.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Para alcançar a glória-Helena Serpa

4 de Março de 2015

Jeremias 18, 18-20 - “lamentações de um profeta”

O mesmo povo que havia recebido do profeta Jeremias os benefícios de ajuda e intercessão, agora o perseguia e “cavava para ele uma cova”. Só o Senhor poderia salvá-lo, por isso, ele Lhe suplicava proteção. Por causa da nossa fidelidade e da nossa honestidade no cumprimento do dever somos perseguidos na vida de diversas maneiras. Por esta razão, nós também, como o profeta, muitas vezes precisamos expor perante Deus a nossa indignação diante das más ações e da falta de gratidão de alguém. As nossas lamentações são iguais às suas quando nos sentimos injustiçados (as) pela ingratidão de pessoas a quem algumas vezes tentamos ajudar, porém não entendem a nossa intenção. O mundo, aparentemente, continua o mesmo, por isso, não devemos nos desesperar, porque, um dia, as pessoas nos louvam e no outro dia, nos atacam. Isto é natural em todas as esferas de vida e, principalmente quando estamos no caminho de Deus. A perseguição faz parte da caminhada espiritual. As pessoas às vezes nos testam, nos confundem e nos pressionam para provar se realmente temos segurança nas nossas escolhas, na nossa vocação, nas nossas decisões. Nem por isso, podemos deixar morrer a lei, nem o conselho nem a Palavra, porque a nossa missão é ajudar a construir um mundo novo a partir de nós mesmos (as). Mesmo injustiçados, (as) e perseguidos (as) precisamos ser fiéis a Deus, pois Ele mesmo também sofre com os desatinos do povo que escolheu. Somos esse povo que uma hora sabe ser justo e depois pode tornar-se injusto. Assim, Deus também sofre por nós e os “inimigos”, frequentemente estão dentro de nós mesmos. Nestes momentos o melhor será abrirmos o coração para Deus e sermos sinceros (as), pois, só Ele, é quem conhece tudo e poderá nos ajudar. - Você tem se queixado da ingratidão das pessoas? - E você, tem sabido reconhecer quando as outras pessoas querem ajudá-lo (a) ou não as compreende? - Faça como Jeremias, exponha suas inquietações ao Senhor- Escreva, faça as suas queixas!

Salmo 30 – “Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!”

Os nossos inimigos, na maioria das vezes estão dentro de nós mesmos (as). Há uma rede traiçoeira dentro de cada homem, de cada mulher, que tenta ser fiel a Deus. Há horas, em que como o salmista, nós nos sentimos apavorados (as), intranquilos (as), num beco sem saída. Porém, como ele também podemos dizer: “Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!”

Evangelho – Mateus 20, 17-28 – “ para alcançar a glória”

Faz parte da nossa humanidade decaída e corrompida pelo pecado rejeitar todo sofrimento, tudo que venha de encontro à realização dos nossos planos, assim como também desejar alcançar glória e poder sem passar por dificuldades. Por esta razão, mais uma vez, Jesus revelava aos Seus discípulos que, para que O seguissem e pudessem alcançar uma vida plena na glória dos céus, eles teriam que passar com Ele, pelo Calvário e pela Cruz. Entretanto, os discípulos não compreendiam nada que Jesus lhes dizia e pleiteavam já os melhores lugares no reino para usufruírem das benesses que o “alto posto” poderia lhes proporcionar. Hoje, não podemos mais nos enganar como os apóstolos, por isso Jesus nos ensina e nos adverte, que nós também, como aconteceu com Ele, passaremos por dificuldades, provações e perseguições, mas no terceiro dia, isto é, no tempo certo, também ressuscitaremos. Este é, portanto, o nosso objetivo! Precisamos dar os passos que Jesus seguiu. Esta é a vontade do Pai para nós, ressuscitar-nos como Ele ressuscitou Jesus! Porém, não há ressurreição sem Cruz, não há glória sem provação e é já nesta vida terrena que damos os passos para essa conquista: “quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor”; “quem quiser ser o primeiro seja vosso servo!” A certeza da ressurreição nos dá alento para que possamos atravessar o deserto da nossa vida, apossados da graça de Deus. Aqui mesmo na terra já podemos experimentar em nós as nuances da Cruz e da ressurreição de Jesus. Vivemos com Cristo o Seu martírio e provamos muitas vezes aqui mesmo da Sua ressurreição. Se quisermos a glória temos que participar da Cruz que é o serviço, o encargo e a missão que, muitas vezes, vêm acompanhados de incompreensões, traições e humilhações. Enganam-se aqueles (as) que pensam que a salvação só tem validade depois da nossa morte! Não, é no nosso dia a dia que começamos a viver a vida eterna, pois ela consiste na vontade de Deus se realizando na nossa existência terrena. Quem ama, quem serve e pratica os ensinamentos de Jesus já há conquistado a Jerusalém celeste desde já. - Você também almeja possuir a glória de Deus? – Você aceita participar da Cruz de Jesus? – Você é se sente grande ou pequeno (a)? – Você tem prestado serviço a alguém em Nome do Senhor? – O que você tem feito pelo amor de Deus? – Você tem aprendido e praticado o que Jesus tem lhe ensinado?

Helena Serpa, 
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário