.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O ENCONTRO DO A.T. COM O NOVO TESTAMENTO – Maria de Lourdes Cury Macedo


Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2014
EVANGLEHO DE LC, 67-79

A história do nascimento de João Batista tem muitas semelhanças com a história do nascimento de Jesus.
Os Evangelhos nos falam de uma pessoa muito especial, extraordinária, que nasceu uns meses antes de Jesus e se mostrou um pouco antes de Jesus começar a sua missão na terra, João era filho de Zacarias e Isabel, pessoas boas, justas e pobres. Zacarias trabalhava uma semana por ano no Templo em Jerusalém.
          João veio ao mundo com a missão de preparar os caminhos para o Senhor, isto é, os corações das pessoas para receber Jesus que estava chegando. Ele foi o último dos Profetas. Os profetas do A.T. anunciavam que iria nascer o Salvador Jesus. João, o último profeta apontou, mostrou Jesus em pessoa para o povo como o Messias esperado, e encaminhou para Jesus os seus discípulos que havia formado. João representou o fim do AT e Jesus o início do Novo Testamento.
          Quando o anjo Gabriel apareceu no Templo para Zacarias e disse que sua mulher Isabel ia ter um filho, ele duvidou. Por isso Zacarias ficou mudo até a circuncisão de João. Depois que Zacarias confirmou o nome João para o menino, sua boca se abriu e sua língua pode proclamar a Grandeza de Deus com louvores ao Senhor.
          Se referiu ao menino profetizando “E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar seus caminhos”(Lc 1, 76).
          Zacarias representa todo o povo de Israel que, depois de tantos séculos passados lembrando, recordando as promessas, agora é testemunha da fidelidade de Deus. Ele está presenciando a chegada do Messias. Vê despontar “do alto a visita do sol nascente (que é Jesus), que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz” (Lc 1,78-79). Agora reconhece os seus benefícios e a todos os povos proclama as maravilhas do amor de Deus.
Para o povo de Israel o deserto é muito especial porque lembra um tempo decisivo da história, mexe com seus sentimentos, com suas emoções, pois, está ligado ao caminho da escravidão para a liberdade, quando guiados por Moisés, Deus os conduziu à terra Prometida. O deserto é o lugar onde seus pais, seus antepassados fizeram a experiência da proteção de Deus, onde não viveram apenas do pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
João Batista crescia e se fortalecia em espírito. E habitava no deserto até o dia em que se manifestou a Israel. João passou toda a sua adolescência e sua juventude no deserto. Ali se preparou para a sua missão de ser o profeta do Altíssimo, de preparar a chegada de Jesus, de apresentar ao povo o Messias esperado durante séculos: Jesus de Nazaré. João será o anunciador da misericórdia de Deus, justificando o significado do seu nome.
João foi o último profeta do Antigo Testamento, aquele que preparou os caminhos para a inauguração da nova história, o nascimento do Salvador. A estrada deveria estar pronta para que Jesus chegasse até nós e nós chegássemos até ele, num encontro de amor e doação.
João queria se diminuir para que Jesus crescesse. João sabia qual era o seu lugar. Quem deve aparecer não é João e sim Jesus. João disse aos seus discípulos: “é preciso que eu diminua e Ele cresça”. Nós a exemplo de João devemos preparar o caminho do Senhor, sair do nosso comodismo e levar nossos irmãos a Jesus, projetar realmente Jesus e não a nós mesmos.
João foi fiel à sua missão de precursor, a ponto de se diminuir fisicamente quando foi decapitado na defesa da verdade. Ele é uma testemunha fiel, que soube morrer pela causa que abraçou.
Sejamos outro João Batista no mundo de hoje levando os irmãos a se encontrar com Jesus, fazer a experiência de Jesus vivo e presente em suas vidas.

Maria de Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário