.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

-JESUS CUROU A SOGRA DE SIMÃO-José Salviano


5º DOMINGO TEMPO COMUM

8 de Fevereiro de 2015
Ano  B

Evangelho - Mc 1,29-39



VOCÊ JÁ REZOU HOJE?

      

PRIMEIRA LEITURA - As lamentações de Jó diante de seu sofrimento, nos conduz a uma só conclusão. É melhor sofrer nesta vida do que sofrer no inferno, na outra vida! Não reclamemos das  nossas dores. Não nos irritemos com o que temos de sofrer, muito menos nos revoltemos contra o Pai. Não se trata de castigo, mas sim, de provação e purificação.
SALMO -  Caríssimos. Aconteça o que acontecer. Louvemos sempre ao Senhor nosso Deus, porque Ele é bom, misericordioso e justo. O seu jugo é leve e o seu peso é suave. Isso significa que pelo certo, deveríamos sofrer muito mais. Lembremos sempre que o nosso sofrer é causado pelo mau uso que fazemos da nossa liberdade, e também pela vontade do Pai. Ele pode até permitir que passemos por dificuldades para que aprendamos, para que sejamos redimidos, nos convertamos, e tudo isso é para o nosso próprio bem. 
SEGUNDA LEITURA
         O santo Paulo nos explica hoje que pregar o Evangelho não deve ser motivo de glória para nós. Isso quer dizer que se fui ordenado, se fui escolhido por Deus para a missão de evangelizar e de salvar em nome de Cristo, eu não devo me comportar como se eu fosse melhor do que os demais irmãos, com ar de arrogância, mesmo por que, ai de mim se eu não evangelizar! Anunciar o Evangelho é um dever de todos nós. Uns anunciam pela palavra, outros pelo testemunho e pelo bom exemplo. Mais ninguém está  dispensado dessa missão.
         Evangelizar é um encargo que nos foi confiado por Deus, e portanto devemos nos sentir felizes por essa escolha, e nunca exigir nada em troca.  E ao contrário de me apresentar como o maior de todos, o mais importante de todos, eu devo me comportar como um escravo de todos os demais irmãos.  Por que sem Deus, não sou nada! Sem o poder de Deus em mim, eu não passo de um reles mortal, formado de carne osso e pele, que só está fazendo o que deveria ser feito.
         Devo me adaptar aos irmãos aos quais me dirijo. Se eu sou da alta sociedade, e tenho de fazer um trabalho missionário na periferia, jamais me apresentarei lá com roupas e joias caras... Pelo contrário, preciso fazer o possível para parecer um deles. Chegar lá bem vestido e com um ar de arrogância, com uma cara de quem sabe tudo, só causarei o repúdio daquela gente humilde e a minha palavra não vai converter ninguém. Eu mostro a eles com minha soberba que não sei o que é sofrer, que não sei o que é passar necessidades, que não preciso de Deus, o qual eu ouso anunciar para eles. Pois é preciso ser simples para falar aos simples. Desde o vestir, até o palavreado usado. Se não consigo me apresentar assim, se não consigo interiorizar o modo de ser do povo sofrido, é melhor ficar no grande centro falando a linguagem dos que me ouvem. Por que lá na favela, se não consigo ser um deles, estarei jogando conversa fora! Pois eu não pertenço ao mundo deles.
         Do mesmo modo, se sou da classe média baixa e pretendo dirigir a palavra a uma plateia da classe média alta, devo cuidar da minha aparência e rebuscar  a minha linguagem. Porém, de modo geral, é muito difícil ser um deles. Tanto para os da periferia, onde muitos  vão me olhar de baixo para cima, como os da classe alta, alguns vão me olhar e pensar: Coitado! Ele é pobre! Mas ele está se esforçando!...
         Mas em que consiste então o meu salário, a minha recompensa por pregar o Evangelho? Jesus foi bem claro quanto a isso: "Terás cem vezes mais nesta vida e mais a vida eterna, com direito a perseguições!"
         Caríssimos. Pode acreditar, caso você desconheça. Deus trata de maneira especial quem se dedica ao anúncio da palavra. Tudo dá certo em sua vida. Os seus problemas do dia a dia são resolvidos com a ajuda especial do Todo Poderoso. Sua sobrevivência é mantida pela força do Alto, a qual também cuida da sua segurança. Seu esforço é reconhecido por Deus e se pode perceber isso pelo reconhecimento dos irmãos.
         Porém, nem tudo são rosas. Pois podemos sofrer a inveja, daqueles que se sentem incomodados com o nosso talento, com a nossa presença. É o resultado das mazelas humanas! "...com direito a perseguições!". Mas tirando isso, o resto é lucro. É maravilhoso servir ao Senhor do Céu e da Terra!
EVANGELHO -
         E Jesus segurou a mão da sogra de Simão e ajudou-a a levantar-se. Aí a febre desapareceu e ela começou a agir como se nada tivesse acontecido.  Espetacular! Maravilhoso o poder de Deus!
         Jesus desafiou os costumes dos judeus, que tratava a mulher com muita injustiça. Nenhum homem poderia tocar em uma mulher, muito menos uma doente. Pois o doente era considerado impuro, não pelas bactérias, fungos ou vírus. Mas por causa dos seus pecados que o fez ficar doente! Que absurdo!  Jesus, em vez de se afastar daquela mulher, aproximou-se, e deu-lhe a mão, levantando-a.
         Jesus é aquele que nos dá a mão, e nos levanta do fundo do poço, nos tira de toda encrenca em que nos metemos.  Para isso basta que peçamos a sua ajuda, o seu socorro. Basta que nós decidimos mudar de vida. Basta que nos convertamos.
         Jesus libertou a sogra de Simão do seu quadro de mal estar, daquela febre que a impossibilitava de uma vida digna e com abundância, libertou-a daquele sofrimento. Porque Jesus nos liberta de todo mal. Principalmente do cativeiro do pecado, do vício, da maldade, do egoísmo e dos nossos inimigos. Jesus é o médico dos médicos. Busca Jesus em seus momentos de dor e de aflição, e terás a solução de todos os seus males.  Mas você precisa realmente acreditar. Porque aquele(a) que tem fé, mesmo no sofrimento, mesmo na dor, encontra a paz de Deus. Porque Deus nunca nos abandona a nossa própria sorte, por mais cruel que sejamos, somos filhos de um Pai que nos ama e quer a nossa salvação, mesmo para aqueles que se encontram em plenos caminhos do mal.   Algumas vezes Jesus disse ao fazer uma cura: "A tua fé te salvou". Se a nossa fé for pequena, não adianta rezar, e rezar. Por falar nisso, você já rezou hoje?  Boa pergunta para fazer aos seus melhores amigos mesmo em tom de brincadeira...
         A liturgia desse domingo nos revela que através do sofrimento nós nos aproximamos de Deus. Por outro lado, esse mesmo Deus está sempre empenhado em nos libertar do desconforto, causado pela doença. E isso deve acontecer depois de nos ter purificado. Depois de ter aceito com paciência a dor, e de nos reconhecer pecadores, e aceitar a mão estendida do Pai para nos levantar não só do mal que nos aflige o corpo, mas principalmente do mal que sufoca a nossa alma, que é o pecado mortal.
Obrigado pelas suas orações. Sinto-me bem melhor.

