.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O que doa sua vida por mim a salvará!-Claretianos

Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2015
Álvaro, Conrado

Deuteronômio 30,15-20: Hoje coloco diante de ti a bênção e a maldição 
Salmo 1: Feliz o home que coloca sua confiança em Deus
Lucas 9,22-25: O que doa sua vida por mim a salvará!

22 Ele acrescentou: É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas. É necessário que seja levado à morte e que ressuscite ao terceiro dia. 23 Em seguida, dirigiu-se a todos: Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. 24 Porque, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á. 25 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder-se a si mesmo e se causa a sua própria ruína?

COMENTÁRIO

Esta passagem, intimamente ligada ao anúncio da Paixão, contém o enunciado das condições para seguir a Jesus pelo novo caminho que se prepara para percorrer. O mestre não se limitou a mostrar a necessidade salvadora de seus próprios sofrimentos. Mas preparou também os discípulos para aceitar da mesma forma uma vida de provações. Para ilustrar este ensinamento, Lucas compôs em torno do tema uma espécie de antologia um tanto artificial de sentenças de Jesus.
Os verbos renunciar, carregar a cruz, seguir Jesus são sinônimos. Designam, cada um à sua maneira, em que consiste o essencial da vida cristã. Jesus está destinado ao escândalo da cruz e adverte os seus que não poderão subtrair-se a esta mesma sorte se continuam fiéis ao seu ensinamento. Por conseguinte, é preciso renunciar a toda segurança pessoal e aceitar os conselhos do Mestre.

Neste sentido, salvar sua vida equivale a abandonar o grupo de Jesus, considerado demasiado perigoso; perder sua vida é arriscá-la conservando a pertença ao grupo dos discípulos. Porém, esse risco não pode ser corrido em completa solidariedade com a pessoa de Jesus: “por causa de mim”. Assim termina para todo discípulo o mistério pascal: o que Jesus vive morrendo e ressuscitando se converte em condição de todos os seus discípulos a fim de que carreguemos nossa cruz para morrer e viver com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário