.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

APESAR DA REJEIÇÃO O ANÚNCIO DO REINO DEVE ACONTECER! – Maria de Lourdes Cury Macedo


Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2015
EVANGELHO DE Mc 6, 1-6

Quando Jesus começou ensinar nas sinagogas libertando o povo de suas escravidões, o povo, cansado do velho ensinamento, gostou do novo, dado com poder e autoridade. Alguns Doutores da Lei chegaram dizer que Jesus fazia milagres pelo poder do demônio.
Nas sinagogas daquele tempo, qualquer pessoa adulta poderia ler e interpretar a Palavra de Deus, mas geralmente eram os “Doutores da Lei e Fariseus” que tinham essa missão. Eles tinham estudado as escrituras, por isso eram considerados os autênticos interpretes da vontade de Deus manifestada nos textos sagrados. O povo era obrigado a ouvir e a pedir explicação do que era certo ou errado, eles é que tinham resposta para tudo. 
Naquela época, falava-se muito da chegada do Messias. Quando o Messias viesse ninguém saberia de onde Ele veio. (Jo 7, 27)
Jesus foi para sua terra natal, Nazaré. Lá Ele viveu até os 30 anos como uma pessoa comum, com seus pais, José e Maria, e parentes. Aprendeu o ofício de carpinteiro, serviço de seu pai adotivo, José.
         Entrou na sinagoga de Nazaré, num sábado, e começou ensinar com grande sabedoria. Seus ouvintes admiravam seus ensinamentos, mas nem por isso acreditavam em Jesus porque O conheciam e a sua família,  sabiam que Jesus não fizera nenhum estudo especial para ter tanto conhecimento. Jesus, durante 30 anos, levara uma vida humilde e simples de um homem comum como todos os outros.
         Em Nazaré, sua terra, ocorreu diferente dos outros lugares. Perguntavam: “De onde ele recebeu tudo isto?” Como conseguiu tanta sabedoria? “Não é ele carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E suas irmãs não vivem aqui em nosso meio?” Com essas indagações, rejeitavam a ideia de que Jesus seria o Messias, pois o conheciam. Quando se queria desprezar alguém, bastava substituir o nome do pai pelo da mãe. Por isso, a expressão “filho de Maria” (a não ser que José já tivesse morrido), era altamente depreciativa.
         Na linguagem usada naquele tempo eram também chamados “irmãos” os primos e os parentes, tanto próximos como afastados. Hoje em dia também usamos essa linguagem. Falamos que somos todos irmãos. Não somos irmãos de sangue, mas somos filhos de um mesmo Pai, Deus, professamos a mesma Fé, o mesmo Batismo, somos santificados pelo mesmo Espírito, em Cristo Jesus.
         Os nazarenos desprezaram o poder e a sabedoria de Jesus porque viam Jesus como filho do carpinteiro, de origem humilde e simples, do qual não poderia surgir tanto poder e tantas luzes. Ao invés de aceitá-Lo, O desprezam e rejeitam.
         Daí a resposta de Jesus aos seus conterrâneos: “Um profeta não é desprezado senão na sua terra, entre os seus parentes, na própria família”. É sempre assim: somos mais reconhecidos fora da nossa família, fora da nossa terra, do que na nossa própria família e terra.
         Jesus não quis fazer curas e milagres em sua cidade porque não desejava impor prodígios aos que se mostravam incrédulos. Em outros lugares, os ensinamentos libertadores de Jesus despertavam a fé e o entusiasmo das pessoas sinceras, já nos nazarenos, a indiferença.
         Hoje, dá-se o mesmo: Não há milagre que convença aquele que não quer acreditar! Deus não força os homens a aceitar suas graças e quer deles ao menos uma cooperação, que é a vontade de recebê-las.
         Como é difícil evangelizar os da família, eles não querem ouvir, pedem até para parar, ou zombam de nós. Os estranhos chegam a pedir para nós falarmos de Cristo para eles.
         Dizem os estudiosos que Jesus levou seus discípulos a Nazaré para ensiná-los a não desanimarem diante das contrariedades na pregação. Mostra com o exemplo de seus conterrâneos que a Palavra do Evangelho pode encontrar resistência e repulsa até naqueles que deveriam ser os mais prontos e dispostos a acolhê-la.
         Os discípulos aprendem uma importante lição daqueles que esperamos encontrar apoio, participação e solidariedade, pode acontecer que encontremos obstáculos, mas apesar de tudo o ANÚNCIO DO REINO DEVE ACONTECER!
         Podemos concluir como é difícil encarnar o Evangelho na realidade do povo. Se encontrarmos resistência, não esqueçamos de que Jesus já fez essa experiência muito antes de nós e não desanimou. Ao contrário, continuou firme, certo de que estava cumprindo a missão que o Pai lhe confiou.
Irmãos, desempenharemos nossa missão de discípulos missionários ou ficaremos paralisados como os conterrâneos de Jesus?
          Senhor, fortalecei-nos no caminho da evangelização, que os obstáculos que surgirem não nos impeçam de continuarmos nossa missão. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário