.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Perseverar e nunca desistir-Helena Serpa

16 de Janeiro de 2015 - Sexta - Evangelho - Mc 2,1-12

Reflexão pessoal – Hebreus 4, 1-5.11 – “ quem entrará no repouso de Deus?”

O autor sagrada continua nos exortando para que não deixemos passar em vão, o tempo precioso que temos de acolher as graças de Deus. Enquanto estivermos aqui na terra nos é dada a oportunidade de entrarmos no repouso de Deus assumindo a vida eterna desde já e vivendo a paz, o que, em outras palavras, significa a vivência do reino que Jesus veio inaugurar. Por isso, ele nos aconselha a não perdermos esta chance, como aconteceu com o povo de Israel na travessia do deserto. Ao atravessar o deserto o povo de Deus não acreditou e não obedeceu às orientações de Moisés, por isso não entraram no Seu repouso. Hoje, mais do que eles, nós temos motivos para confiarmos nas promessas do Senhor: temos a Palavra, temos a Eucaristia, temos o Espírito Santo. Se, mesmo assim, ainda não acreditamos e não obedecemos à Sua Voz, é tempo, então, de implorarmos o dom da fé para crescermos na graça e no conhecimento de Deus. A Bíblia nos fala que Deus criou todas as coisas! Criou o homem e a mulher, viu que tudo era bom, e no sétimo dia descansou. Que possamos, também, confiando no Senhor, apesar de toda a luta da nossa vida, entrarmos no Seu repouso e viver desde já, a paz e a justiça que é o reino dos céus acontecendo na nossa vida terrena. – O que você tem feito para entrar no repouso de Deus? – Você tem dúvidas de que o tempo para conquistar esse repouso é hoje? – O que você entende por repouso de Deus? – Você tem paz no coração? 

Salmo 77 – “Não vos esqueçais das obras do Senhor!”

O salmista nos ensina a ter sempre presente na nossa mente e na nossa vida a memória das obras do Senhor! Para isso, é necessário que tudo quanto ouvirmos e aprendermos seja transmitido para as gerações que vêm depois de nós. Não podemos nos calar diante dos feitos do Senhor. Para que possamos construir uma família justa, é justo que apregoemos a todos os nossos filhos e filhas, as maravilhas de Deus na nossa vida, a fim de que eles (as) ponham também no Senhor a sua esperança.

Evangelho – Marcos 2, 1-12 – “ perseverar e nunca desistir”
O exemplo dos quatro homens que apresentaram o paralítico a Jesus é uma demonstração de perseverança, de persistência e, principalmente de fé e confiança absoluta em Deus. Eles não mediram esforços e fizeram até o impossível para que aquele homem conseguisse chegar até Jesus, pois tinham certeza de que ele seria curado. Na narrativa chama-nos a atenção o fato de Jesus notar “a fé daqueles homens” que levavam o paralítico até Ele! Daí, podemos também concluir que não foi propriamente a fé do paralítico que o salvou, mas sim a fé dos seus amigos. Esta é, portanto, a qualidade da fé que precisamos cultivar. Ir até o fim, sem desistir, diante das dificuldades, dos empecilhos, dos desencontros de horários. Por todos estes pequenos contratempos, muitas vezes, nós deixamos por menos e não acudimos alguém que está paralítico. Há muitos “paralíticos” esperando a nossa ação para serem apresentados a Jesus. Nada acontece diferente na vida deles, porque nós também estamos paralisados pela incredulidade e ainda não tomamos a iniciativa de conduzi-los até Ele! Precisamos refletir qual será o espírito que nos move a levá-los. Se nos falta fé, porque será que duvidamos do poder de Jesus. Quais são as dificuldades e as barreiras que nos atrapalham e, por isso, não conseguimos. A mensagem que nos é dada, hoje, é a de nunca desistir de ajudar alguém que necessita da nossa ação. – Você também tem fé de que Jesus pode curar os seus amigos paralíticos? – O que você tem feito para demonstrar a sua fé? – O que você entende por “paralítico”? Para onde Jesus mandou ir o paralítico depois de curá-lo? – Na sua casa tem alguém paralítico (a)?

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário