.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

“VAMOS A OUTROS LUGARES” – Olívia Coutinho


5º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 08 de Fevereiro de 2015

Evangelho de Mc1,29-39

O Evangelho que a  liturgia deste domingo nos apresenta, vem nos mostrar a proximidade de Jesus com os sofredores!
Jesus não se apresentou ao povo em cima de palanques, e sim  em meio aos sofredores, foi curando os doentes, libertando os acorrentados pela força do mau, que Ele foi revelando o rosto humano do Pai!
A narrativa apresenta-nos  três momentos de atividades de Jesus que marcaram o início de um tempo novo, de uma historia de amor que teve início mas que  nunca terá fim!
No primeiro momento; a narrativa nos diz que Jesus saiu da sinagoga, onde  libertou  um homem de um espírito mau, (o que vimos no evangelho do domingo anterior) e dirigiu-se com Tiago e João para a casa de Simão (Pedro). Ao saber que a sogra de Simão, estava  acamada, Jesus vai ao seu encontro e  segurando-a  pela  mão, ajuda-a  a se levantar. Neste episódio, o que deve chamar mais a nossa atenção, não é o milagre em si, e sim, a postura da sogra de Simão, que ao sentir-se curada, não se acomodou, pôs-se logo a servir!
No segundo momento; vemos Jesus curando e libertando muitas pessoas de diversas doenças!A multidão que procurava Jesus em busca de milagres crescia dia pós dia, e se por um lado, Jesus se compadecia diante o sofrimento do povo, Ele sabia que não poderia prender-se ali, e nem deixar que povo acomodasse, e ficasse o tempo todo a espera de milagres. Jesus não queria ser visto como um fazedor de milagres, afinal, Ele, não havia sido enviado para fazer milagres, os milagres que Jesus realizava, Ele os realizava por compaixão e para servir de sinais! O compromisso que Jesus assumira com o Pai, ia muito mais além do que realizar milagres, Jesus viera ao mundo com a missão de  ensinar o povo  a viver no amor, a caminhar com suas próprias pernas, a retomar o caminho da vida, que é o caminho da salvação, caminho este, que perpassa pela prática da justiça!   
Esta passagem do evangelho nos alerta sobre  o perigo de ficarmos procurando Jesus somente em busca de milagres e com isso deixarmos de assumir o nosso compromisso de construtores do Reino! A nossa procura por Jesus, deve ser sempre na condição de discípulo que quer aprender com Ele, que quer buscar Nele,  força e coragem para enfrentar e superar os desafios da vida!
E no terceiro momento; vemos  Jesus  em oração, certamente buscando no Pai orientações para exercer o seu  ministério. Enquanto ele rezava,  Simão e seus companheiros  reivindicaram a sua presença  junto ao  povo que o procurava sem cessar.  E Jesus, deixa o coração, pra viver a razão, respondendo  decididamente: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali pois foi para isso que eu vim.”
Neste terceiro momento vemos a importância da oração! Jesus rezava todas as vezes que Ele precisava tomar uma decisão, como Ele precisava tomar naquele momento.  Imitemos Jesus, buscando discernimento no Pai, através da oração.
Jesus, quer nos ver sempre em movimento, nunca  parados, todas as vezes que Ele curava alguém, Ele dizia: “levanta-te,  vai”...
Quem vive a fé, não fica  buscando milagres, afinal, estar vivo, para quem tem  fé, já é   um grande  milagre!
 Viver a fé é  sentir-se amado por Deus é transformar o sofrimento, em trampolim para a sua ascensão.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho            
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


Nenhum comentário:

Postar um comentário