.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 14 de dezembro de 2014

“OS COBRADORES DE IMPOSTOS E AS PROSTITUTAS VOS PRECEDEM NO REINO DE DEUS.” Olívia Coutinho.

 

Dia 16 de Dezembro de 2014

 

Evangelho De Mt 21,28-32


A palavra de Deus é fonte de vida que irriga o nosso coração! Quando embebedamos desta fonte de vida, vamos aos poucos nos tornando parecidos com Jesus!
O Evangelho que a liturgia deste domingo nos apresenta, nos adverte sobre o perigo que corremos quando ficamos somente na interpretação da palavra de Deus e não a colocamos em prática!
Quem conhece a palavra de Deus e não a vive, se condena,  pois não vive a justiça e o perdão.  Era o que acontecia com os líderes religiosos do tempo de Jesus, eles conheciam bem as escrituras, mas não viviam o que conheciam, colocavam fardos pesados nos ombros do povo e eles mesmos ficavam somente no discurso, não viviam o que falavam.
No texto, Jesus desmascara estas autoridades ao dizer: “Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no reino dos céus.” Isto é, o povo excluído, vistos como pecadores, ouviu as pregações de João e se converteram, endireitando os seus caminhos, enquanto que estes líderes, não deram crédito ao testemunho de João e o pior ainda, não aceitaram Jesus como sendo o Messias, o Deus encarnado.
E para que eles pudesse rever a própria vida, Jesus conta a parábola dos dois filhos convocados pelo pai a trabalhar na vinha. O pai representa Deus, os dois  filhos representam duas posturas diferente diante o chamado de Deus.  Uma parábola que serve de advertência para muitos de nós, que dizemos sim a Deus, mas não nos comprometemos com o que assumimos com Ele.
Na parábola, o “não” do primeiro filho, representa os cobradores de impostos e  as prostitutas, estes, a princípio disseram não a Deus, optando por caminhos contrários, mas depois arrependeram e se converteram. Já  o “sim” do segundo  filho, representa os líderes religiosos que disseram sim a Deus, mas um sim  que ficou somente na palavra, não os levou à conversão.
Com qual filho nos identificamos?  Com aquele que disse não, mas que depois se arrependeu e foi trabalhar na vinha, ou com aquele  que disse  sim, mas que o seu sim ficou somente na palavra?
Operário da vinha do Senhor, não é aquele que fica somente no discurso, ditando o que o outro deve fazer.  Operário da vinha do Senhor,  é aquele que coloca a mão na maça, que ensina fazendo, como Jesus fazia!
Jesus não usava teorias para ensinar os discípulos, Ele os ensinava com as suas atitudes.
O nosso sim à Deus, deve ser sincero, deve ser um sim, que nos coloque à serviço do Reino como o sim de Maria!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

2 comentários:

  1. Obarigado. Por esta linda reflexão. Cada dia aprendo mais.E vou construindo a minha casa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Por esta linda reflexão. E cada dia vou construindo a minha casa.

    ResponderExcluir