José Salviano

4 comentários:

  1. "Não reclamemos das dores.... de provação e purificação....pelo certo, deveríamos sofrer muito mais.Devo me adaptar aos irmãos aos quais me dirijo. preciso fazer o possível para parecer um deles... Busca Jesus em seus momentos de dor e de aflição, e terás a solução de todos os seus males".
    Prezado irmão José, copiei e colei algumas partes apenas para ilustrar sua mensagem. Se o sofrimento é para purificar dos pecados, se sofrer é uma graça de Deus para nossa salvação, pra que rezar? Pra que pedir? Qual foi o pecado de Jó? Se o sofrimento é dado por Deus , não deveríamos procurar a cura.
    Devemos nos fazer parecer com a classe para a qual pregamos? Ser falsos, caricaturas de pregadores apenas para imitar uma classe social? Onde fica a verdade e a autenticidade do pregador? Como Jesus se apresentava aos povos? Desculpe, mas sempre que leio seus comentários me pergunto se você é mesmo católico ou pastor de alguma seita. Voce tem ideia de quantos leem esses comentários? Sabe o quento suas palavras podem ajudar ou transtornar a vida, muitas vezes já conturbada de pessoas que buscam uma luz para suas vidas sofridas? Voce já leu o livro de Jó? Por favor, seja mais prudente. Leia os roteiros homiléticos da revista: "Vida Pastoral" entra muitos outros. São maravilhosos e podem te ajudar a usar melhor esse espaço para uma pregação autentica e frutuosa.

    ResponderExcluir
  2. PREZADO IRMÃO ANÔNIMO. ANÔNIMO? E SE EU DISSER QUE O CONHEÇO?
    QUAL FOI O PECADO DE JÓ? E QUAL FOI O PECADO DE JESUS? NENHUM. JESUS SOFREU PELOS NOSSOS PECADOS.
    SE NÃO BUSCARMOS JESUS NO NOSSO SOFRIMENTO, A QUEM BUSCAMOS?
    DEUS NÃO NOS DÁ O SOFRIMENTO, MAS SIM, ELE APENAS O PERMITE. ESTUDA MAIS.
    PARECER A CLASSE SOCIAL A QUAL NOS DIRIGIMOS NÃO SE TRATA DE SERMOS FALSOS, MAS SIM SEGUIR OS ENSINAMENTOS INSPIRADOS DE PAULO. OU VC NÃO TEM FÉ? OU NÃO ACREDITA NELE?
    VOCÊ SEMPRE LÊ MEUS COMENTÁRIOS? ENTÃO É PORQUE ESTÁ GOSTANDO. SE NÃO GOSTASSE NÃO OS LERIA.
    TENHO IDEIA DE QUANTOS LÊEM MEUS COMENTÁRIOS SIM. VARIA DE 2 500 A 3 500 LEITORES, OS QUAIS RECONHECEM O NOSSO TRABALHO. SÓ VC NÃO GOSTOU ATÉ AGORA. POR QUE SERÁ? INVEJA?
    NÃO. NÃO LI O LIVRO DE JÓ. MAS PRETENDO LER. OBRIGADO PELA SUGESTÃO.
    VC QUER DIZER ... SER MAIS PRUDENTE OU SE MAIS ÁGUA COM AÇÚCAR?
    LER A REVISTA VIDA PASTORAL? SIM, NÃO SÓ LEIO Johan Konings, COMO LEIO MUITOS OUTROS MARAVILHOSOS COMENTÁRIOS DE OUTROS PADRES E BISPOS DO BRASIL, DA ITÁLIA E DE ESPANHA.
    SE SOU MESMO UM CATÓLICO? SEM RESPOSTA - AMIGO ANÔNIMO. JESUS É QUEM VAI NOS JULGAR. POR QUE O HOMEM QUE DIZ SOU, NÃO É.. E VOCÊ? É POR MIM, OU CONTRA MIM? QUER SOMAR OU QUER DIVIDIR? VOCÊ ESTÁ COM CRISTO MESMO OU É CONTRA CRISTO?
    QUE DEUS NOS PERDOA E NOS CONDUZA A VIDA ETERNA. AMÉM?
    JOSÉ SALVIANO

    ResponderExcluir
  3. Me fale mais sobre PARECER A CLASSE SOCIAL A QUAL NOS DIRIGIMOS NÃO SE TRATA DE SERMOS FALSOS, MAS SIM SEGUIR OS ENSINAMENTOS INSPIRADOS DE PAULO. Gostaria de explicar melhor este assunto em minha homilia porém não faço por ter dúvidas.

    ResponderExcluir
  4. José Salviano,

    Ontem, ao preparar a homilia da missa com crianças de hoje, li diversos comentários, inclusive o seu.
    Estava tão envolvida na minha finalização que não manifestei ao comentário deste Anônimo. Isto me incomodou a noite toda. E agora ao abrir vi sua postagem , fiquei mais tranquila.
    Peço que juntemos nossa oração por esta pessoa , que naõ compartilha do melhor que Jesus nos deixou, a doçura de seu Amor. Entendi seu recado sim, foi claro , e se preciso, explico novamente: Nos colocar no lugar do outro!.. Ah, ia esquecendo: Se Deus fixa o número das estrelas e chama a cada uma pelo nome....como não nos apegarmos´`a Esperança de sermos também nós aconchegados nos nossos momentos de dor.! Obrigado Salviano , espero novas postagens. Ela me ajuda muito como catequista. Um grande abraço. Míria

    ResponderExcluir