.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Olhar de ternura-Helena Serpa

15 de Janeiro de 2015 - Quinta - Evangelho - Mc 1,40-45


Hebreus 3, 7-14 – “com o coração transviado pela incredulidade” 

A leitura nos faz refletir sobre a nossa incredulidade e falta de confiança em relação ao que Deus quer fazer na nossa vida. Muitas vezes temos o nosso coração transviado pela incredulidade e nos afastamos do Deus vivo, por isso, não conseguimos ter uma experiência espiritual concreta com o Seu Amor. Por essa razão o escritor sagrado nos convida a abrirmos o coração e os ouvidos a fim de escutarmos a voz de Deus por meio do Espírito Santo que nos adverte: “ Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações!” A voz do Espírito Santo é a Palavra de Deus que opera como uma bússola a nos orientar na caminhada em busca do repouso junto ao Senhor. A todos os que mantêm a confiança no Senhor a leitura exorta a que animem uns aos outros, “dia após dia, enquanto se disser, hoje”! A incredulidade e a dúvida são armas nocivas que o demônio teima em colocar em nossas mãos com o único fim de nos afastar da graça de Deus e rejeitar o Seu auxílio e orientação. Só conseguiremos nos ajudar mutuamente se também nos alimentarmos com a Palavra de Deus porque é ela quem aumenta em nós o dom da Fé. Na medida em que nos apossarmos do alimento espiritual da Palavra nós progrediremos na graça e no conhecimento do Senhor e nos tornaremos fiéis e convictos no seguimento de Jesus. Não podemos mais perder tempo, o dia de hoje é para nós o tempo propício à conversão, o momento em que assumimos o nosso ser cristão, consequentemente, não podemos deixar nada para amanhã. Hoje é o dia da graça, o dia em que o Senhor nos fala. – Você tem o coração aberto para acolher a voz de Deus? – Você é uma pessoa racional, questionadora, que só acredita se tiver provas? – Para você o que é ter fé? – Você tem confiança no projeto de Deus para a sua vida?

Salmo 94 – “ Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os vossos corações”
 

O salmo retrata a caminhada do povo no deserto que, embora visse os prodígios do Senhor, fechava o coração e não queria obedecer à Sua voz. Nós, somos hoje esse povo que caminha no deserto do mundo e que, apesar de dizer que acredita no Senhor, não abre o coração para Seus conselhos. O próprio Deus nos fala através deste salmo. Escute a Sua voz e reflita!

Evangelho – Marcos 1, 40-45 – “ olhar de ternura”.

Mais uma vez somos chamados a meditar na passagem da cura do leproso e, hoje, nos chama atenção o olhar de compaixão e ternura que Jesus manifestava quando encontrava aqueles que eram excluídos pela sociedade. Embora a lepra fosse uma doença incurável e amaldiçoada, Ele não tinha para com os leprosos olhar de reprovação, nem tampouco, quando abordado por eles, mostrava-se superior. Refletir sobre os gestos e as ações de Jesus, como também sobre a Sua firmeza, far-nos-á também querer adotar as mesmas expressões e ações que Ele usava. É com este mesmo olhar que Jesus nos olha, acolhe a nossa fraqueza, o nosso pecado e a nossa limitação. Jesus, hoje, age também como agia no tempo em quem andava por aqui. Ele olha para cada um de nós, cheio de compaixão, apesar de também sermos como aquele leproso, indignos de chegarmos perto dele. No entanto, Jesus busca cada um que confia na Sua misericórdia e no Seu poder amoroso. Não obstante, como fez com aquele leproso, Jesus quer conhecer qual é o desejo do nosso coração, e precisa que imploremos com convicção pela cura que necessitamos. Quando acreditamos, pedimos, suplicamos, de coração, Ele realiza. Precisamos abrir a nossa boca e o nosso coração para manifestar a Ele os nossos desejos, mas também termos consciência da vontade de Deus e nos submeter ao Seu julgamento. O leproso submeteu o seu desejo à vontade do Senhor quando pediu de joelhos, “Se queres, tens o poder de curar-me!” Percebemos, então, que o leproso colocou como condição o querer de Jesus, por isso, Jesus disse: “Eu quero, fica curado!” Esta é a maneira certa para pedirmos as coisas a Deus. Deus sempre quer nos curar e na hora certa Ele age. Muitas vezes nós queremos impor a nossa vontade a Deus e não admitimos esperar pelo momento certo para receber a graça que pleiteamos. Precisamos, então, ter confiança, pois só Ele sabe o tempo e a hora. Todavia, quando alcançamos a graça, não poderemos mais esconder: precisamos sair apregoando, anunciando o Seu poder, porque assim fazendo estaremos dando ao mundo a oportunidade para que todos conheçam a salvação que vem de Deus. - Você tem recebido graças de Deus. Isto fez com que você olhasse melhor para as outras pessoas? - Existe algum “leproso” que precisa do seu olhar de compaixão? Pergunte a Jesus o que você poderá fazer por ele! – Você costuma contar pra todo mundo as maravilhas que Deus realiza em você? – Você pede a vontade de Deus ou se limita a pedir só o que você acha que lhe convém?
 

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário