.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Por que pede um sinal esta geração?-Claretianos

Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2015
Juliana, Onésimo, Samuel

Gênesis 4,1-15.25: Caim atacou seu irmão Abel e o matou
Salmo 49: Oferece a Deus um sacrifício de louvor
Marcos 8,11-13: Por que pede um sinal esta geração?

11 Vieram os fariseus e puseram-se a disputar com ele e pediram-lhe um sinal do céu, para pô-lo à prova. 12 Jesus, porém, suspirando no seu coração, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo: jamais lhe será dado um sinal. 13 Deixou-os e seguiu de barca para a outra margem.

COMENTÁRIO

Depois da multiplicação dos pães, Jesus embarca no mar e inicia uma viva discussão com os fariseus cegos que pedem um sinal. O fio condutor deste episódio é, uma vez mais, a incredulidade dos interlocutores de Jesus. Por parte dos fariseus é cegueira. Marcos se mantém fiel ao seu propósito inicial: dar relevo à fata de autêntica acolhida à mensagem de Jesus. Em vista de seu propósito, não repara em introduzir algumas modificações no relato. A discussão com os fariseus provavelmente girou em torno do sinal de Jonas (Mt 16, 1-4), sinal da ressurreição mediante a qual Jesus triunfará, por sua vez, do mar da morte. Marcos, porém, suprimiu a alusão ao sinal de Jonas, porque não sente a preocupação em sublinhar os pressentimentos da paixão de Jesus e, sobretudo, dos fariseus. O segundo evangelista se limita, então, à análise das reações negativas das diferentes camadas da pulação diante da mensagem de Jesus.
Diante da incredulidade de seus interlocutores, Jesus se retira dando por terminado o diálogo que não produz resposta positiva alguma a respeito de sua pessoa, pois o único sinal válido é sua própria pessoa. Necessitamos de sinais milagrosos em que apoiar nossa fé? Não basta a pessoa de Jesus?  


Nenhum comentário:

Postar um comentário