.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

UMA CONVERSÃO EXEMPLAR - Maria de Lourdes Cury Macedo



Terça-feira, 18 de novembro de 2014

Evangelho – Lc19,1-10      

          Você já viu Jesus?   Já se encontrou com Ele?   Se você não viu e nem se encontrou com Ele, você gostaria de se encontrar com Jesus?
          ZAQUEU  QUERIA  VER  JESUS:  CAMINHO  VERDADE  E  VIDA 
          Quem era Zaqueu?
           Zaqueu era um homem rico, trabalhava para os romanos como chefe dos cobradores de impostos. Zaqueu era muito rico porque era desonesto, cobrava muito mais para ficar com uma parte. Tapeava seus próprios irmãos judeus. Geralmente os cobradores de impostos agiam assim. Por isso, o povo não gostava dos cobradores de impostos, não gostavam de Zaqueu, portanto. Podemos dizer que Zaqueu era um ladrão, um corrupto. Por isso era mal visto entre os judeus, era excluído, marginalizado por causa da vida que levava.
          Mas, Zaqueu queria ver Jesus e por ser pequeno correu na frente e subiu numa árvore para quando Jesus passasse, ele pudesse ver Jesus.
          Jesus ao passar por aquele lugar, olhou para Zaqueu em cima da árvore, com aquele olhar que só Jesus tem, disse: “Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa”.
          Nos diz o evangelho que Zaqueu desceu rapidamente e recebeu Jesus em sua casa com muita alegria.
          Vamos imaginar Jesus em casa de Zaqueu. Por certo Zaqueu preparou um belo jantar, convidou seus amigos para recepcioná-lo.
          Vendo isto as más línguas, inclusive os discípulos murmuravam e diziam: “Jesus vai hospedar-se em casa de um pecador. . .?!”
          Jesus várias vezes disse que não são os sadios que precisam de médicos, mas os doentes; que é preciso ir atrás da ovelha perdida! Jesus ensinava, fazia e agia de acordo com que pregava.
          O certo é que Zaqueu teve um encontro pessoal com Jesus e mudou completamente sua vida. Ele se encantou com Jesus, sentiu o seu amor, a sua doçura, a sua bondade, a sua compaixão pelo outro, o seu perdão. Zaqueu se encantou com o modo de ser de Jesus e se converteu. Zaqueu se transformou. Deu metade dos seus bens para os pobres e devolveu quatro vezes mais para quem ele tinha roubado.
          O que será que Jesus falou com Zaqueu? O que fez Jesus para Zaqueu, para que ele se transformasse assim radicalmente?
          Jesus simplesmente não o excluiu, teve um gesto de amor, de acolhida, quis visitá-lo, quis hospedar-se na sua casa, conversar com ele, participar da sua vida, dando-lhe atenção, valorizando-o, não marginalizando e nem excluindo por ser ele um pecador. Mas sim, Jesus deu-lhe amor, sem o acusar de nada, sem lhe pedir nada.
          No momento que Zaqueu se mostrou arrependido da vida que levava Jesus disse a ele: “Hoje entrou a salvação nesta casa”.
          Jesus também quer entrar na nossa casa, quer nos dar a salvação, quer estar conosco. Jesus nos oferece a salvação todos os dias.
          Vamos então, na nossa vida procurar fazer este encontro pessoal com Jesus. Mas o que é fazer um encontro pessoal? É experimentar Jesus na nossa vida, é amá-lo, acolhê-lo, obedecê-lo, é ter intimidade com Jesus, é conversar com ele e por causa dele querer mudar de vida como mudou Zaqueu. 
A conversão de Zaqueu começa quando ele sentiu o desejo de conhecer Jesus de perto.
A conversão de Zaqueu continua quando se junta ao povo para se encontrar com Jesus e acolhê-lo em sua própria casa.          
A conversão de Zaqueu se completa quando se dispõe a partilhar seus bens e devolver com juros o que roubou.
Assim como aconteceu com Zaqueu, hoje também acontece conosco do mesmo jeito. Podemos dizer que acontece a conversão, a mudança de valores, de critérios a partir de um encontro pessoal com o Senhor Jesus.
Precisamos conhecer Jesus, ver Jesus, fazer experiência de Jesus, Caminho, Verdade e vida. Eu penso que muita gente ainda não viu Jesus, isto é, não se encontrou com Ele como os apóstolos, como Zaqueu, como a Samaritana, como São Paulo e muitos outros.. . . . Talvez já viu Jesus sim, nos santinhos, nas folhinhas, nas imagens, nos filmes, nos livros, revistas.........   Mas, é preciso vê-Lo com os olhos do coração, vê-Lo na vida, ao vivo, tê-Lo  no coração. Só assim vamos nos dar conta de quem Ele é realmente. É preciso ver Jesus para tê-LO no coração, na nossa vida, em todos os momentos.
Ver Jesus é assumir Sua Pessoa na nossa vida e deixar-se transformar por Ele como Zaqueu, como os apóstolos, como os santos e como muitos de nós.
          Ver Jesus é assumir Sua Palavra como verdade, amá-la, escutá-la, querer levar uma vida de santidade. Ver Jesus é participar da Eucaristia.
          Ver Jesus é espelhar-se n’Ele e se esforçar para alcançar Suas medidas, ser como Ele, pensar como Ele, agir como Ele, sonhar como Ele.
 Ver e ter Jesus vai muito além da emoção. . . de sentimentos piedosos. Ver Jesus é entrar na intimidade d’Ele, é comungar com Ele, é ser presença d’Ele no mundo.
Ver Jesus Caminho, Verdade e Vida é sentir, perceber sua presença amorosa e misericordiosa na nossa vida e na vida dos nossos irmãos em todos os nossos dias.
          Ver Jesus é amar, pois Ele é o Amor. Ver Jesus não é brincadeira! Amar é coisa séria. Ver Jesus é ter Jesus. É tê-Lo de tal jeito que não se precisa falar d’Ele. É vivê-Lo. É testemunhá-LO. É ser o seu perfume no mundo.
Ver Jesus é renunciar nosso comodismo, nosso egoísmo, para agir, pensar, falar como Ele, assim nossos irmãos enxergarão Jesus em nós.  
Ver Jesus é acolher a sua vontade, é reconhecer a nossa condição de criatura, é crer na misericórdia de Deus e aprender a ser misericordioso com os irmãos.
          Quem conhece Jesus, sente-O presente na sua vida  automaticamente vai querer amá-Lo e levá-Lo aos irmãos. E como podemos levar Jesus aos irmãos?
É necessário falar muito, e falar muito bem de Jesus, de Sua Pessoa, de Sua personalidade, de Sua mensagem, de Seu poder e, principalmente de Seu amor, a ponto de quem ouve “fique encantado, apaixonado e com vontade de ver Jesus também”. São Paulo nos diz: “A fé nasce do ouvir”.
É preciso falar de Jesus, para despertar o desejo de “vê-Lo”, para iniciar o processo de conversão e da fé, que consiste em “crer em Jesus” profundamente. É preciso falar muitas vezes de Jesus. Tantas quantas sejam necessárias até a pessoa sentir o desejo de “Ver Jesus”, de conhecê-Lo pessoalmente, de tornar-se Seu discípulo e servo, aceitá-Lo como Deus, Salvador, Senhor, Mestre e Bom Pastor,
É preciso experimentar em sua vida as maravilhas do poder de Jesus. Experimentar o Espírito Santo que Ele nos comunica, e suas maravilhosas manifestações de graças que se seguem naturalmente. Experimentar o amor misericordioso de Jesus no perdão dos pecados pela Confissão; provar uma profunda libertação interior pelo poder do Sangue de Jesus; receber graças de cura de problemas psicológicos e emocionais, pessoais, familiares e sociais; participar do santo sacrifício de Jesus, oferecido em cada Santa Missa; renovar os encontros com Jesus na santa Comunhão; perceber a presença constante de Jesus vivo realizando sua obra de redenção; enfim, experimentar a Glória de Jesus. Porque o que realmente nos converte é o encontro pessoal com Jesus.
Enquanto a pessoa não abrir o coração para Jesus, não for tocada pelo seu amor a ponto de render-se a Ele, de aceitá-Lo como seu Salvador e Senhor, ela não está evangelizada.
Quem encontra com Jesus, quem sente Jesus presente em sua vida passa a ter uma profunda amizade com Ele, e a viver o estilo de vida proposto por Ele, se torna um “Homem Novo”, como nos diz São Paulo.
          Quem já teve seu encontro pessoal com Cristo, quer viver para agradá-Lo, segui-Lo, amá-lo e amar o irmão como Jesus amou.          
Queridos irmãos e irmãs, vocês que procuram amar cada vez mais Jesus, façam o seu encontro pessoal com Jesus todos os dias. Vamos todos fazer a experiência de Jesus em nossa vida. Vamos ser amigos íntimos de Jesus, vamos amá-lo sempre mais. Vamos conversar com ele, entregar para ele nossos problemas, nossas aflições, angústias, tribulações, desesperos, maus pensamentos, vícios.... Vamos entregar nossos fardos para Jesus. Vamos confiar em Jesus, esperar em Jesus. Ele nos ajudará a carregar a nossa cruz.
Jesus quer nos libertar de todas as escravidões como libertou Zaqueu, porque ele nos ama e dá a sua vida por nós. Vamos segurar forte na mão de Jesus para não cairmos em tentações.
Como Zaqueu vamos deixar Jesus entrar em nossa casa, no nosso coração. Vamos hospedar Jesus, ele poderá nos dizer como disse a Zaqueu: “hoje a Salvação entrou nesta casa.”
Quem se encontra com Jesus na sua vida, muda de comportamento, muda de caminho. Começa a caminhar na estrada de Jesus que é a estrada da salvação e que nos leva a sentir paz, amor e felicidade mesmo que a caminhada seja difícil, cheia de curvas e lombadas, cheia de problemas, de pedras e espinhos, Jesus nos dá coragem e força para enfrentar tudo.
Vamos, pois, queridos irmãos, abrir o nosso coração, deixar Jesus entrar em nossa vida, para que a Salvação entre em nossa casa também.

Maria de Lourdes





Nenhum comentário:

Postar um comentário