.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 1 de março de 2015

JESUS É O NOSSO ÚNICO MESTRE! - Olívia Coutinho

 

Dia 03 de Março de 2015
Evangelho de Mt 23,1-12
Vivemos um tempo de recolhimento, em que dedicamos mais a oração, a escuta e a meditação da palavra de Deus!
A liturgia deste tempo Quaresmal, vem nos falar da existência de um Deus misericordioso, de um Deus que não desiste de nós, que está  sempre nos dando  uma nova  chance para revermos  as nossas escolhas! Nas palavras de Jesus, colocadas diante de nós, neste tempo especial, há sempre um apelo de conversão.
No evangelho de hoje, Jesus faz duras críticas aos líderes religiosos do passado, líderes, que mesmo tendo o conhecimento  da palavra de Deus, viviam um contraste do que ensinavam.
A hipocrisia criticada por Jesus, é um mal bem antigo, mas que infelizmente ainda existe em  nossas comunidades cristãs. Hipocrisia, é um mal terrível presente em pessoas que poderiam aproveitar o seu saber, para  o bem do outro, ao invés de querer  transformá-lo  em poder.
 Precisamos tomar consciência de que ser líder, não é nenhum privilégio  e muito menos poder, ser líder, é missão, é serviço, é doação de vida!
Jesus nos sugere o melhor remédio para nos livrar da vaidade, da  alto-suficiência, basta reconhecê-Lo como sendo Ele, o nosso único Mestre. Ora, se Jesus é o nosso único Mestre, nós devemos ser, seus eternos aprendizes!
Jesus é um Mestre  que não impõe, mas que propõe,  que se inclinou  humildemente para lavar os pés dos discípulos, confirmando que Ele veio para servir e não para ser servido.
 É importante termos em mente, que um movimento frutuoso, é aquele em que ninguém se destaca e que tudo é partilhado! A riqueza de um grupo está na diversidade de dons colocados a serviço de um todo.
A função de coordenador  é tentadora para quem deseja ser incensado por todos, mas, como portador e anunciador da  palavra de Deus, não podemos se levar  pela vaidade, pela alto-suficiência. O  grupo que coordenamos, nunca  deve ser parecido com uma escola, onde nós somos o professores e os outros alunos, e sim, um grupo de irmãos, que buscam os mesmos objetivos, que caminha na mesma direção!  
Todos nós, devemos querer ser incensado sim, mas pelo incenso da graça de Deus, a que nos coloca no lugar de servidor e não de Mestre.
O primeiro passo, de quem assume uma missão de liderança, é buscar na humildade se espelhar no próprio Cristo, que mesmo tendo a sabedoria divina, se fez pequeno no meio dos pequenos! Aprendamos com Ele, a viver na humildade, eliminando de vez, toda e qualquer tipo de vaidade que tanto atrapalha a caminhada de nossas comunidades.
Precisamos ter cuidado com a palavra  que recebemos e com a palavra que entregamos ao outro. Não podemos  esquecer, de que: o mais atraente discurso que proferimos, é a nossa própria vivencia, que deve ser configurada em Jesus!
A grandeza do ser humano, não está em títulos, e sim, no serviço aos  irmãos!
É nos gestos concretos de amor, no acentuar da nossa vida de oração e no esvaziar de “nós” mesmos, que vamos  nos preenchendo de Deus, disposto a  percorrer  o  mesmo  caminho que Jesus percorreu.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário