.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

“O SÁBADO FOI FEITO PARA O HOMEM E NÃO O HOMEM PARA O SÁBADO.” - Olívia Coutinho

 
Dia 20 de Janeiro de 2015

Evangelho de Mc2,23-28
 
A nossa intimidade com Jesus, nos coloca no coração do Pai! Pena que nem todos os nossos irmãos vivenciam a alegria do aconchego do coração do Pai, por estarem submetidos a radicalidade religiosa imposta pelos seus líderes, que ao contrário do líder Maior  que é Jesus, passam para os seus fieis, a imagem de um Deus vingativo,distante de nós, de um Deus que está sempre a espreita, pronto para nos pegar em algum deslize! 
O medo do castigo, a observância exagerada de tantos preceitos, impede muitos irmãos de uma proximidade maior com Deus! Ao invés de conduzir o povo para convívio do Pai, muitos líderes, acabam criando barreiras, impedindo-o de vivenciarem uma intimidade de filho (a) com o Pai!
Todo aquele que fica preso na observância exagerada de regras, não consegue captar a mensagem principal de Jesus, que é um convite a vivermos o amor numa intimidade profunda com o Pai! Enquanto estamos presos nos pormenores, não enxergamos o mais importante que é a presença amorosa de Deus em nossa vida!
Não podemos esquecer nunca de que somos filhos amados de Deus e que como Pai amoroso, Ele só quer nos amar e não nos castigar!
O evangelho de hoje nos fala de mais um conflito dos fariseus com Jesus, desta vez, a respeito da observância do sábado. Embora conhecedores das Escrituras, os fariseus, na prática, estavam bem distante do amor propagado por Jesus: o amor que gera vida!
As autoridades religiosas do tempo de Jesus, colocavam fardos pesados nos ombros das pessoas,  leis, normas, que deveriam ser  cumpridas  rigorosamente  como Jejum, ritos de purificação, observância do sábado e tantas outras regras que eles mesmos criavam, e que na verdade tinham como pano de fundo, cegar o povo diante os seus direitos. Ficou claro, que os fariseus queriam pegar Jesus num casuísmo legal, já que o fato dos discípulos estarem apanhando espigas de trigo para saciar a fome, não lhes poderia ser atribuído como roubo.
Determinados a escandalizar Jesus, os fariseus procuraram outra forma para incriminá-lo, alegando que os discípulos estavam infligindo as leis que proibia o trabalho em dia de sábado, desconsiderando assim, a sua necessidade de sobrevivência.
Criticado pelos Fariseus em nome da Sagrada escritura, Jesus responde essas criticas usando a mesma: “Por acaso nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passara necessidade e tiveram fome?...”Mc 2,25
Não é difícil perceber que até nos dias de hoje, presenciamos situações semelhantes. Na realidade, o legalismo é um instrumento de alienação e opressão, que tem como maior objetivo desviar a atenção do povo. Enquanto o povo está voltado para a observância rigorosa de tantas leis, os donos do poder sentem-se livres para praticar seus atos ilícitos.
As leis de organização social e religiosas só têm validade se forem elaboradas em favor da vida. E Jesus veio para libertar e fazer desabrochar a vida! Em todos os seus ensinamentos Ele deixava claro que a vida tem que estar em primeiro lugar e a necessidade de sobrevivência acima de toda e qualquer lei!
Para um seguidor de Jesus, não deve existir dia, nem hora para cuidar da vida!
Apanhando espigas de trigo para matar a fome, os discípulos, apoiados por Jesus, começaram a abrir caminho para uma nova mentalidade, mostrando-nos que a lei que deve nos reger é a lei do amor!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

https://www.facebook.com/group s/552336931551388/

Nenhum comentário:

Postar um comentário