.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O que tem ouvidos para ouvir, ouça-Claretianos

Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2015
Valério

Hebreus 10,19-25: Mantenhamo-nos firmes na esperança
Salmo 23: Busquemos a Deus, nosso Senhor
Marcos 4,21-25: O que tem ouvidos para ouvir, ouça.

21 Dizia-lhes ainda: Traz-se porventura a candeia para ser colocada debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não é para ser posta no candeeiro? 22 Porque nada há oculto que não deva ser descoberto, nada secreto que não deva ser publicado. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça. 24 Ele prosseguiu: Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará. 25 Pois, ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que tem.

COMENTÁRIO

Marcos agrupou nesta passagem duas parábolas que certamente não estavam assim no início. A parábola da lâmpada (vv. 21-23) que é reproduzida, sem dúvida, em seu estilo original: seu estilo interrogante é, com efeito, característico de uma fonte próxima à tradição oral; e o v. 23 é um estribilho pulsante na tradição primitiva para sublinhar a gravidade do ensino que estava sendo ministrado.
A parábola da lâmpada é um simples provérbio, destinado primitivamente a explicar a necessidade de passar aos fatos: quem compreendeu algo não pode calar e toda sua atividade deve estar marcada por esta circunstância. Porém, ao acrescentar a esta parábola o v. 22, Marcos a introduz no âmbito de sua doutrina sobre a escuta da Palavra e sobre o segredo messiânico. Nessas condições, a lâmpada designa a doutrina de Jesus. No momento está velada e não é compreendida, porém virá um dia em que se tornará visível e “quem não compreendeu” as palavras “misteriosas” será condenado e julgado no momento dessa manifestação.
Se a Palavra de Deus não é proclamada sob o regime da fé, é como uma lâmpada debaixo de um móvel ou de uma cama: não se percebe sua claridade, mas somente sua penumbra. É preciso entregar-se com confiança e fidelidade a essa lâmpada para que realmente ela ilumine o ambiente. Porém, o reino está em processo de crescimento. A lâmpada estará algum dia sobre o candelabro e iluminará os que, em segredo e no mistério, puseram nela sua confiança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário