.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de março de 2015

-ELE VIU E ACREDITOU-José Salviano

DOMINGO DA PÁSCOA

5 de Abril de 2015
ANO  B

Evangelho - Jo 20,1-9



E você? Ainda tem dúvidas?

PRIMEIRA LEITURA - Pedro disse que eles o mataram, pregando-o numa cruz. Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido:Inicialmente, Jesus só apareceu aos seus escolhidos. Porém, na estrada de Damasco, Jesus pareceu para uma multidão, e isso serviu para calar a boca daqueles que vivem dizendo. Viu? Jesus só apareceu aos da casa! Com um ar de desconfiança...

SALMO - Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia! Eterna, infinita, sem restrições, ou seja, é para todos os mortais. Porém, é bom que não abusemos dessa misericórdia, e nos esforcemos para andar sempre nos caminhos retos, para que possamos merecer a luz que ilumina os nossos passos, a fim de não cairmos nos buracos dessa estrada...

SEGUNDA LEITURA - Aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. Muitas vezes brigamos por coisas perecíveis, enquanto Deus está de mãos estendidas nos oferecendo sua graça, sua amizade, sua salvação para sempre.
         Desde as guerras até um olhar envenenado de ódio que lançamos ao nosso irmão, todos os atos de violência, de agressão, são causados pela disputa de poder, de bens de consumo perecíveis, bens não duradouros desta vida limitada. Dizemos às vezes que lutamos, brigamos por nada. Nada de importante, nada que realmente valesse a pena. Porque tudo nessa vida é passageiro.
         Meu irmão, minha irmã. No período da quaresma, especialmente na Semana Santa,  cada um do nós teve a oportunidade de parar e pensar: De onde eu vim? Para onde eu vou? 
         Por menor que seja a fé do indivíduo, dá para perceber que viemos de Deus, e que o certo seria voltar para Deus. Essa é a lógica da existência, para quem tem o mínimo de bom censo. Porém, pode acontecer, que muitos neste momento, não estão preocupados em voltar para o Pai. Semanas atrás, passamos pela grande festa do reinado de momo, para uns, a grande festa de satanás, na qual se falou muito em DIVERSÃO SEM LIMITES. E a televisão mostrou no carnaval de rua, gente se dopando, se embriagando, fazendo xixi e excreção em plena rua, até sexo como disse uma moradora revoltada. Isso sem se falar nos vários tipos de crimes, acidentes por causa da bebida e outros exageros. Depois da grande festa, só restou as cinzas: Saúde afetada, situação financeira no fundo do poço, encrencas com os familiares, com a pessoa amada. Então, podemos perguntar aos foliões do carnaval. Será mesmo que valeu a pena? Será que foi uma diversão perfeita? Será que você saiu dela melhor do que entrou?
         Ora, sabemos que  é impossível viver sem limites. Até o poder do mal está organizado, tem regras que quando quebradas, se paga com a vida.  Viver sem limites é coisa de louco é impossível. Paga-se muito caro por uma experiência sem limites!  E aqueles que se entregaram a ela, agora estão pagando pelo que fez. Pelo exagero que trouxe mais prejuízo do que benefícios para o corpo, para a mente e para a alma.
         Então, se durante a quaresma você não se converteu, esteve apenas participando de longe, presenciando apenas como expectador, hoje, domingo da Páscoa, está na hora de você também ressuscitar, levantar do fundo do poço, do fundo desse abismo, e voltar para junto de Deus. Ele estende a sua mão generosa para resgatar a sua pessoa, e trazê-la de volta a uma vida de paz com Deus, com o irmão e consigo mesmo! O que está esperando? Não fique aí parado! Procure um sacerdote e faça uma boa confissão, se ainda não o fez! Mude. Mude para melhor! Mude para a vida com abundância, a vida nas mãos de Deus!
         Caríssimos. vamos nos esforçar para alcançar as coisas do Alto, vamos nos preocupar menos com as coisas terrenas.
  
EVANGELHO
         Aquele mesmo Jesus que foi zombado por muitos no momento do seu martírio na cruz, está de volta, em uma vida gloriosa para nunca mais morrer.
         Naqueles tempos, os judeus não acreditavam nas mulheres, por achar que elas eram mentirosas. Por isso elas além de serem desprezadas, não podiam ser testemunhas nos julgamentos. E até nisso Jesus remexe os valores corrompidos pelos líderes judaicos. Foi uma mulher quem primeiro testemunhou a ressurreição do Filho de Deus. E até hoje temos muitas mulheres testemunhando a ressurreição de Jesus nas inúmeras paróquias do mundo. São elas que muitas vezes desacompanhadas de seus respectivos maridos, estão na linha de frente das pastorais dando tudo de si pela permanência da Igreja, presença viva do ressuscitado no meio de nós.
         Irmãos. Depois da ressurreição de Jesus Cristo, os apóstolos perderam o medo e se lançaram na obra de construção da Igreja viva. Aqueles amigos de todas as horas, que falharam na hora em que Jesus foi preso, que negaram ser amigos de Jesus, agora depois da ressurreição, ficaram transformados, em super-homens corajosos e destemidos e prontos para enfrentar tudo, pela causa do Reino de Deus, a enfrentar até a própria morte.  E ainda tem gente que duvida do poder de Deus!
         Façamos o mesmo. Embebidos da força do ressuscitado, vamos levar ao mundo a mensagem de paz, de amor de vida que vai nortear a conduta dos nosso irmãos que estão desesperançosos, que já não encontram mais o sentido da vida, e infelizmente, muitos que já não estão acreditando mais em nada, tendo em vista tanta injustiça, que começa a brotar lá do poder, lá de onde não deveria ser, lá de onde deveria partir o bom exemplo!...
         Caríssimos. A ressurreição não foi um ato de alucinação dos amigos de Jesus. Ela foi um fato real, e o mais forte acontecimento que alimenta a nossa fé. É a ressurreição de Jesus que nos dá força para continuar tentando ser melhor, e melhorar o mundo, começando em nossa família.          Mas infelizmente o comércio se aproveita dessa data para vender mais. Para vender ovos de  chocolate e presentes. As escolas fazem festinhas com as crianças vestidas de coelhinhos... e ninguém explica o verdadeiro sentido da Páscoa. E o Cristo ressuscitado? Onde foi parar? Quem vai explicar para as crianças que a Páscoa não é apenas comer chocolate, mas sim, festejar o aniversário da ressurreição de Jesus, aquele que quer trazer o fim das brigas entre seus pais, a paz na sociedade, o fim do desemprego, da fome, da solidão, e de tudo aquilo que está matando cada um de nós aos poucos. O ressuscitado quer nos ressuscitar também. Quer nos libertar das amarras que nos prendem a uma escravidão sem explicação, e nos dar uma vida melhor!
         Vivamos a Páscoa com muita alegria! Não fixemos a nossa mente nos nas nossas dores físicas, nem nos deixemos ser dominados pelo medo da violência. Voltemos os nossos pensamentos dominantes para o poder de Deus que pelo seu amor ressuscitou o seu Filho amado, e hoje nos chama para a conversão.
         O discípulo que chegou primeiro, vendo os sinas da ausência do corpo do Mestre no túmulo, logo entendeu que se tratava da ressurreição prometida por Ele. Então o  discípulo viu e acreditou.
         Meu irmão, minha irmã. Acreditemos também nós. Pois a ressurreição de Jesus é o ponto básico, a pilastra que sustenta a nossa fé. Se para nós restam sombras de dúvidas sobre este fato histórico, a nossa fé está balançando. Não vejamos as aparições de Jesus como visões de um fantasma que vinha e desaparecia. Veremos As aparições de Jesus como provas incontestáveis da sua divindade.
Tenha fé. Convertei-vos e crede! Nem tudo está perdido!

José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário