.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 12 de março de 2015

SE NOS É OFERECIDO A LUZ, PORQUE VIVER NAS TREVAS? - Olívia Coutinho

 
4º DOMINGO DA QUARESMA
 
DIA 15 de Março de 2015
 
Evangelho - Jo 3,14-21
 
 Neste quarto domingo da quaresma, já podemos alargar um pouco mais os nossos passos, passar de uma percepção  ingênua, para uma visão lúcida da vontade de Deus, do que Ele quer de nós!
O nosso propósito de realizar a vontade de Deus, nos possibilitará viver o verdadeiro sentido da Páscoa! A nossa caminhada Quaresmal, nos leva a um aprofundamento maior  na fé, a contemplarmos o mistério do amor de Deus pela humanidade! Um amor que ultrapassou todos os limites, que não levou em conta as nossas ingratidões.
Aprendemos muito nesta nossa caminhada de preparação para a Páscoa do Senhor Jesus, mas ainda há muito que aprender, afinal, a responsabilidade de darmos continuidade  a missão de Jesus é muito grande!
No evangelho de hoje, Jesus,   num diálogo com Nicodemos,  prenuncia  a sua morte: "Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, é preciso que o Filho do homem seja levantado para que todos os que Nele crerem tenham a vida eterna.” Com estas palavras, Jesus fala da sua crucificação, da entrega total de sua vida  pelo resgate da humanidade!
Naquele momento, no  horizonte próximo de Jesus, estava apenas à cruz! Jesus estava ciente de que Ele  seria levantado na cruz, por aqueles que não quiseram reconhecê-lo como o Filho de Deus,  mas Ele estava  ciente também, de que na cruz, seria manifestada a sua glória!
O texto nos fala da grandiosidade do amor de Deus, nos trazendo a certeza  de que a  realização plena do homem é a  sua prioridade!  Ele provou isto, investindo alto no resgate  deste bem que lhe é precioso, permitindo  que o seu  Filho pagasse com a vida  o preço da nossa liberdade.
O caminho da nossa salvação passa pela a cruz,  foi pela cruz que Jesus abriu definitivamente as portas do céu para nós!
A cruz é  a expressão suprema do amor de Deus, de um Deus que veio ao nosso encontro na pessoa de Jesus! A cruz nos faz lembrar  o martírio de Jesus, mas a mensagem mais forte que Ela  nos traz, é a vitória da vida  sobre a morte, a passagem das trevas para luz!
As palavras do evangelho, provoca-nos  a uma tomada de posição: Estar com Jesus, ainda que seja na cruz, em favor da vida, ou estar longe Dele  nas trevas, em favor da morte! Podemos escolher em dar a Jesus  uma resposta de fé, ou  de descrença.  A  fé e descrença já contêm o juízo de Deus: salvação, ou condenação.  A condenação, não vem de Deus, nós é que nos condenamos quando não acolhemos e não colocamos a verdade de Deus no nosso existir.
 É Jesus quem nos diz: ”Quem crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado”... Quem não crê, já está condenado porque não realizará  a vontade de Deus. 
Crer em Jesus é continuar a sua presença atuante aqui na terra, não crer, é não assumir o seu projeto de vida,  é rejeitar a luz.
Sejamos  luz no mundo, ainda  que para isso, tenhamos que correr grandes riscos, afinal, o  pior de todos risco, é não aceitar o desafio de ser luz, o que pode nos condenar a pior de todas as trevas: estar longe de Jesus!
A luz esteve presente no mundo e o mundo a rejeitou, mas Deus não desiste de sua criação, no seu infinito amor, Ele permitiu que o seu Filho morresse por nós!
À sombra, dá lugar a luz, quando nos aproximamos de Deus! Estar longe de Deus, é estar nas trevas!
Aproveitemos pois, este tempo que nos separa da grande Festa do amor, para revisar o quanto há de luz e  sombras  em nossa vida! Ainda há tempo de abandonarmos   tudo que nos distancia da Luz!
O amor de Deus abre caminhos, é a  extensão do céu aqui na terra! 
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

 Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário