIO NO POVOADO LARANJEIRAS AQUI EM TIMON ESTADO DO MA POIS SOU MINISTRO EXTRAORDINARIO DA SANTA COMUNHÃO E DA PALAVRA. PARABENS E MUITO OBRIGADO
    12 de novembro de 2014 03:05

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Salviano! Tal como hoje, copio as tuas reflexões e posto-as no meu blog vindesantoespirito.blogspot.pt O Senhor te ilumine.

    ResponderExcluir
  4. CARMINDA LOPES FONSECA CUNHA15 de novembro de 2014 às 02:26

    BOM DIA, SALVIANO! Obrigada por me ajudar com sua reflexões,espero poder ajudar minha comunidade transmitindo esta maravilha de reflexão, DEUS lhe abençoe sempre com este dom maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus por Blogs como este que propagam a Palavra de Deus, parabéns Salvino vc é uma benção de Deus para nós ...

    ResponderExcluir
  6. Obrigada! Essa reflexão me ajudará na Celebração da Palavra... Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, José Salviano

    Vou buscar um talento em mim, para poder fazer com que essa bela reflexão possa chegar a muitos lares, onde Pais e Filhos possam acordar para essa realidade, e tentarem muda-la a tempo.

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, José Salviano

    Sempre me inspiro nas suas reflexões para as celebrações em minha comunidade de Mirasselvas em Capanema Pará, e essa mais ainda, muito boa essa reflexão .

    ResponderExcluir