.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Como crerão quando lhes fale do céu?-Claretianos

TERÇA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2015
Telmo

Atos 4,32-37: Todos pensavam e sentiam o mesmo
Salmo 92: O Senhor reina, vestido de majestade
João 3,5a.7b-15: Como crerão quando lhes fale do céu?

5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Necessário vos é nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito. 9 Replicou Nicodemos: Como se pode fazer isso? 10 Disse Jesus: És doutor em Israel e ignoras estas coisas!... 11 Em verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho. 12 Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais? 13 Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu. 14 Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, 15 para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna.

COMENTÁRIO


O evangelho de hoje é uma continuação de um interessante diálogo entre Jesus e Nicodemos, um chefe do grupo dos fariseus que está inquieto por saber se Jesus é o Messias. Às pessoas como Nicodemos, autênticas representantes da forma de ser e pensar de seu tempo, há que precisar que somente através da tomada de consciência é possível o encontro com Deus, porque somente essa tomada de consciência, que também se chama céu, vem a ser a presença permanente do Pai nas pessoas. A força do Espírito, como é proposta por Jesus, é necessário resgatá-la para sair da letargia e ser mais no Senhor, porque somente com ela se faz possível a vinda do reino e porque somente assim somos capazes de deixar de lado as práticas egoístas geradores de opressão e morte para nossos irmãos.
Captar a ação do Espirito Santo é, então, contar com a sensibilidade suficiente para compreender o querer de Deus e incorporá-lo em práticas de vida que encarnem os valores do Evangelho. Longe de todo intimismo ou espiritualismo, a ação do Espírito se traduz em uma vida pessoal e comunitária comprometida com as causas dos eleitos de Deus. Peçamos a Deus Pai que nos acompanhe na tarefa de compreender os sinais dos tempos e nos permita aprender como comunidades cristãs práticas concretas em favor da vida, da justiça e da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário