.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

O rei da glória é o Senhor onipotente!-Helena Serpa

2 de Fevereiro

Malaquias 3, 1-4 - “o fogo que purifica”

Nesta leitura o profeta Malaquias profetiza a vinda do anjo que vem preparar o caminho do Senhor e chega ao templo como o fogo refinador que purifica os homens a fim de que possam fazer oferendas justas a Deus. O Templo é um lugar de purificação, de sacrifício, de renovação do espírito. O fogo e a água, sinais do poder e da misericórdia de Deus. Podemos entender o templo também como o nosso coração  onde reside a Santíssima Trindade, a qual nos dá a capacidade de nos purificar da escravidão do pecado para vivermos uma nova vida. Precisamos, pois, ter o nosso coração purificado de todo resquício de pecado para que as nossas ofertas a Deus se tornem justas. Na maioria das vezes quando rezamos, cantamos, louvamos ao Senhor, o fazemos apenas com os lábios. Ofertamos a Deus a nossa vida apenas com palavras, porém cultivamos dentro do nosso coração   a guerra, a maledicência, o rancor e a falta de caridade! Por esta razão somos impedidos de experimentar a bondade infinita de Deus. Os sentimentos maus que conservamos dentro do nosso coração nos levam a agir  injustamente com os nossos irmãos e irmãs. Enquanto cantamos glórias a Deus desprezamos os Seus filhos amados e nossos irmãos. Com efeito, Jesus veio ao mundo para manifestar a glória e a misericórdia do Pai revelando o Seu projeto de salvação por meio da Sua humanidade plenificada com o poder do Espírito Santo. Ele é o maior exemplo para nós.     - Como está o seu coração? Purificado ou sujo? Quais são atualmente os seus sentimentos?–   Há alguém que você despreza, menospreza, rejeita?  - Peça a Santíssima Trindade que aí habita a purificação do seu coração p/que a sua oferta seja agradável a Deus.

Salmo 23 – “O rei da glória é o Senhor onipotente!”

Como poderá o Rei da glória entrar no nosso coração? Somente nós, pessoalmente, poderemos levantar as nossas portas para deixar entrar o Rei da glória que é o Espírito Santo, Santificador. O Rei da glória é Jesus, o Salvador. O Rei da glória é Deus Pai, o Criador!  A Santíssima Trindade quer permanecer dentro de nós numa harmonia perfeita, para vencer conosco as batalhas da nossa vida.

 Evangelho Lucas 2, 22-40 – “ cumprindo com o preceito”

Cumprindo o que estava escrito na lei do Senhor, Maria acompanhada de José foi ao templo para a sua purificação e apresentação de Jesus a Deus, oferecendo o sacrifício prescrito. Maria foi obediente e quis cumprir tudo o que a lei de Moisés decretava apesar de ter sido escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus e tendo conhecimento de que Ele era o Salvador da humanidade. José e Maria seguiam com fidelidade o que a Lei lhes mandava, e neste dia Deus lhes preparou um cenário especial que se revelou no encontro que tiveram com Simeão e Ana, dois personagens que testemunharam e confirmaram para os dois, o grande mistério da encarnação de Deus Salvador. Simeão, que era um homem justo e piedoso, já esperava este dia em que iria ter um encontro com Jesus. Movido pelo Espírito Santo, ele foi ao templo, tomou Jesus nos braços e agradeceu a Deus porque cumprira a promessa e os seus olhos viam a salvação preparada para todos os povos. A profetisa Ana, que servia a Deus no templo, dia e noite, também louvou a Deus por ter visto O libertador de Israel e pôs-se a anunciá-lo a toda a gente. Diante da manifestação dos dois, Maria e José admiraram-se, mas souberam silenciar e acolher a profecia de Simeão quando prognosticou o que iria acontecer com ela por causa de Jesus: “quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. Maria não mostrou inquietação nem tampouco rebateu as palavras de Simeão, pois, confiava plenamente que a vida daquele menino e a deles, José e Maria, estava nas mãos do Todo Poderoso. A lição que podemos tirar para a nossa vida é a de que nós também somos chamados (as) a obedecer e cumprir fielmente com os preceitos que a nossa Igreja Católica Apostólica Romana nos orienta a seguir, com serenidade e sem questionamentos. Quando obedecemos ao Senhor através do que Ele instrui por meio da Sua Igreja, nós também percebemos os Seus sinais e as Suas manifestações que nos conduzem com firmeza para uma vida coerente com a fé e a missão. Assim como Maria acolheu as palavras de Simeão como verdadeiras nós também poderemos apreender os ensinamentos que Deus nos dá por meio de alguém, para a nossa segurança. E, como Ana, que acreditou e, por isso, não se calou, nós podemos sair propagando a salvação que os nossos olhos veem quando obedecemos a Deus. - Você tem dificuldade em cumprir com as regras da Igreja? – Você acha que o homem pode caminhar sozinho, por conta própria? – Você é daquelas pessoas que não gosta que ninguém lhe diga o que tem que fazer? – Você se acha uma pessoa humilde? – Você tem medo de ouvir a verdade?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário