.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

BOM PASTOR É AQUELE QUE DOA A VIDA – Maria de Lourdes Cury Macedo


27, de abril de 2015

EVANGELHO DE Jo 10,1-10

            Jesus tem muitos títulos, um dos títulos que ele mesmo se deu, foi “O Bom Pastor”.  Jesus comparava os acontecimentos da vida, os costumes do povo, com as coisas que ele falava, por quê? Para facilitar o entendimento do povo, ou seja, para o povo entender melhor.
         Neste Evangelho Jesus diz de si mesmo: “Eu sou o Bom Pastor”, e diz o que o bom pastor faz pelas suas ovelhas.
         Era costume da época, recolher à noite, num único curral todas as ovelhas de todos os pastores. Esse curral era cercado de pedras, tinha uma só porta, e nessa porta um vigia, um guarda noturno. De manhã, cada pastor se apresentava ao guarda, só assim podia entrar pela porta. As ovelhas ouviam a voz do seu pastor que chamava cada uma pelo nome. As ovelhas reconheciam o pastor pelos seus passos, pela sua voz e tendo reconhecido o pastor logo se levantavam, para seguir o pastor que as tirava do curral e caminhava à sua frente, conduzindo-as para verdes pastagens e para beber em águas tranquilas.
O que o pastor faz pelas suas ovelhas?
 O pastor cuida, protege, defende suas ovelhas de todos os perigos, de todo mal.
         Jesus, portanto, usa desse acontecimento para ensinar ao povo que ele é o Bom Pastor e nós somos suas ovelhas. Que ele é aquele que conhece todas pelo nome, cuida, alimenta, mata a sede, protege, ama, carrega no colo se preciso for, vai em busca daquela que se perdeu, e dá sua vida por elas.
         Vamos pensar: Jesus Conhece cada ovelha do seu rebanho, ele sabe tudo de cada uma, ele conhece o nome de todas, e elas também o conhece pela voz, pelos passos, pelo modo de tratá-las.
         Essas ovelhas somos nós. Ele nos conhece desde a eternidade. Ele sabe quem somos, conhece o nosso ser, nossas qualidades, defeitos, nossos erros, pecados, nosso egoísmo, nossa fraternidade, nossos sentimentos, nossas atitudes, nosso coração, enfim, conhece tudo de cada um de nós.
         Jesus sabe quem eu sou, meu nome, meus sentimentos, minhas alegrias, minhas tristezas, minhas angústias, minhas esperanças, enfim conhece o meu coração. Para Jesus nós somos transparentes, porque Ele nos vê por dentro.
 Ele conhece você, caro irmão. E o que é mais bonito, ele nos conhece, nos ama, e não nos pede explicação de nada. Ele não nos acusa de nada, ele nos ama somente.
         As ovelhas conhecem o seu pastor, escutam a sua voz. Será que nós também escutamos a voz de Jesus. Escutamos sua voz, seus ensinamentos como: a humildade, a mansidão, o amor, a solidariedade, a sinceridade, o perdão, a misericórdia, a justiça, a partilha, a verdade? Escutamos a sua Palavra, estudamos sua Palavra, colocamo-la em prática? Enfim, ouvimos a sua voz? Ouvir é acolher, obedecer, praticar, agir.
         O bom pastor protege suas ovelhas do mal, dos bandidos que querem roubá-las, maltratá-las, ou levá-las para o mau caminho. Ele cuida para que nada de mal aconteça a elas. E se alguma se machuca, ele cuida do seu ferimento, e se preciso for carrega-a no colo. Se a ovelha está cansada, fraca, doente... Jesus, além de ser dócil, cuidado, amoroso Ele é valente, forte, na hora do perigo ele não abandona suas ovelhas, mas as protege, dá sua vida se preciso for. Age assim por amor, porque é tão intenso seu amor pelas ovelhas que se preciso for sacrifica sua própria vida.
 Assim faz Jesus conosco. Quantas vezes nas horas de angústias Jesus nos carregou no colo, dando-nos coragem, paciência, esperança, entusiasmo, ânimo, fortalecendo nossa fé, dando-nos paz, indicando caminhos...
         E quando nos afastamos de Jesus, dos seus ensinamentos ele nos busca por meio de um irmão que nos chama, que nos ouve, que escuta nossas queixas, que nos convida, que nos aconselha, que aponta caminho, soluções. Basta enxergarmos as mãos de Deus agindo em nossa vida, nos conduzindo sempre.
         O bom pastor alimenta suas ovelhas com boas pastagens. E Jesus, o Bom Pastor, qual alimento que ele nos dá? A Eucaristia, que é o seu próprio corpo, seu próprio ser. Nos alimenta também com sua Palavra que nos ensina, corrige, repreende e nos forma na justiça. (2Tm 3,14-19)
         O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas. Jesus o Bom Pastor, deu sua vida por toda a humanidade. Quem não ama seu irmão até dar a vida por ele não é pastor. Jesus nos amou plenamente até o fim, dando sua vida por nós morrendo na cruz. Jesus quis dar sua vida por nós livremente. Ele mesmo disse, eu a dou e eu a retomo e a retomou na ressurreição.
         Vimos que aquele curral que Jesus falou só tinha uma porta para entrar e para sair. E Jesus se compara com a porta dizendo: “Eu sou a porta”.  Ele quer nos ensinar que ninguém vai ao Pai senão por Ele. Só pela porta Jesus, entraremos no Reino do Céu. E este Reino começa aqui na terra quando vivemos a paz, a fraternidade, a justiça, o amor, o perdão, quando somos fraternos, verdadeiros.
 Jesus é o único caminho certo para que todos nós possamos chegar à verdade, à Salvação, e a solução dos nossos problemas. Ele mesmo nos disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.  Sem Jesus não vamos a lugar nenhum ou ficamos perdidos, infelizes, desanimados e tristes. Não existe outra porta para se chegar ao Pai a não ser por Jesus.
         Entrar pela porta Jesus é salvar-se, é aderir, é aceitar Jesus e sua mensagem. É ser acolhido, protegido, amado. Sair pela porta Jesus é caminhar para a liberdade, ao encontro da vida, não ter mais fome ou sede, porque Jesus basta, é tudo, preenche nosso ser.
Pela porta as ovelhas entram no curral para se proteger e saem para encontrarem comida e água. Assim é Jesus, ele nos alimenta porque ele quer vida para todos e vida em abundância. Por isso ele nos ensina a partilhar nossos bens, nossos dons, tudo o que temos. Jesus quer nos dar vida, a vida da graça santificante e vida eterna no céu.
Queridos irmãos e irmãs, nós temos que ser outro Jesus para os nossos irmãos, temos que ser o bom pastor para os nossos irmãos,  seguindo o exemplo de Jesus, fazer como Ele fez.
         Pensemos bem: Como estamos agindo na nossa casa, em nossa comunidade para que as pessoas que estão a nossa volta tenham uma existência feliz, cheia de paz, de amor, de compreensão?
         Somente nos amando, ajudando, acolhendo, perdoando, evangelizando, cuidando das nossas ovelhinhas, que é o próximo, é que nós vamos provar que somos discípulos do verdadeiro Pastor Jesus, que deu a sua vida para que todos a tivessem em plenitude. Jesus dando sua vida na cruz, com seu sangue divino, conquistou a vida eterna para todos nós.
         Queridos irmãos, quem nunca sentiu os cuidados e o carinho do Bom Pastor em sua vida?
Se você ainda não sentiu esse carinho, peça agora a graça de perceber quantos carinhos você já recebeu em sua vida, do Bom Pastor Jesus.  Peça agora, meu irmão, ao Espírito Santo essa graça.
Queridos irmãos, escolha Jesus, decida por Jesus porque Ele é a única porta que lhe mostrará o caminho para a vitória, para a salvação, para o Reino do céu, para a felicidade e paz.   
         Abraços em Cristo!

         Maria de Lourdes


3 comentários: