.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de março de 2015

Não compreenderam que se referia ao Pai-Claretianos

Terça-feira, 24 de Março de 2015
Catarina de Suécia

Números 21,4-9: Os que eram picados por serpentes, ficavam curados 
Salmo 101: Ó Senhor, escuta minha oração
João 8,21-30: Não compreenderam que se referia ao Pai. 

21 Jesus disse-lhes: Eu me vou, e procurar-me-eis e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir. 22 Perguntavam os judeus: Será que ele se vai matar, pois diz: Para onde eu vou, vós não podeis ir? 23 Ele lhes disse: Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24 Por isso vos disse: morrereis no vosso pecado; porque, se não crerdes o que eu sou, morrereis no vosso pecado. 25 Quem és tu?, perguntaram-lhe eles então. Jesus respondeu: Exatamente o que eu vos declaro. 26 Tenho muitas coisas a dizer e a julgar a vosso respeito, mas o que me enviou é verdadeiro e o que dele ouvi eu o digo ao mundo. 27 Eles, porém, não compreenderam que ele lhes falava do Pai. 28 Jesus então lhes disse: Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis quem sou e que nada faço de mim mesmo, mas falo do modo como o Pai me ensinou. 29 Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, porque faço sempre o que é do seu agrado. 30 Tendo proferido essas palavras, muitos creram nele.

COMENTÁRIO

Hoje a Palavra de Deus nos situa no contexto do tempo pre-pascal. A possibilidade da morte é já um fato e Jesus já havia anunciado este momento em repetidas oportunidades. O seu ministério esteve marcado por uma permanente incompreensão dos próprios discípulos e de todos os que o seguiam. Ainda é difícil de entender que a morte seja a consequência da radicalidade de suas palavras e de suas obras. Jesus sabe que sua luta pela justiça, suas palavras de perdão e seus atos de amor fazem parte essencial da vontade do Pai; aí a morte não é em vão; é o ponto de chegada do amor. O projeto de Jesus também precisa ser compreendido nessa perspectiva: o triunfo da vida não se entende sem a entrega da própria vida ou da vida mesma. Hoje, quando a injustiça e a mentira vão e vêm sobre nossos povos e sociedades, quando necessário é voltar ao valor salvador da morte do Senhor Jesus, que se manteve fiel até o último momento. Hoje precisamos dessa radicalidade e obediência ao projeto de Deus para ver o feliz amanhecer de um mundo novo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário