.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Eis o Cordeiro de Deus-Claretianos

Sábado, 03 de Janeiro de 2015
Genoveva

1João 2,29–3,6: O que permanece em Deus não peca  
Salmo 97: Aclamemos com júbilo o Senhor
João 1,29-34: Eis o Cordeiro de Deus.
29 No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 É este de quem eu disse: Depois de mim virá um homem, que me é superior, porque existe antes de mim. 31 Eu não o conhecia, mas, se vim batizar em água, é para que ele se torne conhecido em Israel. 32 (João havia declarado: Vi o Espírito descer do céu em forma de uma pomba e repousar sobre ele.) 33 Eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar em água disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo. 34 Eu o vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus. 35 No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos.


COMENTÁRIO


João Batista viu Jesus aproximar-se e disse: Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele eu disse: Atrás de mim vem um homem que é mais importante que eu, pois existira ante que eu. Eu não o conhecia, porém vim batizar com água para que ele seja manifestado a Israel. João deu este testemunho: Contemplei o Espírito, que baixava do céu como uma pomba e pousava sobre ele. Eu não o conhecia, porém aquele que me enviou a batizar disse-me: Aquele sobre quem vires baixar e pousar o Espírito é o que vai batizar com Espírito Santo. Eu o vi e atesto que ele é o filho de Deus. Assim como uma radiografia revela a estrutura de um ser humano, do mesmo modo o batismo de João Batista revela a verdadeira natureza daqueles que o recebem. Aqueles que buscam a Deus acodem ao deserto, o resto fica em casa. Porém, nessa procissão, que revela as verdades ocultas no coração humano, aparece Jesus como o ser humano definitivo. Por isso no evangelho, o Batista chama Jesus de Cordeiro, o portador do Espírito, o Filho de Deus. Essa função reveladora do batismo de João, é exercida no cristianismo pelo seguimento de Cristo. Partilhar com Jesus sua Palavra, vida e missão nos permite fazer a radiografia e perguntar se somos como João Batista, profetas precursores, mas como o evangelista João, profetas evangelizadores. Não anunciamos um batismo de purificação, mas uma imersão na vida de Cristo. O batismo cristão é o símbolo da participação plena na vida de Jesus, em sua missão evangelizadora e em sua instauração do reino. Que nos revela nosso batismo cristão em relação à nossa missão evangelizadora? Ajuda-nos o seguimento de Jesus a clarificar nossas verdadeiras motivações como cristãos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário