.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

As marcas do ressuscitado-Helena Serpa

12 de Abril de 2015-Evangelho - Jo 20,19-31


1ª. Leitura Atos 4, 32-35 - “a unidade no amor de Cristo”

Fundamentada na pregação e no testemunho dos Apóstolos, a Igreja de Jesus Cristo começou a dar os primeiros passos pondo em prática tudo o que Ele lhes ensinara. Os primeiros cristãos viviam a unidade no amor de Cristo, e, por isso, “Entre eles ninguém passava necessidade”! A fraternidade e a partilha eram o grande sinal de que eles eram verdadeiramente seguidores de Cristo. Como aconteceu nos primeiros tempos da Igreja deve acontecer também, hoje: a maior prova de que encontramos realmente o Cristo ressuscitado acontece, quando começamos a partilhar e a nos interessar pelas necessidades dos nossos irmãos. A partir do momento em que passamos a ser conduzidos (as) e orientados (as) pela Palavra de Deus, o Cristo ressuscitado se torna para nós o motivo maior da nossa existência. Possuir ou não as coisas não é o que mais importa na nossa vida. O seguimento de Jesus precisa abrir os nossos olhos e o nosso coração para o outro como se ele fosse outro Cristo e é assim que a Palavra nos ensina. Assim sendo nós vamos adquirindo o entendimento de que o essencial para o homem novo é viver a vida com a dignidade de filhos de Deus, compreendendo e confiando em que o Pai providencia por meio dos irmãos tudo de quanto nós necessitamos. A Ressurreição de Jesus se faz conhecida através das nossas ações, muito mais do que pela palavra que pregamos. Quem se compromete com a carência dos seus irmãos e irmãs, dá ao mundo o testemunho de que Cristo realmente ressuscitou. - Você também já pensa assim? – A deficiência do seu irmão (ã) já chama a sua atenção? – Você se importa com aquele que se encontra necessitado? – Você sente-se tranquilo (a) diante do infortúnio das pessoas ao seu redor?

Salmo 117 – “Daí graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!”

A misericórdia do Senhor é eterna e se manifesta em nós por meio das nossas ações humanas. Apossado das nossas mãos o Senhor também faz maravilhas na vida das pessoas. Assim como Jesus, nós podemos operar prodígios quando exercemos a misericórdia no meio em que vivemos. O dia que o Senhor fez para nós é HOJE! Hoje é o dia da Misericórdia do Senhor, por isso, também devemos nos alegrar e exultar.

2ª. leitura - 1 João 5, 1-6 - “a vitória pela fé”!

A nossa fé em Jesus Cristo vence o mundo, diz São João, portanto, a cada dia nós podemos nos apossar desta verdade, conscientes de que Jesus Cristo já venceu o mundo e com Ele somos mais que vencedores. “O vencedor do mundo é aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus”. Às vezes, nós mesmos que nos dizemos cristãos, que fomos batizados na água e no Sangue de Jesus vivemos em busca de armas que nos levem a vencer a batalha com o mundo, no nosso dia a dia. O mundo significa para nós as dificuldades e tribulações que temos de enfrentar quando nos deparamos com as tentações, as provações, os desafios e barreiras. A fé em Jesus, no entanto, é a nossa maior arma para vencermos o inimigo. Ela nos faz participar plenamente do Amor de Deus que se revela claramente quando entregamos a Jesus nossa causa. No entanto, como diz São João, nós só conseguimos nos apossar deste Amor grandioso, quando começamos a viver de acordo com os Seus mandamentos e perseveramos na vivência da Sua Palavra. Ele, o apóstolo amado, nos ensina que amar a Deus é observar os seus mandamentos. Por isso, ele que foi fiel a Jesus até o final pode nos convencer desta verdade. Precisamos, portanto, fazer a experiência de acreditar no amor de Deus por nós que nunca nos deixará abandonados e confiar na Sua intervenção nas dificuldades da nossa vida. – Quais as armas que você tem usado para vencer o mundo? – Você tem procurado viver segundo os mandamentos de Deus? – Você sente o amor de Deus ou ainda duvida que é amado (a) porque é pecador (a)?

Evangelho – João 20, 19-31 - “as marcas do ressuscitado”

Os discípulos estavam trancados, acovardados, com medo dos judeus, quando Jesus apareceu no meio deles, mostrando-lhes as marcas, oferecendo-lhes a paz e soprando sobre eles o Espírito Santo. Assim fazendo Jesus confirmava diante deles que a Sua Missão fora cumprida e que agora, eram eles os continuadores da obra de salvação que o Pai planejara para a humanidade. Soprou sobre eles o Espírito da Misericórdia, dando-lhes poder para perdoar ou reter os pecados daqueles que os procurassem. Jesus desejou-lhes a paz e soprou sobre eles o Espírito Santo, como que para lembrar-lhes de que não estavam sozinhos e já tinham poder para desempenhar, sem temor, aqui na terra, a missão de anunciadores da salvação. Mesmo assim, embora estivessem alegres, eles não conseguiram testemunhar com convicção diante de Tomé que Jesus estava vivo e estivera no meio deles.
Meditando sobre o que o Evangelho nos conta nós também percebemos que embora já tenhamos tido um encontro com o Ressuscitado, ainda não nos apoderamos do Seu poder, por isso, também não conseguimos testemunhar que a Sua presença viva tem influencia na nossa vida. Vacilamos e nos calamos diante da incredulidade das pessoas a quem queremos anunciar Jesus. Por outro lado, nós também, como Tomé, só acreditamos no que tocamos e vemos. Queremos provas e tentamos a Deus com a nossa pouca fé e, por isso, precisamos tocar no sofrimento, na doença, no fracasso para enxergarmos a Luz que não víamos antes. Porém, mesmo que tenhamos nossos momentos de incerteza e de receio e até de desconfiança Jesus nunca vai desistir de nós e quantas vezes for preciso, Ele vem ao nosso encontro para nos dizer: “A paz esteja convosco!” Ou então, “Não sejas incrédulo (a), mas fiel!” O Espírito Santo é quem age em nós e nos traz a paz de Jesus. É Ele quem nos motiva ao perdão, à reconciliação e nos ilumina para que acreditemos que Jesus ressuscitou está vivo no meio de nós e nos dá a Sua paz. - Você quer se apossar da paz e do Espírito que Jesus sopra hoje? - Você tem medo de alguma coisa? – De quem você tem se escondido? - Você também precisa tocar nas feridas de Jesus para acreditar? – Você precisou passar por alguma experiência forte para crer em Jesus? – Será que você quer ser um novo Tomé?

Helena Serpa,
 
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário:

Postar um comentário