.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de março de 2015

É tempo de doação-Helena Serpa

29 de Março de 2015

Isaías 42, 1-7 – “ servo ou voluntário?”

O servo é alguém escolhido por Deus para realizar a missão de levar ao mundo a verdadeira religião. Nesta leitura, Isaías nos mostra como é um servo perfeito aos olhos de Deus. Cheio do Espírito Santo, e com muita sabedoria, o servo perfeito conquista para Deus as pessoas “sem levantar a voz”, “sem quebrar aquele que já está trincado”, sem “apagar a pouca fé que as pessoas possuem” “promovendo a justiça para obter a verdade”. O servo não esmorece nem se abate, não desanima, pelo contrário, é luz das nações para abrir os olhos dos cegos a fim de que enxerguem Jesus e sejam libertados do cativeiro. Jesus é o modelo do servo perfeito. Todos nós somos chamados (as) a imitá-Lo e, como Ele, anunciar a Salvação que o Pai nos garante, com gestos, palavras e expressões coerentes com a nossa missão de servo. No entanto, na maioria das vezes nós nos propomos a ser servos e servas fiéis, mas na realidade fazemos apenas um papel de voluntário (a), alguém que em alguns momentos está disponível, mas em outros se escusa, porque está muito ocupado nos seus afazeres pessoais ou tem medo de enfrentar os desafios. Devemos ter consciência de que quando Deus nos chama Ele também nos segura pela mão, nos prepara e faz de nós um sinal de aliança com os povos e luz das nações. Se quisermos seguir a Cristo, cada um de nós deve assumir também este encargo, tendo-O como modelo e confiante de que é esta a Missão que o Pai nos entregou. Servindo aos irmãos é que podemos ser servos de Deus, dentro da nossa casa, com a nossa família, no lugar onde trabalhamos e em todas as circunstâncias da nossa vida quando lidamos com pessoas que estão cegas, ou para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão, aqueles que vivem nas trevas. - Esta é a sua missão, você a tem cumprido? – Você tem feito aliança com as pessoas? – Como está sendo o seu relacionamento com a sua família, com os seus amigos? – Você se considera um servo, uma serva ou apenas um voluntário (a)?

Salmo (26) – “O Senhor é minha luz e salvação.”

O coração do servo sempre está confiante e sereno diante dos desafios da missão. O servo fiel é aquele que não duvida da proteção do Senhor mesmo que o mundo se volte contra si. A quem poderemos temer se estamos a serviço de Deus que é poderoso? Mesmo que as circunstâncias nos sejam adversas e passemos por privações, quem poderá nos fazer mal? O Senhor é minha luz e salvação, a quem poderei temer?

Evangelho – João 12, 1-11 – “ é tempo de doação”

O gesto de Maria quando derramou o seu perfume precioso e caríssimo nos pés de Jesus, enxugando-os com o seu próprio cabelo foi uma demonstração de amor, gratidão e doação, por isso nos serve de exemplo. Com aquele sinal ela entregou a Jesus tudo o que possuía de melhor, a sua vida e os seus bens. Mesmo sob o protesto de Judas que, querendo confundir os outros, falava da necessidade de pessoas pobres, Jesus soube argumentar e aceitou de bom grado a homenagem daquela mulher. Jesus sabia que estava prestes a ser entregue e que vivia os seus últimos momentos aqui na terra e já se despedia dos seus amigos, por isso falou: “pobres, sempre terei convosco, mas a mim nem sempre me tereis”. Jesus nos dá a entender que a vida é passageira, por isso, precisamos estar atentos para perceber os sinais de misericórdia que Deus nos dá quando estamos nos momentos cruciais da nossa vida e a aceitar os presentes e as dádivas que vêm do céu por meio das pessoas que nos oferecem algo precioso. Com Maria nós apreendemos que a vida atual aqui na terra é o momento propício para que também façamos a oferta de tudo quanto temos de precioso: o perfume da nossa oração, da nossa adoração, mas também dos nossos atos concretos de amor, de despojamento. Tomando como exemplo, o gesto de Maria se compara com o perdão que precisamos oferecer a quem nos ofendeu, com a reconciliação que precisamos promover na nossa família, com a compreensão que devemos ter com os erros dos nossos irmãos, com o tempo que precisamos dedicar às causas justas. Assim sendo, enquanto estamos aqui na terra, todos nós ainda temos oportunidade de derramar aos pés de Jesus os nossos bens mais preciosos, quando demonstramos a alguém a nossa gratidão, o nosso perdão e a nossa reconciliação. - Como você tem aproveitado o tempo que está vivendo? – A quem você tem se dedicado? - Você tem cuidado somente das suas “coisinhas” ou tem tido interesse pela vida de alguém mais? – Você tem oferecido a Deus o momento presente da sua vida? – Você se preocupa com os pobres?

Helena Serpa

Um comentário: