.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

PRECISAMOS NOS LEVANTA- Alexandre Soledade

29 de Janeiro - Quinta - Evangelho - Mc 4,21-25


Bom dia!
Ontem terminei a reflexão com a seguinte mensagem:
“(…) Se empenhar não é viver a idéia de que somos amados para justificar os erros. É após cada erro, tropeço, equivoco, (…) COM MAIS GARRA LEVANTAR e querer ter um terreno menos pedregoso ou com espinhos, pois é certo que novamente Ele passará semeando”.
Repare a intima relação dessa mensagem com uma colocação, diversas vezes mencionada por Marcio Mendes, no programa Sorrindo para a vida da TV Canção Nova: “Por essa razão, precisamos tomar posse dessa graça, MAS PARA ISSO PRECISAMOS NOS LEVANTAR, porque ninguém vence a luta deitado”.
Mas o que essas duas citações têm haver com a parábola apresentada por Jesus no evangelho de hoje? De certa forma elas se interagem. E muito!
Boa parte das pregações de Jesus tinha como tema a redenção através do perdão dos pecados. Sim, somos novamente livres através da reconciliação. Esse ato redentor deveria gerar em nós a gratidão, pois não mais estamos nas garras do mal que nos aprisionava e sim livres para sermos felizes, bons e amáveis… No entanto, por algumas vezes, a “bordoada” dada pela vida nos faz desacreditar que podemos nos reerguer, mas NOVAMENTE contradizendo as nossas expectativas humanas, levantamos.
A chama de vida e de esperança que parecia apagada, Jesus reaviva e nos dá vigor, mas a gratidão, às vezes, se rende ao entusiasmo da vitória. Vibrantes e entusiasmados pelas conquistas acabamos esquecendo de retribuir. Deus nos levanta por que nos ama, mas creio que esperasse que nós ajudássemos a levantar outros.
Temos pessoas engajadas em diversas pastorais e movimentos com talentos incríveis; temos irmãos e irmãs que vão a missa apenas aos domingos que se estivessem engajadas poderiam surgir novos sonhos como teve um dia Zilda Arns, mas como na parábola de hoje, ficam escondidas sob a mesa.
Em busca da tão sonhada estabilidade, meio que fechamos os olhos. Tememos, após esse encontro com o projeto de Deus, despendiar tempo que poderíamos estar investindo em nossa carreira, estudo, crescimento pessoal, reconhecimento profissional, sonhos…
“(…) Dos que vivem em Cristo se espera um testemunho muito crível de santidade e de compromisso. Desejando e procurando essa santidade não vivemos menos, mas melhor, porque, quando Deus pede mais, é porque está oferecendo muito mais: ´NÃO TENHAM MEDO DE CRISTO! ELE NÃO TIRA NADA E NOS DÁ TUDO´!” (Documento de Aparecida §352).
Essa frase em caixa alta é de Bento XVI e propositalmente esta em destaque. Deus não deseja que abandonemos nossos sonhos, mas que possamos dispor um pouco de gratidão a Ele no serviço principalmente por aqueles que ainda não O conhecem, os que sofrem, aos que não conseguem levantar.
“(…) Mas as condições de vida de muitos abandonados, excluídos e ignorados em sua miséria e sua dor, contradizem este projeto do Pai e desafiam os cristãos a um maior compromisso a favor da cultura da vida. O Reino de vida que Cristo veio trazer é incompatível com essas situações desumanas. Se pretendemos fechar os olhos diante destas realidades, não somos defensores da vida do Reino e nos situamos no caminho da morte: “Nós sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos. Aquele que não ama, permanece na morte” (1 Jo 3,14)”. (Documento de Aparecida §358).
Muito foi falado da idealizadora de um sonho chamado PASTORAL DA CRIANÇA, mas pouco se enfatiza nesse mundo que se tornou tão frio o fato que ela foi uma filha de Deus como nós, que nasceu para servir (como nós), dividiu um pouco do seu talento e amor materno com os  que mais precisavam (como nós?) partiu servindo. Santa da modernidade. Mãe, esposa, médica, bem sucedida, reconhecida, premiada… Como tantos outros, ela entendeu a fundo essa parábola.
Deixo em destaque novamente a afirmação do nosso pontífice:
“Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e nos dá tudo”
Brilhem! Não se escondam! Levantem-se! Apresente a Deus um pouco do seu tempo e verás!

Um Imenso abraço fraterno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário