.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Leproso sem nome-Diácono José da Cruz

SEXTA FEIRA TEMPO DO NATAL 09/01/2015
1ª Leitura 1Jo 5, 5-13
Salmo  147 (147B) “Louva,ó Jerusalém, o Senhor; louva o teu Deus, Ó Sião”
Evangelho Lucas 5, 12-16

Vamos conversar um pouco com esse Leproso sem nome, que representa todo Homem ou mulher que teve um encontro com Jesus deixando-se por ele transformar no mais íntimo do seu Ser.
___Como foi seu encontro com Jesus?
Homem curado ____Eu tinha em meu coração um forte desejo de me encontrar com Jesus mas as possibilidades eram poucas.Nós leprosos não podíamos ficar na cidade, pois sendo impuros ficávamos em lugares desertos, longe de todas as pessoas.
___Assim que o avistou você caiu aos pés dele...
Homem Curado___Sim, eu prostrei-me aos seus pés porque no fundo eu sabia que só Ele poderia curar-me e mudar a minha vida.Ele representava minha esperança e Salvação, nesse sentido.
___Mas você não pediu a cura logo que o viu...
Homem curado___Não ! Primeiro eu me submeti á sua Vontade, por isso eu disse “Se queres...”
___Mas vc acha que ele poderia  “Não querer”?
Homem Curado___Isso eu não sei, só sei que pedi com Fé, e pedir com Fé não é ter o domínio sobre Deus, ao contrário, é nos submetermos a Ele.
___Por que a sua cura foi tão marcante para você e para as pessoas que presenciaram?
Homem Curado___O fato dele ter me tocado, antes de dizer Eu quero, fica curado...Naquele tempo as pessoas religiosas eram proibidas de nos tocar, pois ficavam também impuras.
‑____Este fato parece estar associado ao mistério da Encarnação de Jesus, ou não?
___Está sim, a Humanidade toda estava impura pela lepra do pecado,e com sua encarnação, assumindo a nossa natureza humana, Jesus “tocou” em nós assumindo a nossa fragilidade humana. Por isso o evangelista não cita o meu nome, pois essa é a história de toda humanidade.
___Mas no final ele proibiu você de falar sobre a cura, e mandou se apresentar ao sacerdote, para que a cura fosse oficialmente reconhecida. Seria isso um mero formalismo religioso?
Homem Curado__ Jesus não quis mostrar-se superior á Instituição Religiosa, ele respeitou o rito de purificação do templo, embora tivesse mostrado que só Ele é quem faz a verdadeira purificação do Ser Humano. Esse evangelho apenas quer ensinar que os ritos são sinais de uma ação Divina em nossa vida. Não se deve ficar só no rito mas nele fazer uma experiência profunda de Deus. Vocês tem os Sacramentos, que devem ser vividos e não apenas celebrados e ritualizados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário