.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

“A PAZ ESTEJA CONVOSCO. COMO O PAI ME ENVIOU, TAMBÉM EU VOS ENVIO!” – Olívia Coutinho

II DOMINGO DA PÁSCOA

 
Dia 12 de Abril de 2015
 
Evangelho  de  Jo 20,19-31
 
Ainda ecoa em nossos corações,  o anuncio Pascal, a notícia mais bela que já se ouviu em todo o universo: JESUS CRISTO RESSUSCITOU, ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS!
As celebrações  do domingo da Páscoa, falaram fundo ao nosso coração, nos  envolveu no mistério da vida que a morte não venceu! Mas não podemos ficar somente no encantamento das celebrações,  precisamos voltar para o nosso cotidiano, pois é no nosso dia a dia, que iremos testemunhar a ressurreição de Jesus, assumindo o compromisso de retirar da cruz, os muitos irmãos crucificados pela falta de pão, de moradia, em fim, pela falta de justiça.  É hora de assumirmos a nossa missão de continuadores da presença de Jesus, no meio em que vivemos, fazendo chegar  a outros  corações, a Luz do Cristo ressuscitado!
“A liturgia de hoje, nos apresenta a comunidade de Homens Novos, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus, que é a Igreja! A missão da Igreja consiste em revelar aos homens a vida nova que brota da ressurreição”.
Assim que Jesus aparece para os discípulos, o medo, que os mantinha presos, dá  lugar a  coragem! A paz do Cristo Ressuscitado, não  isentou os discípulos da cruz, mas ofereceu  a eles  força e coragem para carregá-la!
Ao soprar o Espírito Santo sobre os discípulos, Jesus nos recorda o sopro de Deus, que deu  vida a criatura humana!  Gesto que Jesus repete como início de uma nova criação. “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhe serão  perdoados;  a quem  não perdoardes, eles lhe serão retidos”.  Aqui se trata da  transmissão do Espírito Santo para uma missão particular. (Só  em   Pentecostes, que a descida do Espírito Santo seria sobre todo o povo de Deus). Com o sopro do Espírito Santo, Jesus concede o poder de perdoar ou não perdoar os pecados, a um grupo específico de pessoas que hoje nós chamamos de sacerdote. É Deus quem tem o poder de perdoar os pecados, mas Jesus concede este poder e o transmite à sua Igreja, através dos discípulos. Trata-se do “sacramento da reconciliação. É importante termos em mente, que “reter os pecados", não significa condenação, e sim, um renovado apelo à conversão.
No sopro do Espírito Santo, sobre os discípulos, é expressa a criação renovada! É O Espírito Santo que recria a comunidade dos apóstolos e descerra suas portas para a missão!
Os discípulos só conseguiram tomar atitudes corajosas para anunciar o evangelho, depois que receberam o Espírito Santo!
O Texto nos fala também da incredulidade de Tomé. Muitos de nós, vemos Tomé, como  um homem  sem fé, pois o próprio Senhor o exorta dizendo: “Não sejas incrédulo, mas fiel”!  Além do mais, ele não aderiu a fé  quando os discípulos  atestaram que haviam visto Jesus. Tomé  não  acreditou  no testemunho deles, pretendendo  uma constatação pessoal. Esta postura de Tomé, simboliza  todos  que precisam ver para crer. Entretanto, foi  por meio de Tomé,  que recebemos a belíssima promessa de Jesus: “Bem-aventurados os que creram sem terem visto”. Mesmo antes da nossa existência, já estávamos incluídos nesta Bem aventurança!  Somos felizes porque cremos na ressurreição de Cristo!
“As pessoas de todos os tempos e lugares encontram nas Escrituras o testemunho dos discípulos, mas  isso não dispensa a necessidade de um encontro pessoal e íntimo com o Ressuscitado”! O encontro com Jesus é  transformador, foi o que aconteceu com Tomé, depois do seu vacilo na fé, ele se prostrou  diante do Cristo Ressuscitado e fez a belíssima  profissão de fé, que hoje nós fazemos na celebração Eucarística : “MEU SENHOR E MEU DEUS”!
Com a  ressurreição de Jesus, a vida divina entrou na vida humana e  assim como as sementes espalhadas pelo vento, o anúncio da ressurreição  se espalhou por  todos os rincões da terra, chegando  até a nós.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

 Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:https://www.facebook.com/groups/552336931551388/


Nenhum comentário:

Postar um comentário